A Review of The Thing Starring Mary Elizabeth Winstead Crítica   A Coisa – O que aconteceu antes do Enigma do outro mundo?

O ano era 1983, os mullets e Walk-Men estavam por toda a parte, Nos cinemas o pequeno E.T., o extra terrestre de Spielberg encantava o mundo. Neste mesmo ano um outro alienígena também cultivava a sua legião de fans, estes adeptos do cinema mais sombrio.

“O Enigma do Outro Mundo” (The Thing, no Original), de John Carpenter, foi um filmaço e só não teve a repercussão merecida por que cometeu o erro de ser lançado na mesma época do E.T. mais famoso de todos os tempos.

Hoje o filme é considerado cult e citado como exemplo por todos os fãs de horror quando queremos explicar que não é preciso usar efeitos de computador para criar monstros no cinema. O filme, no início dos anos 80, foi todo feito usando efeitos práticos e teve um resultado melhor do que 99% dos filmes atuais.

the thing banner 700x291 Crítica   A Coisa – O que aconteceu antes do Enigma do outro mundo?

Agora, em 2011, foi lançado “The Thing” com exatamente o mesmo nome do original, mas não se trata de uma refilmagem, este novo filme conta o que aconteceu na base dos noruegueses. Até em respeito ao original, respeito esse que é devidamente mostrado no resultado final da obra, imagino que o filme novo deveria ter um subtítulo como “O início” ou “ A origem”.

Se você não sabe que base norueguesa é essa a que estou me referindo, é por que não assistiu à obra prima de John Carpenter. Explico. O filme de 1983 começa com os sobreviventes de uma base norueguesa na Antártida perseguindo um cachorro pela neve. Mais tarde descobrimos que o cachorro na verdade era um alienígena, com o poder de, após devorar suas vítimas, se transmutar para ficar com exatamente a mesma forma delas, e assim se infiltrar entre os habitantes enquanto vai se reproduzindo.

O filme atual mostra a descoberta da nave alienígena pelos noruegueses, como eles acabaram libertando o ser, assim como todos os acontecimentos que se passaram antes do início do filme de Carpenter.

4f5fef15611bbf17e64345847a277243 Crítica   A Coisa – O que aconteceu antes do Enigma do outro mundo?

A única coisa que posso falar deste filme é: Ele tenta de todas as formas fazer jus ao nome que carrega, tem o espírito dos bons filmes de terror dos anos 80.

Um dos grandes avanços da globalização é que os tradutores de hoje não acham mais necessário rebatizar os filmes quando eles são lançados no Brasil, o resultado disso é que hoje é muito mais comum os nomes serem apenas traduzidos ou, as vezes, nem isso.

O filme não trás absoluta nenhuma novidade na história contada 28 anos antes, é a mesma situação claustrofóbica do filme anterior onde o alien se infiltra na população da base e começa o jogo de gato e rato, com muito sangue, sustos, e muita gente morta.

Mas desta vez os efeitos práticos foram trocados por CGI e este é justamente o motivo que torna este filme muito pior do que o primeiro.

the thing 3 600x271 Crítica   A Coisa – O que aconteceu antes do Enigma do outro mundo?

Não sei se por preguiça, pelo barateamento dos efeitos em computador, ou se apenas por uma escolha infeliz entre duas opções, mas parece que o pessoal simplesmente não aprende que o computador nunca vai substituir a borracha quando se trata de filmes de terror.

Apesar disso “The thing” é bom, é muito bom, principalmente se levarmos em conta os lançamentos atuais do gênero.

Se você está procurando um bom filme de terror para assistir, se divertir e levar alguns belos sustos, eu recomendo fortemente “The Thing”.
Qualquer um dos dois é garantia de diversão, mas se tiver opção, comece pelo original.

Segue o trailer legendado. Muito mal legendado (não tem parasita nenhum) mas dá pra se ter uma idéia: