Eu sempre adorei os games de shooter scrolling ou mais conhecido como jogos de navinha, ainda vou escrever sobre os games que me prenderam por horas como o Captain Skyhawk do Nes, Arrow Flash, Truxton, Raiden Trad e Thunder Force 4 do Mega Drive, mas após embarcar na geração Playstation eu já estava começando a me conformar que os games de “navinha” já tinham dado de tudo nos consoles e o que eu jogava na geração Playstation era apenas mais do mesmo.

Só que um dia isso mudou, uma capinha estranha de um jogo me chamou a atenção, parecia um raio-x de uma mão alienígena. E foi assim, sem saber nada sobre o jogo que eu acabei descobrindo o melhor game de “navinha” da historia dos games.
Vamos ao game.

Einhander foi lancado pela Squaresoft em 1997 para Playstation 1 e infelizmente não teve outras sequencias.

capa Einhander – Voando no mundo de Blade Runner.

História:

Num futuro não muito distante, as nações da Terra estão em conflito com as nações da Lua.
No inicio a Lua levou vantagem, mas devido à falta de recursos a Lua mandou naves para destruir e barbarizar tudo o que estivesse vivo na Terra. E você é um desses “lunáticos” que veio destruir a terra.

historia Einhander – Voando no mundo de Blade Runner.

E você pensando que estava do lado da Terra né? Tá muito enganado.

Personagem:

São três naves a sua escolha, variam pouco uma das outras, mas o grande diferencial deste game é que assim como o clássico Mega Man, assim que seu inimigo morre você pode se apossar de sua arma. São duas armas que a sua nave comparta, uma na parte de cima e outra embaixo, você pode fazer um misto de metralhadora com misseis teleguiados ou ir da forma mais hardcore e legal que se pode jogar (em minha opinião) que é pegar duas armas no estilo calibre 12 (canhão no game) e sair detonando. Porem todas as armas são limitadas e você terá que ficar matando os seus inimigos e pegando sempre mais munição.

personagem Einhander – Voando no mundo de Blade Runner.

Gráficos:

Blade Runner na veia, se você assistiu a filme de Ridley Scott e ficou deslumbrando com as imagens futurísticas do filme vai sentir a mesma sensação ao jogar o game.
Letreiros espalhados pelos prédios, carros de policia voando pelas cidades, tudo com detalhes incríveis, e tudo pode ser barbarizado pelos seus tiros.
Os chefes de fase também são um espetáculo a parte, são imensos e bem trabalhados, ao ver o chefe pela primeira vez você vai pensar que é impossível destruir todo aquele mostro, mas com a pratica e descobrindo os golpes do inimigo você terá que ter um pouco de paciência para destruí-lo.

graficos Einhander – Voando no mundo de Blade Runner.

Som:

Não, não foi o musico grego Vangelis (responsável pela trilha do Blade Runner) que fez a trilha do game, as músicas são mais pro lado tecno e menos melódicas do que ao filme, mas mesmo assim lembra muito o filme.

Os efeitos sonoros são maravilhosos, cada explosão, cada tiro ou até as sirenes das naves de policia, são caprichadíssimas, é aquele game para você ouvir com o som no talo, pois com certeza vai fazer diferença no resultado final da diversão. As explosões dos chefes de fase são para fazer estremecer os vidros das janelas de sua casa.

som Einhander – Voando no mundo de Blade Runner.

som 2 Einhander – Voando no mundo de Blade Runner.

Desafio:

Cinco fases é um game curto, mas não deixa de ser difícil. Porem como a maioria dos games de “navinha” os grandes desafios são os chefes de fase e todos eles tem ataques que podem ser decorados e estudados para que você consiga destruí-los sem perder uma vida sequer.
Mas nada que um modo hard não dificulte as coisas, se você costuma jogar games shooter de forma frequente, não vai ter dificuldade em terminar esse no modo normal, agora se terminar no modo hard eu confesso que você deve ser “o cara”.

desafio Einhander – Voando no mundo de Blade Runner.

chefe Einhander – Voando no mundo de Blade Runner.

Conclusão:

Maravilhoso, um game que deve ser jogado por fãs do estilo e por que também não gosta do gênero, apenas para admirar as qualidades técnicas do game.
Após o lançamento de Einhander os games de nave têm sido mais bem trabalhados, porem parece que todos têm seguido as formas e regras deste jogo, o Soldner X (do PS3) é um deles, é um bom jogo porem parece uma copia descarada de Einhander.
Se você ainda não conhece Einhander, tem a obrigação de conhecê-lo e se já jogou e não terminou, ainda falta alguma coisa na sua vida. Vá termina-lo.

conclus%C3%A3o Einhander – Voando no mundo de Blade Runner.Abraços

Fui pro game…

Gameplay: