Jogos antigos: você sabe o que é “abandonware“?

Todo sabem que o Brasil é um dos campeões de pirataria, e quem quer conseguir um jogo sem gastar muito, o faz facilmente comprando em uma banquinha de camelô, ou fazendo download em “torrent”. Nós do Filmesegames.com.br somos contra qualquer tipo de pirataria, destravamento de consoles ou violação de direitos autorais. Por isso vou apresentar pra vocês que são fãs de jogos antigos, uma categoria de download de jogos cuja distribuição é questionável, mas amplamente disponível em sites legais, o “abandonware”.

Essa palavra, em analogia a “freeware” e “shareware”, denomina os jogos cujas produtoras não mais comercializam ou de forma alguma lucra com sua venda (algo como software abandonado). Desta forma, seu download não prejudicaria ninguém ou nenhum empresa.

Teoricamente, a lei de direitos autorais  nos EUA determina a posse da propriedade intelectual das empresas em 90 anos, e no Brasil em 50 anos. Desta forma, a princípio levaria esse tempo todo para que um jogo se tornasse legalmente livre.  No entanto,  no mundo da informática esse tempo não condiz com a velocidade das mudanças.

Abertura do Test Drive

Tela de jogo

Embora ilegal em teoria, não são conhecidos casos de ações envolvendo esses jogos (claro, desde que a empresa não mais explore seu conteúdo). É também recomendado que seu formato original não seja alterado e, claro, redistribuído sem fins lucrativos.

Existem muitos sites especializados em distribuir esses tipos de jogos e eles podem ser encontrando simplesmente digitando “abandonware” no google. Deixo a seu critério avaliar o de sua preferencia.

Quando a nostalgia bater, agora você sabe como reviver suas memórias. Mais pra frente, faremos alguns reviews desses clássicos de nossas infâncias e adolescências. Nos vemos no passado!

Abertura de California Games

Tela de jogo

 

Como rodar os jogos antigos?

Pensar em “abandonware” é pensar em DOS, XT, AT286, AT386. Se você não sabe do que estou falando, talvez esse post não seja pra você. No entanto, se essas informações lhe trazem memórias remotas da infância, como fazer para rodá-los?

Nós crescemos e envelhecemos. Já os computadores e sistemas operacionais encolheram e rejuvenesceram. Se quiser rodar um  “Test drive”, ou “California games” no seu Quadcore, o que você vai ter é uma experiência rápida e nauseante. Por isso, a melhor forma de jogar esses tipos de jogos é usando um emulador de DOS, que além de simular o sistema operacional, reduz a velocidade da máquina nesse ambiente.

O mais popular deles é o DOSbox, com versões para Windows e Mac.

Luke
Tem hobbies demais, tempo de menos, fã inveterado de música, filmes e games

Luke publicou 14 posts. Veja outros.

Publicidade