Nightmare Creatures- Pancadaria e terror em um game marcante do PS1

Publicado por em 31/08/11 nas seções Games, PS1, Sony.

Este é o primeiro post de muitos de uma coluna feita para aqueles jogadores que sempre procuram por jogos antigos de PS2 e PS1, porem não conseguem encontrar nada, já que os sites retrôs alcançam os games mais velhinhos e clássicos dos 8 e 16bits.

E para começarmos com o pé direito, vamos revisitar o game Nightmare Creatures do PS1.

Os jogadores ainda não estavam tão acostumados com os jogos no estilo Survival Horror, afinal, Resident Evil tinha saído apenas 1 ano antes deste game. E muitos jogadores estavam sedentos por mais games de horror, então este jogo veio a calhar enquanto não saia o Resident Evil 2.
Nightmare Creatures preencheu uma lacuna e fez bonito, deixando muitos jogadores até hoje com saudades e torcendo por uma terceira sequência deste game.
Terceira sim, por que o primeiro jogo foi tão bem aceito que em pouco tempo já teve a sua continuação. Que infelizmente (ou não) foi apenas mais do mesmo.

A continuação foi boa, porem não trouxe nenhuma novidade.

Nightmare Creatures é uma mistura de jogo de pancadaria de fases com um bom toque de terror.

História:

Londres, no século 19, um médico metido a “Doutor Frankenstein” estava realizando experiências com magia negra e criou criaturas malignas, transformando a cidade em um verdadeiro Inferno. A sua missão é acabar com este mal, antes que o mundo seja dominado pelas trevas.

Personagens:

Você pode escolher entre o Ignatius, um servo de Deus que armado com seu bastão quer limpar o mundo do mal, ou a bela Nádia, que com sua espada quer vingar a morte do seu pai e o “médico mostro” também foi responsável por isso.

Gráficos:

Como é difícil analisar jogos de alguns anos atrás.
Hoje com games em HD, nossos olhos (e TVs LCD) já não conseguem visualizar os games de PS1 com o mesmo delírio de antigamente.

Um monte de quadradinhos vão nos saltar aos olhos principalmente se olharmos qualquer jogo do PS1 em uma TV de LCD ou LED Full HD,
Mas naquela época esses quadradinhos eram responsáveis por horas de diversão e embelezava nossas TVs “tubão” de 29”.

Este game conseguiu na época passar todo o horror em suas telas sombrias.

Os monstros podiam não ter uma variação muito grande, mas mesmo assim assustavam.
Os efeitos de sombras também eram muito bem feitos, você só via neblina em algumas partes e tinha que se aproximar para conseguir visualizar o horizonte.

O game também é recheado de cut scenes bem elaboradas e nojentas, com pedaços de carnes e muito sangue.
Podemos considerar este jogo um game de gráficos muito bons e que conseguiu assustar muita gente com seus monstros que se despedaçavam na tela.

Som:

Uma trilha sonora que não se destacava pela música, mas sim pelo efeito sonoro.

A música até que existia mais ficava em segundo plano, e o que se destoava eram exatamente os gemidos dos mortos que do nada apareciam. Algumas partes do game a música quase que desaparecia, fazendo com que o clima de suspense aumenta se consideravelmente. A ponto de apenas ouvir gemidos de horror, mas não conseguir identificar onde o monstro estava escondido.

Os gritos e gemidos dos monstros se destacam e dão o clima do jogo

 

Desafio:

Um game bem difícil, com o bom e velho savegame e muita persistência, existe grandes chances de você conseguir chegar ao final deste jogo.
Armas de fogo, bombas e energia extras estão espalhadas por todo o game, e com certeza será muito útil para a sua jornada.
Apesar de golpes diferentes dos personagens Masculino e Feminino, os dois personagens não tem diferenças em força ou agilidade, ficando a escolha dos personagens apenas no quesito empatia mesmo.

Não desista nas primeiras vidas perdidas. Persista que o game é bom.

 

Conclusão:

Nightmare Creatures conquistou uma boa legião de fãs exatamente por se diferenciar da maioria dos jogos de Ps1 na época, além de um bom game de pancadaria (no estilo Final Fight) ainda tinha uma excelente dose de sangue e terror com direito a sustos.

Infelizmente este game ainda não saiu para a série PSone Classic da PStore, mas eu ainda tenho esperanças.

Bom divertimento.
Fui pro game…

Leandro Vallina
Formado em Comunicação Social. Tem como prioridade na vida cuidar da filha, jogar videogame, alimentar e passear com os cachorros, alimentar e passear com a esposa e jogar mais um pouco de videogame.

Leandro Vallina publicou 740 posts. Veja outros.

Tags: , , , , .


« || »