netflix ps3 coming in november 300x166 [Tutorial] Netflix americana ou brasileira? Qual vale a pena?

 

Este mês chegou no Brasil a locadora de filmes Netflix. Talvez locadora não seja o termo mais adequado, pois o conceito de aluguel cai quando passamos a ter disponibilidade ilimitada de assistir quaisquer títulos, quantas vezes quisermos, por uma mensalidade fixa. Esse conceito não é novo no Brasil, e outras empresas já tem espaço no mercado, como a Netmovies e o Terra-TV video clube. Essas empresas no entanto, limitam a visualização dos filmes a um navegador de internet, ou seja, o filme deve ser assistido em um computador ou em uma TV acoplada a ele.

No caso da Netflix, há alternativas interessantes, como o Wii e o Playstation, que disponibilizam softwares de navegação dessa empresa, e devolve o filme ao conforto do seu sofá.

Sobre a Netflix brasileira já há um post comentando seus benefícios e limitações. Eu vou falar sobre uma alternativa que pouca gente sabe que é possível: assinar a Netflix americana.

A Netflix americana é disponível apenas para IPs dos Estados Unidos, ou seja, para você acessar, teoricamente deve estar geograficamente lá. No entanto, existe um artifício de contratar uma VPN (do inglês, rede privada virtual), que leva o servidor a interpretar o IP como americano. Se isso é ilegal, é discutível. As VPNs são conhecidas e permitidas. No fim do tópico explico como escolher e acessar uma.

A mensalidade para o plano sem mídia física (DVDs deixados em casa), é de US$7,99.

 

netflix for ps31 300x232 [Tutorial] Netflix americana ou brasileira? Qual vale a pena?

A Netflix americana tem uma variedade de filmes maior que a disponível no Brasil, pois já está há bastante tempo no mercado. No entanto não se pode esperar lançamentos, pois eles só estão disponíveis em mídia física (ou seja, pra você que está aqui, não adianta). Imagino que com o tempo essa diferença tende a equilibrar-se, chegando em um número parecido entre as duas. A disponibilidade de filmes é imensa, porém muito longe de ser considerada ilimitada. Exemplifico: numa busca rápida procurei “De volta para o futuro”, e só tinha o primeiro filme. “Exterminador do futuro”, também indisponível. (nota: antes que me pergunte, não, não sou obcecado pelo futuro).

A ideia talvez seja inversa. “Quero assistir a um filme de ação”. Vou até essa sessão e vejo o que tem disponível, e tem bastante coisa.

freehand2 300x161 [Tutorial] Netflix americana ou brasileira? Qual vale a pena?

Tela de abertura do Netflix

 

Outra limitação, é o fato de os títulos serem somente com áudio em inglês, a maioria com legendas em inglês. Isso quer dizer, que nem todos os filmes e seriados tem legendas, o que pode dificultar o entendimento pra quem não domina a língua.

<Pausa retórica>

“Espera aí, não tem todos os filmes, tenho que pagar uma VPN, alguns nem tem legenda, qual a vantagem?”

Caro leitor, se você é fã de seriados, garanto que aqui você vai encontrar uma disponibilidade inigualável de títulos. A TV americana produz uma quantidade impressionante de séries, a grande maioria nem chega no Brasil, ou não faz sucesso por aqui e é descontinuada. Você pode procurar por gênero e conhecer séries novas, e programas diferentes, que vai te fidelizar de uma forma impressionante. O único risco é sua mulher ou marido o perder pra TV (já vi acontecer).

Se você é um novo fã de “stand-up comedy”, que é uma categoria de recém sucesso no Brasil, saiba que isso é muito antigo naquele país. Na Netflix existe um sem-número de títulos de comédias que, garanto, nunca chegarão aqui. Há um canal cuja programação principal é de “Stand-ups”, a Comedy Central (a divulgadora de South Park).

Em suma, a Netflix americana se porta como um nicho pra quem curte principalmente a TV americana, e esperemos para ver como evolui a brasileira pra a longo prazo se elas se equiparam.

Blue Collar Comedy Tour – Um dos “Stand-ups” mais populares

Kyle-XY – Série de drama / suspense

Como escolher uma VPN:

Existem muitas empresas de VPN, gratuitas e pagas. Ao se conectar a uma VPN, vc corre o risco de que tudo o que você faz online seja monitorado, portanto é uma recomendação global que você desconfie muito das gratuitas, que podem ser apenas um chamariz para alguém roubar dados importantes dos usuários.

Você deve escolher baseado em como vai assistir: apenas pelo computador, pelo Wii, PS3, iPhone/iPad, ou todos eles. As mais conhecidas são Wiitopia, StrongVPN e Unblock-US. Leia com atenção as condições de conexão, preço e requisitos de sistema e hardware para ver se adapta ao que você deseja.

O preço varia muito, em média cerca de US$5 por mês, com planos que podem custar muito mais caro.

Se tiver alguma dúvida, deixe ai nos comentários que tentarei responder.
Bons filmes e até a próxima.