16Bits Fever – Out Run (Mega Drive)

Hoje em dia temos os melhores simuladores de corrida que um dia podíamos imaginar

Gran Turismo e Forza seguem pau a pau brigando para ver quem fica como o melhor jogo de simulação de carro da atual geração.

Eu particularmente só joguei Gran Turismo já que só tenho o PS3, mas sabe quando tem aqueles dias em que você quer ligar o vídeo game e sair acelerando com tudo o seu carro, sem ter que se preocupar em tirar habilitações pra correr determinadas pistas, ou sem ter que ficar mexendo na configuração do seu carro.

Você quer apenas correr, sem se preocupar muito com a realidade.

É para esses dias que eu agradeço por terem feito o game Out Run. Afinal não é qualquer jogo em que você pode capotar a sua Ferrari conversível e logo em seguida sair em disparada sem se preocupar se a sua passageira, que está no banco ao lado, está viva ou não.

E por isso chegou a hora de relembrarmos um pouquinho sobre esse jogo na nossa gostosa coluna 16bits fever, afinal eu fritei muito esse jogo no Mega Drive.

Vamos ao game

Out Run

Criado pela Sega em 1986 para os Arcades, Out Run fez sucesso pelos excelentes gráficos e fácil jogabilidade.

Naquela época as casas de fliperamas (inclusive aquelas que ficavam dentro de shoppings) eram os melhores lugares para saber das novidades e dos lançamentos dos jogos, além das revistas de videogames é claro.

E não eram apenas os games que chamavam a atenção, mas sim como eles eram expostos.

Out Run também teve um grande diferencial já que o jogo ficava praticamente dentro de um cockpit. Existiam duas versões, na mais simples o “carrinho” era apenas decorativo, já nas grandes “playlands” dos shoppings tinham as versões de luxe onde o cockipt se mexia de acordo com o movimento do veiculo.

 

 

Mas a versão que vamos lembrar aqui e a excelente versão do Mega Drive lançado em 1991.

O Jogo:

Você é um motorista sortudo, afinal já começa com uma Ferrari conversível e tem a presença de uma linda loira no seu banco de passageiro e a sua única tarefa no game é correr o mais rápido possível, desviando dos veículos para conseguir chegar ao final de cada etapa antes do termino do tempo. Em cima do seu veiculo aparece um contador que corre em contagem regressiva como se fosse o seu combustível se esgotando.

Música:

Um dos diferenciais desse game é poder escolher qual a musica que você quer ouvir durante a sua corrida. Você poderá sintonizar no rádio do seu carro as musicas: Splash Wave, Magical Sound Shower, Passing Breeze, Last wave e Step on Beat. Algumas são mais estimulantes para uma corrida outras são mais relaxantes exatamente para combinar com um passeio na praia.

Gráficos:

Praias, montanhas e cidades estão no mapa do seu roteiro. Os gráficos são limpos e coloridos a versão do Mega Drive conseguiu chegar próximo aos Arcades em questão de gráficos, é claro que para um 16bits ainda tinha coisas a desejar, mas apenas olhando nos dias de hoje. Naquela época era perfeito.

Desafio:

Outro diferencial de Out Run é que você pode escolher o caminho a seguir no mapa, sempre ao final de uma etapa a tela irá se dividir e um dos lados será o caminho mais fácil, já que o outro tem mais curvas e carros. No final se você conseguir terminar o game por um lado do mapa vai querer descobrir os outros caminhos também, apesar do final ser o mesmo, os mapas e cenários dão uma boa variada, ou seja, vale a pena passear pelos roteiros diferentes.

Conclusão:

Um delicioso jogo de corrida, onde com um pouco de prática e persistência você conseguirá chegar ao final, pelo menos indo na parte fácil do trajeto e com cambio automático.

Out Run é um daqueles games para se disputar com os amigos. Uma excelente versão saiu na PSN há alguns anos, na verdade esse game foi o motivo de eu me cadastrar na PSN Europeia já que infelizmente o jogo não saiu na PSN USA.

Foi uma das melhores compras que eu já fiz na PSN o game vem intitulado como “Out Run Online Arcade” e nele os gráficos estão tão maravilhosos como no Arcade e pode ser jogado online com outros amigos, sem falar da versão single player que também é excelente.

Infelizmente a Sega não renovou o contrato com a Ferrari e acabou retirando esse game da PSN, ou seja, quem comprou se deu bem, quem não comprou provavelmente não terá mais a oportunidade de jogar, a menos que a Sega pague uma graninha para a Ferrari o que é bem provável que não aconteça.

Mas caso você tenha esse game no seu PS3 pode me add na PSN (leandrovallina) e me mande uma mensagem por lá para agendarmos umas corridas.

E caso você não tenha a versão do PS3 ou Xbox (também foi lançado e retirado da Live) não se preocupe por que você sempre terá a excelente versão do Mega Drive que se encontra facilmente para jogar nos emuladores disponíveis pela web.

Minha nota para Out Run do Mega Drive é 8/10 e para Out Run Online Arcade é 9/10

Bom game e até a próxima.

Fui pro game…

Gameplay:

Out Run Mega Drive

 

Out Run Online Arcade PS3

Leandro Vallina
Formado em Comunicação Social. Tem como prioridade na vida cuidar da filha, jogar videogame, alimentar e passear com os cachorros, alimentar e passear com a esposa e jogar mais um pouco de videogame.

Leandro Vallina publicou 1191 posts. Veja outros.

Publicidade