Vou confessar, eu já subi em um pallet que estava em uma dessas empilhadeiras que ficam andando nos home centers, levantei o braço e dei um grito bem alto e raivoso “Yeah”.

pit fighter pallet 16BitsFever   Pit Fighter

Apenas um amigo meu (gamer é claro) entendeu a “piada” e deu risada o resto das pessoas ao redor ficaram me olhando com ar de reprovação. E quero lembrar também, que na época eu tinha os meus 15 anos, isso é importante ressaltar.

Um dos melhores games de luta da atualidade é Mortal Kombat 9 para Xbox e PS3 , porem eu me lembrei de um game que usou a mesma técnica de digitalização de personagem e mais um game clássico pra preencher a nossa coluna 16 bits fever, vamos relembrar do primeiro jogo de luta a usar personagens digitalizados e fazer sucesso.

 

Pit-Fighter

pit 16BitsFever   Pit Fighter

 

pitfightertela 300x210 16BitsFever   Pit Fighter

O game foi lançado em 1990 pela Atari para arcades e teve versão doméstica para Mega Drive (que foi a melhor), Snes, Master System, Game Boy e outros consoles da época, na verdade até mini game ele já teve, mas esse não vale a pena lembrar.

pit mini game 300x254 16BitsFever   Pit Fighter

História:

Historia? Naquela época a galera não ligava muito pra isso, nem os produtores e nem os jogadores.

O jogo é bem no estilo dos filmes de porrada dos anos 90, onde na apresentação do game conhecemos 3 personagens treinando estilos diferentes de luta e, pelo o que dá pra entender, eles vão para um torneiro e tem que sair descendo o braço em todo mundo com o único intuito de ganhar dinheiro. Ou seja, nada de donzela sequestrada, aqui o que importa é a grana mesmo.

pit historia 16BitsFever   Pit Fighter

finalpit 16BitsFever   Pit Fighter

Não se preocupe que no final, com a grana que você conseguir, as “donzelas” irão aparecer.

Personagens:

Você poderia escolher entre 3 personagens. TY que dá um golpe especial no melhor estilo Van Damme, Buzz que é um lutador de luta livre e Kato um mestre de artes marciais no melhor estilo kung fu a lá Bruce Lee.

pitselect 16BitsFever   Pit Fighter

Gráficos:

Aí que está um dos diferenciais. Todos os personagens foram digitalizados, é claro que ao olharmos hoje, eles parecem meio toscos, mas na época era como se estivéssemos jogando com pessoas de verdade, era possível ver até as expressões dos personagens.

pitgraficos 16BitsFever   Pit Fighter

A platéia, que de vez em quando também dava uns tapinhas nos lutadores, também era digitalizada e os cenários também não deixavam muito a desejar. Eram galpões que simulavam um jogo muito mais realista do que a grande maioria. Os gráficos do arcade foram bem trasnportados para os consoles Mega Drive e Snes.

Jogabilidade:

Por ter apenas 3 botões sendo soco, chute e pulo, os golpes não variavam muito, porém a resposta do controle até que não era muito ruim, o que atrapalhava um pouco eram os planos dos lutadores, como o seu personagem subia e descia da tela, muitas vezes você se pegava socando o ar, já que não estava na mesma linha do seu oponente.

Agora quando você dava um golpe especial e principalmente com o TY, onde ele dava aquela estrela giratória que acertava bem no queixo do adversário, a sensação era maravilhosa.

pit fighter estrela 16BitsFever   Pit Fighter

Fala a verdade…você já tentou fazer isso quando era moleque.

A dica é que neste jogo, você tem que pegar, antes do seu oponente, o anabolizante para conseguir ficar mais forte e descer o braço nele.

Som:

Nada de muito ousado, as músicas eram quase idênticas de uma fase para a outra e o único som que se ouvia dos personagens eram os gritos de comemoração após dar um golpe especial ou da torcida gritando.

pitfightergalera 16BitsFever   Pit Fighter

A galera vibra como em um estádio de futebol

Desafio:

Este jogo também foi um senhor papa fichas nos fliperamas, já que a dificuldade era extremamente alta e nas versões para os consoles também se manteve lá em cima.

No Mega Drive, por exemplo, você tinha umas vidas e continue, mas isso não queria dizer nada, pois se você chegasse ao chefão final ele te dava uns golpes que te arrancavam quase toda a vida, sem dizer nos dois lutadores de fralda que ele mandava antes só para arrancar todos os seus continues.

 16BitsFever   Pit Fighter

Chefão final no melhor estilo Mad Max

pitfighter 16 16BitsFever   Pit Fighter

o chefe apelão mandava dois capangas antes de vir pra luta final

Para tentar ajudar a sua vida, ou atrapalhar, ainda tinham alguns itens espalhados pelo chão, como barril, cadeira, estrelhinha ninja, porrete e até uma moto.

E claro sem se esquecer da pílula verde que de vez em quando ficava escondida dentro de um barril. Essa pílula era praticamente um anabolizante, pois era só você pegar que o seu personagem ficava doidão, bem mais rápido e mais forte. Mas se o seu oponente pegar a pílula, pode começar a fugir.

pilula do mal 16BitsFever   Pit Fighter

O legal também era você se enfrentar, que era como se fosse um bônus do game, onde você tinha que derrubar um clone seu para ganhar mais grana e descer os dedos nos três botões sem parar para conseguir acertar um especial.

bonuspit 16BitsFever   Pit Fighter

Conclusão e nota:

É um bom jogo de porrada para puro divertimento e nostalgia, recomendo você baixar ele em emulador de Mega Drive que a versão é melhor do que a do Snes e dar umas boas porradas, mas não pare de jogar até a parte que você subir em uma empilhadeira e ficar apertando o botão de soco que nem um maluco para conseguir mais dinheiro.

Nota 8 de 10 para esse excelente game.

Boa semana e até a proxima

Fui pro game…

 

Gameplay: