1 [Catálogo]   Fome Animal   Acha que O Senhor dos Anéis é o melhor de Peter Jackson? Está muito enganado

 

Desde que comecei esta coluna, algumas pessoas tem relacionado ela com filmes trash, por que meu gosto pessoal me faz indicar filmes de terror, mas não considero meus outros posts como, Piranhas 3-D, O Enigma do Outro Mundo e Possuída filmes trash pois são muito caprichados. Portanto esta é a primeira vez que vou falar sobre um filme trash mesmo, na concepção da palavra, e já vou começar metendo o pé na jaca, se preparem para conhecer o maior trash de todos os tempos.

Muita gente é fã de Peter Jackson, o super aclamado diretor Neo Zelandês que faturou o Oscar em 2004 por “O senhor dos anéis, o retorno do rei”. O que quase ninguém sabe é que Jackson já tinha realizado sua obra prima 12 anos antes, estou falando de Fome Animal (Dead Alive no original, e chamado erroneamente de BrainDead em alguns países).

No final dos anos 80 e inicio dos 90, as produtoras estavam conseguindo um bom dinheiro com o terror. O cinema fantástico era uma boa forma de fazer dinheiro, pois se não lideravam as bilheterias, pelo menos tinham um publico fiel e custavam muito pouco. Séries como Sexta-Feira 13 e A Hora do Pesadelo arrastavam muita gente aos cinemas, o publico queria sangue, queria mortes, mas ninguém estava preparado para Fome Animal.

2 [Catálogo]   Fome Animal   Acha que O Senhor dos Anéis é o melhor de Peter Jackson? Está muito enganado

Tudo bem, o publico queria sangue, mas não precisava exagerar

Estou falando de muito, muito sangue mesmo. Desmembramentos, dilacerações, marretadas, pauladas, cortes, esmagamentos, perfurações e tantas outras formas de chocar que fariam o  LeatherFace correr chorando para o colo da mamãe.

Ponto para Peter Jackson, na época um desconhecido, que com todo o poderio econômico da indústria de cinema da Nova Zelândia em 1992 conseguiu fazer um filme extremamente divertido, engraçado (sim, é uma comédia de terror) e muito, muito nojento.

O filme começa na ilha da Caveira (que nome original, não?) onde um pesquisador do zoológico da Nova Zelândia tenta capturar o Macaco Rato da Sumatra, um ser rodeado por lendas nativas de morte e horror. Na verdade um bicho pra lá de feio, muito do mal feito com stop motion e que mais parece o Topo Gigio com hidrofobia.

 

 

 

 

 

 

3 [Catálogo]   Fome Animal   Acha que O Senhor dos Anéis é o melhor de Peter Jackson? Está muito enganado

Foram usados três mil litros de sangue de porco nas filmagens, o set devia feder um bocado

Durante o transporte o pesquisador acaba sendo mordido e percebemos que o filme promete, quando os nativos resolvem deter a contaminação ali mesmo. Porém mesmo sabendo do perigo eles resolvem vender o bicho pro zôo.

 

4 [Catálogo]   Fome Animal   Acha que O Senhor dos Anéis é o melhor de Peter Jackson? Está muito enganado

 

A partir daí conhecemos o casal principal do filme, Lionel, um bobalhão que vive com a mãe dominadora, e Paquita, uma funcionária de mercadinho que sonha encontrar o grande amor de sua vida. O destino acaba unindo os dois e eles marcam um passeio no zoológico, neste dia a mão de Lionel os segue para bisbilhotar, e acaba sendo mordida pelo Mickey do inferno. Pronto, está montado o cenário para o maior volume de groselha, maionese e sangue de porco já utilizado na história do cinema.

5 [Catálogo]   Fome Animal   Acha que O Senhor dos Anéis é o melhor de Peter Jackson? Está muito enganado

A mãe de Lionel adoece, na verdade ela começa a apodrecer em vida, mas tem um jantar importante marcado, e eles resolvem receber as visitas assim mesmo. Eles colam os pedaços de pele com Super Bonder e se preparam para o jantar. A cena do jantar é clássica, eu nunca tinha visto uma pessoa comer a própria orelha sem perceber.

A criatividade de Jackson para criar cenas bizarras é tão grande que não há forma de explicar aqui, só mesmo vendo para entender. O filme tem de tudo, padre zumbi que luta kung fu, zumbis rockabillys, zumbi sem cabeça, zumbi só cabeça, zumbi abajur, zumbi sem pernas, e todo o tipo de pedaço de gente que pode existir. Inclusive em parte do filme, Lionel é perseguido incessantemente por um sistema digestivo, com o ânus funcional inclusive.

6 [Catálogo]   Fome Animal   Acha que O Senhor dos Anéis é o melhor de Peter Jackson? Está muito enganado

Até mesmo cena de zumbis transando temos, este lindo amor acaba gerando um fruto, o bebê zumbi que rouba a cena da metade do filme para o final.

Uma das cenas finais do filme, quando Lionel ataca uma horda de zumbis com um cortador de grama, pode ser considerada a cena com mais sangue da história do cinema moderno, fazendo o elevador de “O Iluminado” parecer um copinho medidor de xarope.

7 [Catálogo]   Fome Animal   Acha que O Senhor dos Anéis é o melhor de Peter Jackson? Está muito enganado

Esta cena foi descaradamente copiada em Piranha 3-D, mas lá pelo menos lá a perna de osso não se mexia sem músculos

 

Enfim, precisa ter estômago pra assistir este filme, mas se você assistiu a toda a interminável série “Jogos Mortais” já está aquecido, agora pode começar o sangue pra valer.

O filme saiu em DVD no Brasil e é facilmente encontrado para vender em sebos e lojas online, a minha cópia foi comprada por R$ 9,90, encartada na terceira edição da revista Cine Monstro, que infelizmente não existe mais. O blu-ray nunca saiu e nunca vai sair, afinal a imagem do filme, mesmo no DVD, é pior que a de um VHS velho e mofado.

Curiosidades:

8 [Catálogo]   Fome Animal   Acha que O Senhor dos Anéis é o melhor de Peter Jackson? Está muito enganadoEste não é o filme mais tosco de Peter Jackson. Dois anos antes ele havia feito um filme chamado “Náusea Total” que conta a história de alienígenas que se alimentam de carne humana, este sim um verdadeiro lixo.

 

 

Peter Jackson poderia ter enterrado todo o prestigio que ganhou com fome Animal, quando dirigiu um filme chamado Espíritos, com ninguém menos que Michael J. Fox.  Você deve estar tentando se lembrar deste filme agora, não tente.

 

 

O pôster japonês do filme mostra um enfermeira ultra gostosa (a do filme é uma velha bem zoada) amarrada com o bebe monstro de mini saia (a enfermeira, não o bebê). Esses japoneses são uns tarados mesmo. Adoro eles!