Espere um pouco…antes de escrever eu vou passar álcool gel no teclado.

É exatamente assim que você vai se sentir ao acabar de assistir ao filme “Contagio”

{Atenção, o texto abaixo contem Spoilers do filme}

contagio 2011 poster 1024x913 Crítica  Contágio
Em mais uma das minhas idas a vídeo locadora (sim! Elas ainda existem) neste final de semana. Eu acabei alugando este filme que infelizmente eu não consegui assistir no cinema.
“Contagio” é um filme que todos já imaginam do que se trata, como começa e até como termina. E não é o titulo do filme que estraga a brincadeira e sim os inúmeros filmes deste gênero que já foram lançados, um dos mais conhecidos é “Epidemia” com Dustin Hoffman e grande elenco.

outbreak dustin hoffman 300x169 Crítica  Contágio

Você se lembra de Epidemia de 1995 com Dustin Hoffman?

Pois é, quase 15 anos se passaram daquele filme porém o terror sobre esses vírus mortais não.
Na verdade apenas trocamos o vírus do momento, o Ebola continua matando pessoas na África, mas apenas uma fraca menção é feita a ele nesse filme. A gripe aviaria, essa sim é mencionada já que recentemente tivemos uma epidemia desse vírus. Não é ela a causadora das mortes, porem o vírus vem sim de animais, coitados sempre eles são os culpados.
Como eu já mencionei o filme é previsível no roteiro: Muitas mortes no inicio, como o governo vai tentar controlar o pânico da população e no final a vacina salvadora de tudo.

Mas isso não chega a estragar (nem de longe) esse filme. Já que o filme mostra de forma esplêndida como nós não estamos preparados para uma epidemia global. E se você também acredita no apocalipse Zumbi, saiba que uma epidemia é uma excelente forma de se chegar a ele.

Como naqueles quadros do Fantástico com o Dr Dráuzio Varella, o filme mostra as inúmeras formas de contagio como o ser humano é capaz de contrair um vírus, alguns números bastante assustadores como: “O homem chega a levar a mão aos olhos e boca quase 5 mil vezes por dia”. Só vai aumentar o seu pânico, mas uma das coisas mais legais do filme é como a população comum se comporta em uma epidemia global, sim todo aquele pânico nas ruas é relatado de forma realista. Outras abordagens interessantes que o filme faz são exatamente sobre 2 pessoas distintas e que não se cruzam no filme.

Uma delas é o pai sobrevivente de uma família que é imune ao vírus e por incrível que possa ser ele não tenta dar uma de super herói no filme, como já vimos alguns pais do tipo Tom Cruise em Guerra dos Mundos, não, nesse filme ele toma as reações mais humanas e realistas possíveis e sim, você realmente compra a ideia de que poderia fazer as mesmas coisas que ele, se estivesse no seu lugar.

Contagio o pai 300x184 Crítica  Contágio

O primeiro pai consciente dos cinemas até hoje.

E outra abordagem interessante é de um blogueiro que no meio do caos se opõe ao governo com um blog que aos poucos começa a ficar reconhecido mundialmente.
O filme consegue conquistar e segurar o telespectador, exatamente por não inventar situações irreais, ao assistir o filme eu mesmo estava fazendo um “exercício” sobre o que poderia ocorrer caso a situação fosse real e quase tudo que eu via na tela ia batendo com o que eu pensava ser a saída mais lógica e realista.
“Contagio” é um daqueles filmes que nos fazem pensar que até o momento nós tivemos muita sorte por não termos sido pegos de surpresa por uma epidemia avassaladora, e o quanto não estaríamos preparados para a situação. E não estamos mesmo.
Apenas nos alertamos “momentaneamente” como foi o caso da ultima crise que tivemos com a SARS a alguns anos atrás, onde naquela época todos estavam extremamente preocupados com o contato ao próximo e acabamos mudando nossos hábitos de higiene e por consequência consumindo todo o estoque de álcool gel do mercado. Mas infelizmente apenas algumas dessas pessoas mantem esses hábitos que aprenderam naquele tempo de crise, muitas outras pessoas voltaram ao “normal”.

contagio filme 20111029 size 598 Crítica  Contágio

Apocalipse zumbi? Calma, ainda não, espere mais alguns meses

E não se preocupe que a mesma coisa vai acontecer com você ao assistir esse filme.
No máximo em 24horas as suas preocupações em adquirir qualquer tipo de vírus mortal vai passar, mas pelo menos isso irá servir para você se manter “esterilizado” por um dia inteiro e não pegar nenhum resfriado.

Nota 7 de 10.

Bom filme, bons atores e me satisfez como telespectador, ideal para um final de semana com a companheira e com muita pipoca, em vasilhas separadas é claro.