Minha primeira imagem de um Super-Herói, que eu tenha lembrança, foi nas HQs publicadas pela editora Abril. Isso ali pelos anos de 1996/97, foram estas revistas que me sequestram para esse universo. Ali começou uma paixao. É estranho, porque naquela época interagia muito melhor com meus amigos, principalmente porque além de tirar minhas duvidas ali se ensinava alguma coisa.

Por essa paixao, comecei a frequentar sebos como em uma visita a São Paulo na época – rendia alem dos passeios, quadrinhos editados pela Ebal, e RGE principalmente (lembrando que nessa época a internet ainda era para poucos).

Quando X-Men de Brian Singer surgiu em 2000 nos cinemas, a coleção já tinha se proliferado, e todos os filmes que pude ter acesso, assistidos. Dentre eles…Capitao America(1990); Homem-Aranha(1977); Flash Gordon(1980); Guerra nas Estrelas…entre outros.

superman o filme 1024x576 Esperando Superman

Entretanto, o grande “motor” de tudo isso foi SUPERMAN, o filme(1978).

A versao de Richard Donner, me arrebatou definitivamente e a minha única frustacao foi a de não ter tido a chance de assistir isso no cinema. Minha desforra viria em 2006, pois pela primeira vez poderia ver um filme do meu heroi preferido na telona. Me deliciei como cada take, cada passagem de cena…a musica, o ator… a presença mesmo tímida de Marlon Brando ,enfim, com a homenagem aos filmes de Donner. Comecei a recapitular logo ao final do filme a junção do que tinha acabado de assistir com os filmes anteriores.

Dias depois, já acompanhando tudo pela internet, vi a repercussao, que não era animadora pela critica, nem pela bilheteria esperada. Mas como quem e fã sempre procura defender seu ídolo, fui rever os 4 filmes anteriores e deles existem muitas coisas a serem contadas (vou tentar em um post futuro contar um pouco de cada um desses filmes na minha visão).

Com relação a Superman, o retorno – a única critica que me ocorreu é a de que essa versão foi pensada como uma trilogia, da qual assistimos apenas a uma parte. É uma obra inacabada portanto. (se quiser saber mais a tradução esta nesse artigo aqui)

O roteiro desta sequência, apesar de não estar lapidado, imprimiria muito mais ação e transformaria a relação entre Superman e Jason, além do que poderia ter rendido a nós todos uma boa historia. Lembrando que Superman 1 e 2 foram 75% filmados por Donner que recebeu os créditos do primeiro filme, mas por uma briga com a Warner, Richard Lester concluiu e editou os filmes, o que nos da margem para que talvez a historia possa ser montada de outra forma.

O “fracasso” de Superman, o retorno, principalmente nas bilheterias, jogou nosso heroi ao “limbo” – ate que, a batalha juridica entre Warner/DC comics e as famílias de Shuster/Siegel – forçassem a empresa a uma retomada em um reboot de seu personagem principal, isso somado ao fato do estrondoso sucesso de franquia de Batman e do sucesso da sua principal concorrente a MARVEL, no mundo cinematografico.

Superman. O Homem de aço.

superman tim burton Esperando Superman

Para entender esse “novo” projeto, temos que voltar ao momento anterior ao lancamento de Superman, o retorno. Neste período, depois de inúmeros ensaios até mesmo por Tim Burton em trazer o herói à tona em 1998 – com Superman Lives( para a comemoracao dos 60 anos do heroi), o filme chegou até às mãos de McG, já com grande parte da estrutura montada, figurinos, alguns cenarios projetados – sendo inclusive Henry Cavill na época sua escolha para viver o homem de aco, além de uma historia bem diferente do que foi o filme de Singer.

Por uma razão, que não acredito ser a verdadeira – Mcg abortou o projeto, por não querer viajar ate a Australia para filmar, e o filme caiu no colo de Singer.

Então porque fui lá atras, para resgatar isso tudo?????

superman mcg Esperando Superman

Porque a DC, embora tenha entregue a franquia a um dos seus mais rentáveis profissionais – Snyder (que já provou ser bom de adaptações de HQs ), pelo tempo que se impõe – certamente buscou nos arquivos, tudo que havia sido engavetado pelas produções anteriores que não decolaram.

A estratégia de lançar o filme em 2013, na composição de uma história solida – além de aguardar o melhor momento fugindo do embate com Batman, Os Vingadores e Homem-Aranha, apenas demonstram o quão cuidadosos estão sendo – apesar do rumor de muitos fãs terem insistido pela data de dezembro de 2012.

O que resta a nós é esperar, e torcer para que em 2013 nossos olhos se maravilhem novamente com algo que eleve o nível e traga novamente Superman ao seu verdadeiro lugar.

Bjs e até a próxima.