FPS tem dois significados, Fator de Proteção Solar, que não é o nosso caso e sim de cremes para a pele.
E First Person Shooter que no nosso português fica “Tiro em primeira pessoa”.

Eu nunca fui muito chegado em FPS, na época que as Lan Houses estavam bombando com Counter Strike, eu apenas assistia, mas nunca com muito interesse e aquela febre não me pegou.

fps1 FPS: Você ainda vai jogar um

Nos consoles PS2 os games Black, Area 51 ou os mais aclamados Medal of Honor e Call of Duty também fizeram muito sucesso, até tentei jogar o Medal of Honor, mas como o meu inglês é péssimo e eu não usei a minha lei 15* (lei que eu criei que diz que se após 15 minutos de jogo o game não te convenceu jogue o mesmo fora, pois não vale nada) eu fiquei meio perdido e não sabia pra onde ir e acabei abandonando o game.

fps2 FPS: Você ainda vai jogar um

Algum tempo se passou e eu comprei o meu PS3, e com ele um jogo que todos comentavam naquela época.
Era um game de terror onde você andava em uma cidade submersa e matava umas pessoas mutiladas, quase que uns zumbis.
Ao colocar o game me vislumbrei com a qualidade gráfica.

 

fps3 FPS: Você ainda vai jogar um

O meu personagem estava boiando na água rodeado de chamas em pleno mar, você já deve saber de que jogo eu estou falando, sim Bioshock.

 

fps4 FPS: Você ainda vai jogar um

Foi literalmente o meu primeiro jogo FPS e por ele que eu comecei a me apaixonar por este tipo de jogo. Após madrugadas naquela cidade claustrofóbica eu terminei o jogo e percebi que eu estava contaminado, eu queria mais…mais tiro nas cabeças dos inimigos, mais armas poderosas que desmembram corpos, resumindo eu queria mais FPS.

 

Na sequência vieram Bioshock 2, Killzone 2, Kilzzone 3,Call of Duty, Bordelands, Homefront e alguns que chegam próximo de ser um FPS que é o caso do Dead Space 1 e 2, onde por alguns centímetros a sua visão não é de primeira pessoa, já que você enxerga pelas costas do personagem, mas têm basicamente as mesmas características de um FPS que são tiros, pedaços de corpos, munições espalhadas e mais tiros.

fps5 FPS: Você ainda vai jogar um

fps6 FPS: Você ainda vai jogar um

fps7 FPS: Você ainda vai jogar um

Dead Space está a poucos passos “literalmente” de ser um FPS

 

Nesta nova geração parece que os games de FPS estão em sua melhor forma e são os que mais estão conquistando mercado e seguidores.

É claro que existem outros tipos de jogos, mas se olharmos com atenção, poderemos perceber que uma boa parte dos lançamentos de jogos são voltados a  categoria FPS, e as outras categorias como simulador de carros (Gran turismo e Forza), sandbox que são os jogos tipo GTA e os de esmaga botão Hack and Slash como God of War não parecem ter o mesmo investimento ou até o mesmo interesse já que existe um imenso número de produtoras trabalhando na categoria de games FPS.

Olhando para o lado do PS3 só nos últimos 2 anos tivemos lançamentos de FPS praticamente todos os meses: Killzone 3, Bulletstorm e Call of Duty Black Ops,  Rage, Dead Island, Crysis 2,  e Battlefield 3 entre muitos outros. E as promessas para os próximos meses são continuações de muitos desses FPS como Bioshock, Crysis 3 e a tão aguardada (por mim) continuação de Borderlands que está prevista pra sair nas próximas semanas.

 

fps8 FPS: Você ainda vai jogar um

Crysis 2

 

fps9 FPS: Você ainda vai jogar um

Isso significa duas coisas:

Primeiro é que cada vez mais as produtoras estão investindo neste segmento por causa do excelente retorno financeiro.

E a segunda coisa é que você pode não gostar desse gênero nesse atual momento, mas quando você menos esperar e sem perceber também vai estar jogando um jogo de FPS e ficará eufórico a cada cabeça inimiga estourada.

Boa semana e bons games.

Fui por game…

Se quiser adquirir algum dos games citados neste post e começar a estourar cabeças, compre com desconto através do nosso link da Saraiva.