1, 2 ele vem te pegar, 3, 4 tranque a porta do seu quarto, 5, 6 pegue um crucifixo, 7, 8 melhor ficar acordado, 9, 10 nunca mais durma…

crianças NEStalgia   Nightmare on Elm Street

Esta era a canção de ninar de terror dos anos 80, quem não se lembra do bom e velho, mas põe velho nisso, nosso querido Freddy Krueger?

Se você comprou o DLC do game Mortal Kombat para poder jogar com o personagem, fique sabendo que essa não foi a primeira vez que ele deu as caras nos games.

mortal kombat freddy krueger NEStalgia   Nightmare on Elm Street

É isso mesmo, hoje na coluna NEStalgia vamos lembrar um dos melhores jogos de terror do Nes o excelente game plataforma Nightmare on Elm Street.

Lançado pela LJN em 1989 para os consoles Nes, o game do Freddy Krueger não ficou como uma banal conversão de filme, como acontece com muito jogos baseados em filmes.

É um jogo plataforma com fases variadas e divertidas e cheio de características retirada dos  3 primeiros filmes do mesmo personagem.

Nightmare on Elm Street NES2 abertura NEStalgia   Nightmare on Elm Street

Outro grande diferencial dá época é que este game permitia até 4 jogadores simultâneos, graças a um adaptador vendido separado onde se podia ligar todos os joysticks

4 personagens NEStalgia   Nightmare on Elm Street

História:

Freddy Krueger precisa ser parado e a única forma é juntar todos os seus ossos espalhados pelas fases e jogar na fornalha para só assim o fogo eliminar todo o mal e só sobrar cinzas. Este game usa os 3 primeiros filmes da série para montar a sua historia, sendo que até o ferro velho do filme também e lembrado.

noes nes ending2 NEStalgia   Nightmare on Elm Street

Personagem:

Baseado no A Hora do Pesadelo 3, onde os jovens podiam se tornar qualquer um e ter qualquer poder. O seu personagem consegue habilidades especiais, mas como no filme só funciona quando o pesadelo começa.

Você pode ser uma acrobata que atira dardos. Um ninja que dispara shurikens e voadoras em seus inimigos ou um mágico que plaina no ar e lança tiros de magia.

personagem NEStalgia   Nightmare on Elm Street

 

Gráfico:

Mediano, nada muito diferente do que estávamos acostumados a ver na era 8-bits. Os inimigos deixam um pouco a desejar, morcegos, Frankensteins, ou aranhas.

Mas pelo menos os chefes de fase são mais originais, na verdade alguns tentam se aproximar até dos filmes. Como a cabeça de Freddy que cospe línguas, ou como a luva voadora.

O nosso herói, ou melhor, o nosso principal inimigo, Freddy Krueger, faz algumas aparições de surpresa no meio das fases e ele está bem graficamente falando. Outro lance legal e quando o seu personagem entra no mundo dos sonhos, a transição da realidade e dos sonhos é feita de forma bem harmoniosa. Com a tela do jogo vibrando em ondas e os seus inimigos comuns se transformando em monstros.

dormindo NEStalgia   Nightmare on Elm Street

Som:

Uma parte forte do jogo, apesar de ter praticamente 3 músicas, elas conseguem se sobressair do normal dos outros jogos e não são enjoativas.

A música toca em um ritmo mais rápido quando o personagem está acordado, ao dormir você pode ouvir a melodia principal do filme, sim aquela onde as crianças cantavam 1, 2 ele vem te pegar, 3, 4… que foi narrada no início deste texto, e quando Freddy aparece o som fica frenético deixando o clima de tensão no game.

Desafio:

O jogo tem um desafio mediano, com um pouco de prática e uma certa decoreba, já que o inimigo vem sempre nos mesmos lugares, você conseguirá chegar ao final do jogo.

E as 5 vidas e 3 continues irão te dar um estímulo extra para esta conquista.

NightmareonElmStreetBossBattle NEStalgia   Nightmare on Elm Street

Mas não ache que é moleza, já que apenas 2 toques em qualquer inimigo irá fazer as suas vidas zerar rapidinho.

 

Conclusão:

Para quem curte o personagem das garras afiadas, este jogo é uma grande homenagem, irá fazer você entrar no clima de tensão toda hora que a mensagem “Freddy´coming” aparecer.

freddy está vindo NEStalgia   Nightmare on Elm Street

E trará de volta todas as boas lembranças dos bons filmes de terror da época, com todos os seus clichês inclusos.
Lembrando é claro que estávamos nos anos 80 e os consoles tinham apenas 8 bits e os jogos não ofereciam muito mais do que isso em qualidade gráfica e sonora.

 

a nightmare on elm street 2 freddys revenge NEStalgia   Nightmare on Elm Street

Bons tempos aqueles.

Para quem não curte o personagem, este game é um ótimo jogo plataforma no melhor estilo Super Mario Bros, porém com um enredo diferente, onde você não precisava salvar princesas e mocinhas, as fases e inimigos se diferenciavam da maioria dos games da época que tentavam imitar o game do encanador bigodudo a todo custo.

Assim como a maioria dos games de 8 bits este jogo não tem nenhum macete para mais vidas ou coisa do tipo, porém tem algumas dicas que irão te ajudar a chegar ao final de forma mais fácil. Uma delas é decorar sempre da onde surgem os inimigos, já que eles se repetem em todas as fases, evite pegar as xicaras de café que aparecem no chão enquanto você estiver acordado e elas se transformam em rádios que te acordam quando você estiver dormindo.

Por incrível que pareça é mais fácil ir adiante no jogo com o seu personagem dormindo do que acordado, já que dormindo ele adquire poderes que facilitarão a sua vida e acordado você irá contar apenas com socos.

Porem se quiser radicalizar e deixar a coisa mais emocionante deixe seu personagem dormir o maior tempo possivel, até aparecer a mensagem que Freddy está vindo, e começa a treinar esta batalha, isso será útil já que o chefe final do game será exatamente o mesmo e com os mesmos ataques

Boa semana e até a próxima.
Fui pro game…

Gameplay

 

freddy krueger power glove NEStalgia   Nightmare on Elm Street