Quando tive a ideia de fazer este post a minha intenção era listar os melhores e piores filmes de 2011, mas para fazer bem feito, e eu não admito fazer de outra forma, eu teria que rever todos os filmes para poder fazer anotações e observações mais detalhistas.

Então, como este post provavelmente só ficaria pronto em 2013, decidi simplificar e fazer um post com os melhores e piores pôsteres de 2011.

Em tempo, não tenho certeza da data de lançamento de todos os filmes, alguns podem ser de 2010, mas como o Filmes e Games não existia em 2010, eu acabei incluindo alguns filmes “quase tão recentes” na lista.

Pra começar vamos tentar chegar a uma conclusão sobre pra que serve um pôster.
Apesar do pôster poder ser considerado uma forma de arte, as vezes uma extensão do filme onde o criador pode transmitir um pouco mais da sua idéia, ou as vezes até passar algo além do que o filme foi capaz de mostrar, em ultima análise o pôster é um instrumento de marketing que tem por objetivo final fazer com que as pessoas queiram assistir o filme.
Tem muita gente mal informada que só escolhe o filme que vai assistir no momento da chegada ao cinema, e é olhando os pôsteres na parede que ela faz a sua escolha.

Portanto um pôster pode ser artístico, pode ser simbólico, mas tem que cumprir o seu objetivo.

Isso posto, vamos à minha seleção de melhores e piores pôsteres de 2011.

Os melhores

Teaser poster for Batman 001 202x300 Os melhores e os piores pôsteres de 2011Batman – The Dark Knight Rises (que no Brasil deve se chamar “O cavaleiro das trevas ressurge”)

O ultimo filme do homem morcego foi tão espetacular e elevou a expectativa para este filme de tal forma que nada mais precisa ser dito. O objetivo do pôster é apenas lembrar o público que logo logo vem o novo filme, e a forma como isso é feito, mostrando os prédios de Gothan em ruínas formando o morcego está simplesmente espetacular.

 

 

inception ver3 202x300 Os melhores e os piores pôsteres de 2011A Origem

O filme em si é espetacular, mas prometo não levar isso em consideração na escolha dos pôsteres.
Quem já viu o filme se lembra da cena da cidade se dobrando, merecia o Oscar de efeitos especiais com certeza, mas quem não viu vai ficar extremamente intrigado com este pôster. O que aquela rua está fazendo ali atrás?

 

 

AfraidDark113011 164x300 Os melhores e os piores pôsteres de 2011Não tenha medo do escuro

Quem já viu o filme sabe que os monstrinhos que perseguem a menina são tudo menos assustadores, mas o pôster do filme não passa essa ideia. Os pés indefezos e essas mãos assustadores realmente me fizeram querer ver o filme. Me arrependi depois, mas o pôster funcionou.

 

 

buried ver4 202x300 Os melhores e os piores pôsteres de 2011Enterrado Vivo

Um filme com esse nome só pode ser totalmente baseado na sensação de claustrofobia, na agonia do publico e no desespero do personagem. E o pôster do filme já dá uma bela idéia do tamanho do problema que o sujeito se meteu. Simples e objetivo.

 

 

Chillerama113011 202x300 Os melhores e os piores pôsteres de 2011Chillerama

A última noite de operação do último drive-in clássico dos Estados Unidos. O filme celebra a idade de ouro deste tipo de cinema.
São transmitidos 4 filmes B que nunca foram à publico. Wadzilla, Eu era um Homem-Urso Adolescente, O Diário de Anne Frankenstein, e Zom-B-Movie.
Se o filme é bom, não sei, ainda não vi, mas o pôster é sensacional. Daqueles que te fazem perder a sessão só curtindo o pôster na entrada.

 

 

human centipede 203x300 Os melhores e os piores pôsteres de 2011A Centopeia Humana

O filme é doentio e eu já decidi que não vou assistir essa porcaria. Mas só decidi isso depois que procurei maiores informações. E por que eu procurei me informar sobre o filme, por causa deste pôster. Sem mostrar como funciona a centopéia do filme (graças a Deus) ele desperta a curiosidade do público.

 

 

Innkeepers113011 202x300 Os melhores e os piores pôsteres de 2011The Inkeepers (ainda sem título no Brasil)

No filme, os dois últimos funcionários de uma pousada decadente decidem divulgar que ela é mal assombrada e assim atrais curiosos e salvar o local da falência. É claro que os fantasmas acabam se mostrando reais.
Esse pôster entrou na lista pela beleza. É lindo, pura arte.
O filme só estreia em 2012, mas o pôster é de 2011, então…tá valendo.

 

 

the girl with the dragon tattoo best movie poster 199x300 Os melhores e os piores pôsteres de 2011A garota com tatuagem de dragão

Este filme já está causando alvoroço antes mesmo de estrear e o pôster se mostrou de um bom gosto extremo.
Nele podemos ver um Daniel Craig com uma expressão tensa, ao mesmo tempo que a data de estréia cobre suavemente os seios nus de Rooney Mara. Para os mais assanhados que vão dar um zoom em busca de uma visão melhor, saibam que um pequeno esparadrapo cobre o que os números não cubriram, uma pena mas que não tira a beleza do pôster.

 

 

we are what we are 202x300 Os melhores e os piores pôsteres de 2011Somos o que somos (We are what we are)

Este filme conta a história de uma família que perde o patriarca fazendo com que uma “simples” menina assuma a responsabilidade de por comida na mesa. Isso já seria uma história interessante mas o detalhe é que se trata de uma família de canibais.
O pôster é simplesmente perfeito. Shhhhhh!!!

 

 

Os Piores

 

812 202x300 Os melhores e os piores pôsteres de 2011Conan

Conan é demais, o filme original com o inigualável Schwarzenegger é eterno e a nova versão tem lá os seus méritos mas, vem cá…não tem crânios demais aí?

 

 

114 200x300 Os melhores e os piores pôsteres de 2011Shame (Vergonha)

O filme conta a história de um homem viciado em sexo que tem que hospedar a irmã temporariamente.
OK, deu pra entender que o cara sinta vergonha, mas que pôster é esse?
Só mostra alguns lençóis e a palavra vergonha. Eu juro que olhei com atenção para ver se os lençóis estavam mijados.

 

 

912 202x300 Os melhores e os piores pôsteres de 2011O Dublê do Diabo

Adaptação do livro de Latif Yahia, não procurei nem saber do que se trata o livro. Eu acho que nem a caixa forte do Tio Patinhas tem tanto dourado assim. Haja mau gosto.

 

 

1448 7835629613 202x300 Os melhores e os piores pôsteres de 2011Amanhecer – Parte 1

Não, não é perseguição… o pôster é ruim mesmo.
Tá certo que o filme é pra menininhas mas esse pôster aí é digno de novela mexicana. Se é pra atrair as garotinhas adolescentes e seus hormônios frustrados, por que não tiraram a camisa do lobisomem?

 

 

bucky larson born to be star worst movie poster 202x300 Os melhores e os piores pôsteres de 2011Bucky Larson

O filme conta a história de uma criança que se muda para Hollywood para seguir os passos dos pais, se tornar um ator pornô.
Se é impossível comentar a idéia estúpida do filme, o que dizer do pôster?

 

 

Creature113011 188x300 Os melhores e os piores pôsteres de 2011Criatura

Se o objetivo de um pôster é nos instigar a ver o filme não seria melhor deixar só a super morena ali debaixo? Pra que colocar aquele Mun-rá que foi abandonado pelos espíritos do mal ali em cima? Aquilo não assusta nem meu cachorro, e olha que ele é cagão.

 

 

Frightremake113011 202x300 Os melhores e os piores pôsteres de 2011A hora do espanto

Este pôster fez certo. Afinal, se você vai estragar um dos maiores clássicos dos anos 80, pelo menos já deixe claro que fez isso logo no pôster.
O pôster original (abaixo) era melhor que o atual na mesma proporção que o filme original é melhor que o atual, e isso é muito.

FrightOrig113011 189x300 Os melhores e os piores pôsteres de 2011

 

 

 

Hellrev120211 218x300 Os melhores e os piores pôsteres de 2011Hellraiser Revelations

Quem se lembra do PinHead original deve estar pensando: Esse cara aí está com alguma unha encravada? Isso era pra ser cara de dor?
Mostra alguma outra coisa no pôster e não o principal exemplo da ruindade do filme novo, o fato de terem acabado com o carisma do protagonista.

 

 

HumanCent113011 202x300 Os melhores e os piores pôsteres de 2011Centopéia Humana 2

Se o pôster anterior entrou nos melhores este novo marca presença nos piores.
Extremamente apelativo, pode levar algum jovem desinformado a alugar o filme esperando ver uma branquela adepta de depilação total enfrentando problemas com insetos, sem imaginar a porcaria de filme que o espera.
Doente, a única informação correta do pôster.

 

 

social network 190x300 Os melhores e os piores pôsteres de 2011A Rede Social

O filme é razoável, nada que justifique o hype todo em cima dele mas é razoável.
Agora este pôster é nada a ver. Colocaram o texto em cima da foto do cara, praticamente cobrindo tudo.
A impressão que passou é de que mandaram imprimir antes da hora, a idéia do texto era essa mas não tinham terminado a arte ainda.

 

 

StrawDogs113011 203x300 Os melhores e os piores pôsteres de 2011Sob o domínio do medo

O filme conta a história de um casal com problemas (uma esposa piranha na verdade) que se muda para o interior dos EUA e enfrenta alguns problemas sérios com a população local.
Dica para quando quiser passar a idéia de um reflexo nos óculos…a parte quebrada dos óculos não reflete nada.