Rocksmith – não é mais um jogo de guitarrinha

Publicado por em 18/01/12 nas seções Games, Música e shows, PS3, Xbox 360.

Pra quem é fã de Guitar Hero, e estava cansado de ouvir o velho comentário “aquele jogo da guitarrinha”, a Ubisoft lança Rocksmith -Authentic guitar games.

Guitar Hero foi um jogo realmente revolucionário, criando uma guitarra adaptada aos botões do console. O jogo iniciou um gênero que estourou em venda e arrebatou fanáticos e seguidores. Rockband e Band Hero seguiram o sucesso e em muitos aspectos o suplantaram. Com o avançar das versões as músicas foram ficando cada vez mais complexas e os jogos mais elaborados.
Rockband tinha dado sua última cartada com o lançamento da versão “Pro Guitar”, um controlador mais elaborado, tentando imitar uma guitarra de verdade. Não fez muito sucesso, segundo minha humilde opinião, porque o jogo ficou muito difícil e não simulava bem a guitarra de verdade.
Com Rocksmith, vem a transição final do video-game para a música real. Os packs são vendidos com cabo adaptador, que pode ser conectado a qualquer guitarra, ou com uma guitarra de verdade, uma Epiphone Les Paul Jr.

O Jogo
A jogabilidade é bem diferente que os demais jogos do gênero. Pra começar, você não é obrigado a jogar toda a sequência de músicas para destravá-las, há a opção de tocar qualquer música disponível no disco. Cada música tem níveis específicos de dificuldade, ou seja, nem todas tem nível fácil, nem todas tem nível avançado. Aliás, nível não é um termo utilizado, e sim arranjos, por exemplo: notas simples, acordes e riffs.


Logo na introdução, é ensinado como pegar na guitarra, como empunhar a palheta, as partes da guitarra, coisas desse tipo.
Com o avançar do jogo você cria diferentes configurações de pedais e amplificadores, e transforma de fato seu console em um amplificador
Durante a música, o jogo se adapta à sua performance: se estiver indo bem, as notas vão ficando mais complexas e mais próximas da realidade; se estiver mandando mal, vai ficando mais simples.
Não se iluda, o jogo é difícil e é pouco provável que se você nunca tocou uma guitarra vá terminar o jogo como Steve Vai. Mas se gosta de música, já tem o instrumento em casa e precisava só de um estímulo para treinar, essa é uma excelente dica.

Quero ver agora aquela sua tia chata falar que você toca aquela guitarrinha.

Luke
Tem hobbies demais, tempo de menos, fã inveterado de música, filmes e games

Luke publicou 14 posts. Veja outros.

Tags: , , , , , , , , .


« || »