[Botão Solitário] Pac-Man (Atari 2600)

Antes de viciar em Tetris, muitos foram viciados em Pac-Man.

Pacman_Atari2600

Na nossa coluna Botão Solitário já falamos dos bons e velhos games do console Atari. Passamos os olhos em títulos como: Enduro, Hero, Seaquest entre outros (veja AQUI).

Só que um dos games mais consagrados pelos brasileiros que saiu para o Atari talvez seja o game que os americanos mais tenham odiado.

Pac-Man, sim o clássico da Namco que foi adaptado e convertido pela Atari para os consoles Atari 2600.

Para a grande maioria dos brasileiros que não tiveram um contato na época com o arcade original (apenas poucos chegaram a conhecer) o Pac-man é considerado um dos melhores games que o console teve. É claro que se compararmos com o “fliper” tem uma grande discrepância entre os dois games, motivo da decepção dos americanos, mas para o público que conheceu o que era video game através de um Atari, esse jogo deixou boas recordações.

pac_man fliper

Versão do Arcade

 

Vamos lembra-lo

pac-man_flicker

O jogo:

Um game de tela fixa onde o seu personagem está em um labirinto e precisa “comer” todas as pastilhas daquele labirinto e ao mesmo tempo fugir dos fantasmas que o perseguem.

Gráficos:

366439-Pacman_Atari2600.gif

É claro que ao comparar diretamente os dois jogos é possível perceber uma imensa diferença entre os games. Por causa da limitação do Atari, as frutinhas que estavam nas telas dos arcades se transformaram apenas em quadrados. Outra diferença é as tonalidades de cores, sendo que o game do Atari é sim bem limitado

Som.

Por mais pobre que seja o som do game do Atari, ele acabou ficando mais marcado do que os sons do Arcade.

O game do Atari tem apenas 5 sons (efeitos sonoros)

1-      Quando o game começa

2-      Quando o Pac-man come as pastilhas

3-      Quando o Pac-man come a pastilha mágica.

4-      Quando o Pac-man come os fantasmas.

5-      Quando o pac-man morre

Sendo que esse último som é um dos mais reconhecido pelos gamers nostálgicos.

pacman3

Desafio:

Como a maioria dos games de Atari, esse game aumenta a dificuldade a cada fase conquistada, sendo que as telas são praticamente as mesmas o que muda é a velocidade do jogo.

pacman1

Jogabilidade e diversão

Se você já jogou Pac-man, com certeza já deve ter morrido no game e xingou o controle, afinal você até colocou para cima para que o seu personagem fugisse do inimigo e entrasse em uma área segura, mas ele não te obedeceu e deu de cara com o fantasma . Por mais que o controle fosse simples, apenas desviar sem precisar usar o botão, ele nem sempre era tão preciso, sendo que como muitos outros jogos de Atari, Pac-man também teve sua parcela de culpa em muitas quebras de joystick.

Mas esse problema de jogabilidade não era nem de longe algo que prejudicasse a diversão do game, até porque muitos jogadores já pegavam exatamente o “tempo” do jogo e acabavam antecipando um pouco mais os movimentos no controle e dessa forma conseguiam bater belos recordes.

Pac-man era um game que conseguia fazer uma boa divulgação do que era ter um videogame em casa, afinal era um jogo cativante e viciante, sendo que não tinha um público especifico para ele, qualquer adulto, ao ver seu filho jogar, acabava jogando também e alguns até viciavam no game. Ele pode ser considerado um dos primeiros games a ser voltado para toda a família.

pacman2600box

Na época onde os cartuchos de videogames eram muito caros e as crianças não conseguiam ter uma coleção muito grande, o Pac-man sempre foi considerado um “coringa” e quase todo mundo que tinha o console Atari, também tinham esse game em sua coleção, e ele conseguia alegrar os finais de semana de muitas famílias.

Pac-man foi um dos primeiros “mascotes” do vídeo game e por mais que não saiam bons jogos dele hoje em dia, ele ainda tem um grande reconhecimento por tudo que já fez no passado.

Game recomendadíssimo.

Gameplay:

 

Bons game e até a próxima

Fui pro game…

 

 

Leandro Vallina
Formado em Comunicação Social. Tem como prioridade na vida cuidar da filha, jogar videogame, alimentar e passear com os cachorros, alimentar e passear com a esposa e jogar mais um pouco de videogame.

Leandro Vallina publicou 1210 posts. Veja outros.

Publicidade