[Botão Solitário] River Raid

Fuel: Destruir ou não destruir…eis a questão.

fuel

Essa dúvida já rondou a cabeça de muitos jogadores nos anos 80, e até hoje não temos uma resposta se o melhor é destruir os postos de combustível (para aumentar a pontuação) ou se é melhor manter a certeza de que o seu combustível não irá acabar.

É claro que estamos falando de um dos maiores clássicos do Atari.

River Raid é o game que vamos relembrar na nossa deliciosa coluna Botão Solitário de hoje.

ricapa

 

O game:

Lançado para os consoles Atari 2600 pela Actvision em 1982, River Raid foi um dos jogos mais inovadores, divertidos e difíceis daquela época. Existiam muitos jogos de “navinha” e todos seguiam a boa formula do Megamania, onde a sua nave ficava parada embaixo da tela e os inimigos caiam sobre você, mas já em River Raid nós mudamos de ambiente, nada de espaço ou invasão alienígena.

Aqui você é o piloto de um super caça das Forças Armadas e tem que destruir o exército inimigo (navios, helicópteros, aviões e pontes) tudo isso sobrevoando um perigoso e longo rio, lembrando que não apenas os inimigos podem destruir o seu caça, mas qualquer colisão com as montanhas na lateral do rio, também é fatal.

ri1

Gráficos e Som:

A parte gráfica do game é simplesmente uma das mais bem feitas para um jogo de Atari, afinal quase todos os games nós tínhamos apenas o fundo preto, já em River Raid temos o lago em um belo tom de azul rodeado pelas montanhas verdes e outras com tons pasteis.

Os inimigos também são bem detalhados, a ponto de se distinguir muito bem um avião de um helicóptero ou até de um navio, é claro que tudo isso é levado em consideração com os demais jogos que existiam na época, afinal…quem jogou Atari deve se lembrar que nós jogadores, tínhamos que fazer um bom uso da imaginação, afinal muitos jogos do Atari nós apenas enxergávamos formas geométricas de cores e tamanhos diferentes, e os produtores de River Raid foram contra tudo isso tentando deixar o game de forma legível e detalhada, até a palavra FUEL era possível de se enxergar nos postos de gasolina.

Na parte sonora do game, outro diferencial, podíamos identificar o “ronco” do avião, na verdade os únicos sons que o game possuía era do som do avião acelerando ou diminuindo, dos sons dos tiros e explosões e do inconfundível som de abastecimento do avião ao passar sobre um posto de gasolina.

s_RiverRaid_2

Jogabilidade e desafio:

Aumentar ou diminuir a velocidade, para alguns isso pode ser fatal para a jogatina, eu já vi pessoas jogando de forma alucinada indo a toda a velocidade e também já vi pessoas quase quebrando o Joystick de tanto tentar reduzir a velocidade do avião. Outro detalhe interessante é que o seu avião possui poder de fogo e pode sair atirando nos inimigos, mas os inimigos não atiram em você. Para muitos isso pode parecer deixar o game muito mais fácil, mas na verdade isso não ocorre, até porque a grande “pegadinha” do River Raid é que o seu pior inimigo nem sempre é algo que pode ser destruído com um tiro e sim os inúmeros espaços pequenos que você terá que fazer o seu avião passar sem que ele esbarre nas laterais, lembrando que qualquer esbarrão nas “paredes” é explosão na certa.

River Raid tem uma excelente curva de dificuldade, fazendo com que muitos jogadores iniciantes possam se divertir por um tempo, mas para conseguir alcançar recordes de pontos ou chegar a telas com passagens minusculas , só mesmo os melhores e mais habilidosos jogadores para conseguir essa proeza.

meteorogamescombr_record_riverraid_01

Lembrando a todos que assim como a maioria dos games do Atari, o River Raid não tem final, ele apenas trava quando se chega a uma certa pontuação.

Considerações finais:

Um dos mais maravilhosos e viciantes games de uma incrível época, se você nunca jogou River Raid, deve tentar a sorte, afinal existem muitos sites onde pode se jogar esse game online e tenho certeza que você também vai se apaixonar. Minha nota para River Raid é 10 de 10. Um dos melhores games do Atari sem sombra de dúvida

 

Lançamento das canecas FUEL e River Raid:

Eu particularmente sou tão apaixonado por esse game que tenho uma excelente noticia para dar a vocês leitores.

Acabamos de lançar as nossas canecas temáticas do game.

Caneca FUEL

fuel__25997_zoom

Clique na caneca e seja redirecionado para a loja

 

Caneca River Raid

 

RIVER_BRANCA__93419_zoom

Clique na caneca e seja redirecionado para a loja

Canecas de cerâmicas com acabamento de primeiríssima qualidade, as nossas canecas estão sendo vendidas através do nosso novo parceiro (AQUI).

Conseguimos encontrar um parceiro que já atua no mercado a um bom tempo e possui a qualidade que estávamos procurando para fornecer a um preço abaixo das canecas que se encontram por ai, elas podem ser adquiridas nas cores branca (R$ 14,99) ou preta (R$18,00). Lembrando que existe a taxa de frete que é pequena e muda de acordo com o CEP do morador.

Então se você também é um retrogamer, assim como eu, adquira a sua caneca desse incrível game e mostre pros amigos do trampo que você têm bom gosto.

Leandro Vallina
Formado em Comunicação Social. Tem como prioridade na vida cuidar da filha, jogar videogame, alimentar e passear com os cachorros, alimentar e passear com a esposa e jogar mais um pouco de videogame.

Leandro Vallina publicou 1166 posts. Veja outros.

Publicidade

  • Gu1lh3rm3Kun

    “Lembrando a todos que assim como a maioria dos games do Atari, o River Raid não tem final, ele apenas trava quando se chega a uma certa pontuação” Eu percebi essa cutucada ai, hein?
    Muito boa a análise de um dos jogos mais legais do console ^^

    Belas Canecas!

  • mau_franco

    Só para não deixar essa provocação sem resposta. hehe!

    River Raid tem sim um final como explicado no FGCast #14

    http://filmesegames.com.br/2012/fgcast-14-atari-2600/

    Ninguém me contou..eu vi.