[C:\Jogos>] 4-D Sports Boxing, poucos polígonos, muita diversão

Ninguém discute que a Eletronic Art tradicionalmente é considerada a distribuidora pioneira de jogos esportivos para computador. Seu logo (EA Sports) e sonoridade da marca lembravam muito a do canal ESPN que, à época do “cd\jogos”, era algo distante da nossa realidade no Brasil.

Em 1990, já tinham lançado “Low Blow” (Synergic Software), que tinha feito muito sucesso por se tratar de um jogo de boxe que trazia alguns itens diferenciados da luta, como treino com “sparring”, e os golpes baixos, pelo qual era denominado o jogo.

No ano seguinte, a EA lança o título que considero o mais fantástico jogo de boxe dessa geração: 4-D Sports Boxing (Distinctive Software, 1991).

4-d-boxing_14 4dbega_009

Pra começar, o jogo era totalmente poligonal, trazendo uma perspectiva 3d que estava ainda começando nos games (e sabe-se lá por que cargas d’água ele se chama 4-D). Na introdução, era apresentado o ring, muitos flashes lutadores, e uma música Midi bem metálica e de certa forma cansativa (mesmo porquê tocava sem parar ao longo do jogo).

O jogador, antes de mais nada, escolhia e montava seu avatar. Ao longo das lutas, ele ia adquirindo agilidade, força, resistência. Os treinos eram escolhidos pelo usuário, e era o que ditava a progressão do seu lutador (corda, speedbag e saco de areia)

Cada luta era marcada a partir de desafios, conforme o ranking do lutador.

 

4-d-boxing_5 4-d-boxing_3

Na hora da luta, o jogo não deixava nada a desejar. O jogador tinha toda a área do ring pra trabalhar. Havia variações de golpes, como jabs, ganchos, diretos e cruzados. Tinha também provocações e comemorações, algumas com alusões à la Mohamed Ali. No fim da luta, a manchete de jornal anunciava o vencedor.

Como o processamento 3D ainda estava começando, a luta era  um momento crítico para o processador, e nem todo computador aguentava. Por isso, existia o recurso de desligar algumas funções (como torcida, por exemplo).

Aos amantes do Boxe e do abandonware, 4-D Sports Boxing é meu título recomendado!

4dbega_0364-d-boxing_6

Luke
Tem hobbies demais, tempo de menos, fã inveterado de música, filmes e games

Luke publicou 14 posts. Veja outros.

Publicidade