[C:\Jogos>] 4-D Sports Boxing, poucos polígonos, muita diversão

Ninguém discute que a Eletronic Art tradicionalmente é considerada a distribuidora pioneira de jogos esportivos para computador. Seu logo (EA Sports) e sonoridade da marca lembravam muito a do canal ESPN que, à época do “cd\jogos”, era algo distante da nossa realidade no Brasil.

Em 1990, já tinham lançado “Low Blow” (Synergic Software), que tinha feito muito sucesso por se tratar de um jogo de boxe que trazia alguns itens diferenciados da luta, como treino com “sparring”, e os golpes baixos, pelo qual era denominado o jogo.

No ano seguinte, a EA lança o título que considero o mais fantástico jogo de boxe dessa geração: 4-D Sports Boxing (Distinctive Software, 1991).

4-d-boxing_14 4dbega_009

Pra começar, o jogo era totalmente poligonal, trazendo uma perspectiva 3d que estava ainda começando nos games (e sabe-se lá por que cargas d’água ele se chama 4-D). Na introdução, era apresentado o ring, muitos flashes lutadores, e uma música Midi bem metálica e de certa forma cansativa (mesmo porquê tocava sem parar ao longo do jogo).

O jogador, antes de mais nada, escolhia e montava seu avatar. Ao longo das lutas, ele ia adquirindo agilidade, força, resistência. Os treinos eram escolhidos pelo usuário, e era o que ditava a progressão do seu lutador (corda, speedbag e saco de areia)

Cada luta era marcada a partir de desafios, conforme o ranking do lutador.

 

4-d-boxing_5 4-d-boxing_3

Na hora da luta, o jogo não deixava nada a desejar. O jogador tinha toda a área do ring pra trabalhar. Havia variações de golpes, como jabs, ganchos, diretos e cruzados. Tinha também provocações e comemorações, algumas com alusões à la Mohamed Ali. No fim da luta, a manchete de jornal anunciava o vencedor.

Como o processamento 3D ainda estava começando, a luta era  um momento crítico para o processador, e nem todo computador aguentava. Por isso, existia o recurso de desligar algumas funções (como torcida, por exemplo).

Aos amantes do Boxe e do abandonware, 4-D Sports Boxing é meu título recomendado!

4dbega_0364-d-boxing_6

Luke
Tem hobbies demais, tempo de menos, fã inveterado de música, filmes e games

Luke publicou 14 posts. Veja outros.

Publicidade

  • bolapucc

    cara, tinha a visão da luva

    • Lukesilva

      Eu não era muito fã dessa visão. Achava meio tosca, mesmo pra época.

  • mau_franco

    Esse game é sensacional!

    Eu lembro que os movimentos eram lentos, mas a medida que vctreinava pra ganhar speed a sua velocidade era aumentada gradualmente…
    Tanto que este trino era muito mais importante que o de força…

    Joguei muito isso…

    Bela lembrança!

    • Lukesilva

      Puts, e no meu computador que eu tinha que desligar quase todos os gráficos… Não tinha speedbag que desse conta!

  • Karlos Kusunoki

    Um dos jogos que mais joguei, com toda a certeza!

    Obrigado por lembrar de um jogo tão bom assim!

    • Lukesilva

      Eu gostava de jogar contra meu irmão, só pra ficar profovocando com o lutador… Hehe
      Um abraço

  • Luiz

    Adorava esse jogo, achava demais, desde a trilha sonora, até o conceito de evolução da personagem, que na época era uma grande novidade pra mim. Ainda tenho ele guardado, mas acho que jogá-lo atualmente, não deve ser muito legal, é lento demais.

  • Gustavo Dias Estevam Leal

    eu tinha esse jogo. peguei de um amigo em alguns disquetes. mas ue lembro que pra jogar ou rpa entrar nas lutas voce tinha que acertar uma pergunta e eu sempre errava rsrsrs ate um dia que revirando os arquivos nos disquetes eu vi que as respostas das perguntas estavam lá, num texto. rsrsrs

    • mau_franco

      Muito bem lembrado essa das perguntas Gustavo. Que forma mais tosca de evitar a pirataria. hehehe!!!
      Eu lembro que o cara que me vendeu o jogo pirata tb me entregou um xerox com as perguntas e respostas…eram poucas…depois de um tempo jogando eu meio que sabia todas elas já. hahaha!