[C:\Jogos>] UFO: Enemy Unknown

No futuro próximo, os alienígenas estabeleceram contato hostil com a Terra. As aparições são constantes, ataques frequentes e a invasão do planeta iminente. São diversas raças de diferentes planetas, unidos com o intuito de dominar nossa espécie. Esse é o contexto em que começa UFO: Enemy Unkown (Microprose, 1993), também conhecidos como (também conhecido como X-Com: UFO Defense e X-COM Enemy Unknown).

X-COM_-_UFO_Defense_Coverart

A trama se passa em 1998, com a força tarefa (X-Com) criada pelos países para contra-atacar a Ameaça Desconhecida.

O objetivo do jogador é desenvolver seu quartel general, que consiste em treinar o exército, contratar engenheiros, produzir armas, e desenvolver pesquisa baseada nos artefatos alienígenas. A engenharia reversa é a base do desenvolvimento de todo o arsenal dos X-Com.

Simultaneamente, ocorrem as invasões, e é aí que se desenvolve a parte que tornou o jogo um sucesso no gênero de terror. O exército desembarca no território ocupado, seja ele uma floresta ou cidade, e num mapa obscuro neutralizar e se possível capturar espécies e artefatos alienígenas. Nessa parte, o jogo passa ter o formato de estratégia em turnos, com boa parte dos movimentos alienígenas sendo ocultos aos olhos dos X-Com, o que rende muito suspense e alguns sustos.

_UFO_scharov ufo3
screenshot656-1 ufo2

Ao longo do enredo, a força tarefa vai adquirindo novas tecnologias: armas a laser e plasma, aeronaves de grande velocidade e agilidade. A batalha final deste épico se passa em Marte, com a invasão da Cydônia (região conhecida como “O Rosto”).

O jogo deu origem as sequências X-COM: Terror from the Deep, X-COM: Apocalypse, X-COM: Interceptor, X-COM: First Alien Invasion, X-COM: Enforcer. Foram lançados também posteriormente títulos para o Playstation, e atualmente algumas das suas sequências podem ser adquiridas pela Steam Network.

Num título que combinava estratégia e terror, UFO foi dos grandes jogos da sua época.

Luke
Tem hobbies demais, tempo de menos, fã inveterado de música, filmes e games

Luke publicou 14 posts. Veja outros.

Publicidade