Corman’s World: Exploits of a Hollywood Rebel – [Tem que Ver Isso Aí!]

Alguns artistas se notabilizam pelas grandes obras que fizeram inseridos no mainstream hollywoodiano. Outros fazem do underground seu meio de vida e acabam se tornando lendas do meio. Nessa categoria se encontra o diretor, roteirista e produtor Roger Corman.

corman4

Responsável por um sem-número de obras do cinema B de exploitation a partir dos anos 60, o cineasta foi homenageado em 2011 com o documentário Corman’s World: Exploits of a Hollywood Rebel, que realiza um apanhado sobre sua carreira, mostrando como estava à frente de todos ao realizar filmes voltados para o público jovem.

corman8

Suas produções de baixíssimo orçamento, mas de alta criatividade, acabavam compensando com o retorno que obtinham de bilheteria, transformando o pequeno estúdio American International Pictures em uma operação rentável e também em uma escola de cinema para jovens talentos que recebiam suas primeiras chances via Corman. E é emocionante ver a gratidão de seus “ex-alunos”, que partilham experiências e anedotas. Joe Dante (Gremlins), Jonathan Demme (O Silêncio dos Inocentes), Peter Fonda (Sem Destino), Ron Howard (Rush), Gale Anne Hurd (The Walking Dead) e Martin Scorsese são alguns dos criadores que prestam depoimento às câmeras.

corman6

Também é mostrado como, durante os anos 70, Corman cria a produtora New World Picture que, ao mesmo tempo em que produzia filmes como Piranha e Women in Cages, também distribuía as obras de Bergman, Fellini e Kurosawa.

corman3

Mas o destaque fica mesmo com Jack Nicholson, que rouba o filme ao contar chorando como durante dez anos foi Corman que o sustentou, insistindo em colocá-lo em seus filmes. Também é sintomático constatar o desprezo de Nicholson por Guerra nas Estrelas, filme que sinalizou o final das produções B de baixo orçamento da forma como eram realizadas até então – o que derrubou em muito a carreira de Corman.

corman2

Corman’s World: Exploits of a Hollywood Rebel
(idem, 2011)
D: Alex Stapleton
E: Roger Corman, Jack Nicholson e Martin Scorsese

Marcelo Paradella
Publicitário, redator e cineasta (quer dizer, no momento tenta escrever, produzir, dirigir e editar um curta pra concluir seu curso). Acredita piamente na Hipótese do Universo de Tommy Westphall, que Nós Vamos Invadir Sua Praia e Armação Ilimitada são os pontos altos da cultura jovem brasileira e que um apocalipse zumbi é inevitável.

Marcelo Paradella publicou 50 posts. Veja outros.

Publicidade