Decathlon – Atari [Botão Solitário]

O verdadeiro multiplayer.

d0

Ainda estranho quando ouço os meus amigos comentarem que passaram a madrugada inteira jogando Black Ops com a galera, nada contra os games FPS multiplayers, de vez em quando até jogo, mas nada vai trazer de volta aquela boa e velha sensação de jogar um bom game multiplayer com os amigos presentes na mesma sala.

Por isso decidi postar na coluna Botão Solitário de hoje o detonador de corações e joysticks Decathlon.

Jogo:

d1

No Atari tínhamos alguns bons jogos de esportes como: Boxe, Tênis e Futebol, mas o melhor deles com certeza era o Decathlon, que era exatamente um game de olimpíadas, onde podíamos disputar com até quatro amigos 10 modalidades olímpicas.

Modalidades:

100 metros rasos:

Digamos que é apenas para esquentar o punho, até porque o principal movimento que vai ser usado no jogo todo é exatamente de balançar a alavanca do controle de um lado ao outro, assim o seu personagem ganha velocidade para conseguir realizar as modalidades. Mas o 100 metros raso é bem curto e com certeza você não vai se cansar e ainda vai tratar bem do seu Joystick.

 

Salto a distancia:

d4

Também é uma modalidade simples, porém testa um pouco o reflexo do jogador, basta correr bastante e apertar o botão de pulo na hora certa.

 

Arremesso de peso:

d7

Assim como o salto a distância, o que importa é a velocidade alcançada e o tempo exato de apertar o botão, sem pisar na linha.

 

110 metros com barreiras:

dsalto

A coordenação motora vai pro saco literalmente, você tem que correr e pular as barreiras. Parece simples, mas muitos cometem um grande erro nessa parte, inclusive eu, ao chegar próximo para pular as barreiras você não pode parar de correr (chacoalhar o controle) e é isso que todo mundo faz.

Ao cometer esse erro (parar de correr) o boneco perde o impulso a poucos instantes da barreira e pula em cima da barreira, tropeçando na mesma. São poucas as pessoas que conseguem completar essa modalidade sem derrubar nenhuma delas.

 

Lançamento de disco:

Como os cartuchos do Atari não tinham muito espaço para armazenamento, os produtores colocaram algumas modalidades bem parecidas, o lançamento de disco é bem parecida com o lançamento de peso, a única diferença é que o seu personagem fica rodopiando antes do arremesso do disco.

 

Lançamento de dardos:

Também é bem parecida com o lançamento de disco ou peso só que tem um pouco mais de espaço para pegar impulso antes de jogar o dardo.

 

400 metros rasos:

Aqui você já começa a perceber que para ganhar dos amigos alguns sacrifícios terão que ser feitos, e o seu joystick é um deles, desce o braço nesse controle, mas guarde energia para o final.

 

Salto em altura:

d6

Hora de furar seu personagem com uma estaca no meio das costas… É isso que ira acontecer se você pular muito longe do local ideal. Pegue velocidade e chegue bem próximo para pular e não esbarrar no travessão.

 

Salto com vara:

dsalto com vara

Hora da apelação (para alguns), isso por que essa modalidade possui uma dica muito traiçoeira (pra quem não conhece.kkk). Tome impulso e corra em direção ao colchão, coloque a vara no lugar exato e após o seu boneco soltar da vara continue apertando desesperadamente o botão de pulo. Desça forma você vai praticamente voar nessa modalidade e atingir altas pontuações. O que vai deixar os seus amigos bravos por estar cometendo tal apelação, já que essa prática ilícita pode fazer você disparar no placar final do jogo.

 

Prova dos 1.500 metros:

A melhor prova do jogo, e a mais comentada.

Não precisa se preocupar com o botão de pulo, essa prova mostra o Forest Gump que existe em você, afinal você só precisa correr, e correr muito.

Uma prova longa onde os seus amigos vão cansar de assistir você jogar, mas a parte mais legal está no final da prova, após você percorrer quase 3 minutos e prova e estiver na parte final, ai sim terá o grande desafio do game, quando você ultrapassar os 1.300 metros você terá que dar o SPRINT final, em outras palavras, você vai deitar no chão de tanta dor nos braços, e provavelmente tentará trocar de braço para continuar concluir a prova.

Gameplay:

 

Conclusão:

O game possui bons gráficos, com uma imagem bacana da parte de dentro do estádio e a parte sonora também é caprichada, com destaque para volta olímpica no final com música, mas o que faz Decathlon ser o grande clássico do Atari é exatamente a possibilidade de passar algumas horas confrontando os amigos para ver quem faz a melhor pontuação em cada modalidade, ou no geral de todas.

A cada geração de consoles são lançados novos games esportivos com essa mesma temática, mais em breve iremos falar também da Califórnia Games (Jogos de Verão) que saiu para 8 e 16bits. Mas nenhum jogo de olimpíadas conseguiu alcançar o sucesso que Decathlon alcançou, o mais estranho é que até hoje, na geração Xbox 360 e PS3, ainda não conseguiram fazer uma forma diferente de correr senão a mesma usada no game do Atari, ou seja, antes quebrávamos joysticks de Atari e hoje quebramos joysticks Dualshocks de PS3. Como vocês podem ver nesse vídeo analise que fizemos há algum tempo atrás.

Minha nota para Decathlon é 10 de 10, não tinha como ser outra.

Bom game.

Gameplay Summer Challenge

Leandro Vallina
Formado em Comunicação Social. Tem como prioridade na vida cuidar da filha, jogar videogame, alimentar e passear com os cachorros, alimentar e passear com a esposa e jogar mais um pouco de videogame.

Leandro Vallina publicou 1108 posts. Veja outros.

Publicidade

  • mau_franco

    A prova dos 400 metros era disparada a pior, os 1500 mts vc só corre mesmo os 200 finais. Mas os 400 era sprint do inicio ao fim.

  • danielgfm

    Quer destruir o seu controle? Esta é a ótima opção!