Apresentação2 232x300 Filmes de Páscoa

FELIZ PÁSCOA!

Hoje é dia de comemorar essa data ao lado da família, comer muito chocolate e se ainda der tempo, assistir a um filme. Por que não escolher um filme de acordo com a data. Pensando nisso, proponho algumas sugestões sobre “filmes de Páscoa”.

Como a data é importante para os cristãos, nada melhor do que começar essa lista com títulos sobre a paixão e ressurreição de Jesus Cristo.

O mais óbvio é mesmo “A paixão de Cristo” de Mel Gibson, lançado em 2005. O controverso filme relata as últimas 12 horas na vida de Jesus e apresenta uma versão violenta e bastante realista dos fatos. Não mostra muito da ressurreição do Messias, mas é importante ser assistido nessa época de reflexão para todos os seguidores do Cristianismo, mesmo que a forma como os fatos são mostrados, provoque ainda hoje, reações tempestuosas nas pessoas.

59 222x300 Filmes de Páscoa

“A Paixão de Cristo” conta as 12 últimas horas da vida de Cristo de forma realista e violenta.

O filme de Gibson foca num período específico da história de Cristo, por isso, é bastante singular. Outros dois exemplos de produções sobre Jesus, essas focando quase todos os momentos importantes de sua trajetória na Terra, e por isso mesmo, filmes mais didáticos sobre o assunto são “O Rei dos Reis”, de Nicolas Ray, lançado em 1967, e “Jesus de Nazaré”, de Franco Zeffirelli, produção de 1977. Este último foi lançado como uma minissérie e é considerado o filme mais longo sobre a vida de Jesus, apesar de não ser tido como o melhor filme sobre o tema, ao contrário do filme de Ray, que é visto por muitos como o filme definitivo sobre a saga de Cristo.

Em ambos os casos, a passagem da paixão, morte e ressurreição de Cristo, ocasionada na Páscoa Judaica, são mostrados de forma eficiente, de acordo com o que está escrito na Bíblia Sagrada.

King Of Kings Pt 223x300 Filmes de Páscoa

“O Rei dos Reis” é considerada a melhor adaptação da história de Jesus para o cinema.

jesusdenazarc3a9 225x300 Filmes de Páscoa

“Jesus de Nazaré” é a versão mais longa da história de Cristo.

“A última tentação de Cristo” (1988), de Martin Scorcese, e “Jesus Cristo Superstar” (1973), de Norman Jewison, são sempre lembrados quando o assunto é “filme sobre Jesus Cristo”. Mas se destacam mais pela forma como a história é contada e pelas polêmicas geradas desde os seus lançamentos.

Jesus christ superstar 1973 225x300 Filmes de Páscoa

A Última Tentação de Cristo 224x300 Filmes de Páscoa

“A última tentação de Cristo” e “Jesus Cristo Superstar” são versões controversas da vida de Jesus.

 Um exemplo divertido que mostra uma passagem sobre a Páscoa no período de Jesus é “A vida de Brian” (1979) de Terry Jones. A versão as história bíblica feita pelo grupo inglês Monty Python é cheia de ironias e sátiras políticas, como tudo que eles faziam. E é impagável a interpretação de Michael Palin, com seu Pôncio Pilatos com problemas de fala e por isso mesmo, ridicularizado por todos, incluindo seus centuriões.

Monty Phyton   A Vida de Brian 247x300 Filmes de Páscoa
“A vida de Brian” é um dos clássicos do grupo inglês Monty Phyton.
a vida de brian 300x187 Filmes de Páscoa

Muito bem! Eu vou LIBEGUITAGUI BGYAN!

Saindo da linha religiosa e partindo para um viés mercadológico comum nessa época, com seus coelhos, ovos de chocolate e tudo mais que a criançada gosta, vários filmes infantis e animações foram feitas sobre temas relacionados à Páscoa.

Um dos mais recentes é “HOP – Rebelde sem Páscoa” (2011), de Tim Hill, que realizou “Alvim e os Esquilos”. A animação conta a história de um jovem coelho que está sendo preparado para a missão de sua vida: ser o Coelhinho da Páscoa, mas na verdade, seu grande sonho é ser um famoso baterista de rock. Para conseguir realizar o sonho de seus pais, e seu próprio sonho, ele decide ajudar um rapaz a se tornar o entregador de ovos de chocolate oficial, mesmo que humano.

Capa Hop – Rebeldes sem Páscoa 211x300 Filmes de Páscoa

“HOP – Rebelde sem Páscoa” traz uma divertida aventura de coelhos.

Várias séries de sucesso na televisão têm seus especiais de Páscoa e alguns deles estão disponíveis em DVD, como “Cocoricó – Os avós e a charada dos ovos de Páscoa”, “Dora, a aventureira – A aventura de Páscoa de Dora”, Aventuras na Páscoa dos Baby Looney Tunes” e “Turma da Mônica – Um conto de Páscoa”. Todos esses filmes são divertidos e entretêm as crianças de todas as idades, pela qualidade na produção, os personagens carismáticos e evidentemente, a época que é bastante propensa para a diversão familiar.

baby looney tunes aventuras na pascoa dvdbr admin 223x300 Filmes de Páscoa toposite 230x300 Filmes de Páscoa DORA A AVENTURA DE PASCOA 246x300 Filmes de Páscoa

Cocoricó Os Avós e a Charada dos Ovos de Páscoa 210x300 Filmes de Páscoa

Diversas séries infantis de televisão têm seus especiais de Páscoa.

Looney Tunes” e “Turma da Mônica – Um conto de Páscoa”. Todos esses filmes são divertidos e entretêm as crianças de todas as idades, pela qualidade na produção, os personagens carismáticos e evidentemente, a época que é bastante propensa para a diversão familiar.

Um filme lançado ano passado, que não é propriamente de Páscoa, mas que tem em seu “elenco”, o próprio Coelho é “A origem dos Guardiões”, de Peter Ramsey. A forma como o personagem é retratado, como um autêntico guerreiro, é divertida e diferente e foi bem aceita pela garotada, num dos melhores filmes de animação dos últimos tempos.

A Origem dos Guardioes Coelho da Pascoa cartaz 02 217x300 Filmes de Páscoa

“A origem dos Guardiões” mostra um Coelho da Páscoa bem diferente do tradicional.

Para os clássicos, “Desfile de Páscoa” (1941), de Charles Walterse, tem o casal Fred Astaire e Judy Garland numa romântica história passada na época de Páscoa, com muita dança, é claro.

Desfile De Páscoa 216x300 Filmes de Páscoa

“Desfile de Páscoa” vem do tempo dos grandes musicais do cinema.

E a última dica, por causa de um dos elementos mais celebrados na Páscoa, o chocolate, não poderia deixar de ser as duas versões de “A fantástica fábrica de chocolate”. Tanto a versão de Mel Stuart (1971), quanto a de Tim Burton (2005) merecem ser assistidas e apreciadas. Cada uma à sua maneira apresenta a bela história de esperança e mudança na vida do gentil e honesto Charlie. Com momentos engraçados e músicas divertidas, além de lições emocionantes, os filmes são obrigatórios.

A Fantastica Fabrica De Chocolate 235x300 Filmes de Páscoa

a fantásrica fábrica de chocolate 229x300 Filmes de Páscoa

Ambas as versões de “a fantástica fábrica de chocolate” são divertidas e emocionantes.

Então, com essas dicas sugeridas, pegue seus chocolates, reúna a família em frente à televisão e curta bons momentos nessa Páscoa. Aproveite ao máximo esses momentos e divirta-se. Aproveite para comentar esse post e sugerir outros filmes de Páscoa.

FELIZ PÁSCOA E BOM FILME!