Frostbite [Botão Solitário]

Não é errado afirmar que a Activision é uma das grandes responsáveis pelo sucesso do console Atari nos anos 80. Isso graças aos inúmeros jogos de altíssima qualidade que ela lançou na época. Eles são tão bons que são considerados verdadeiros clássicos, e entre eles podemos destacar Enduro, Megamania, H.E.R.O., Decathlon, Pitfall, River Raid e Seaquest.

Mas o game que iremos relembrar hoje é o viciante Frostbite ou “jogo do gelinho” como alguns chamavam.

Frostbite

frostbite_polyvox_cart_2

Cr$ 290,00 na Mesbla e você ainda reclama do preço do PS4

O game e a historia:

Você é um esquimó e precisa montar o seu iglu antes que a temperatura caia muito e você morra congelado. Peixes irão ajudar você, repondo a sua energia, mas caranguejos e até um urso polar irão atrapalhar a sua jornada.
Um game simples de tela única, mas nem por isso chega a ser chato ou monótono, muito pelo contrário, você precisa pular em fileiras de bloco de gelo que estão boiando em um lago, a cada pulo o seu iglu ganha um tijolo a mais, após várias subidas e descidas você consegue completar o seu iglu para finalmente descansar.

 fr3

 

Gráfico e som:
Em uma única tela você já consegue visualizar tudo o que ocorre no jogo, aonde você deve ir, os inimigos a enfrentar e o objetivo final.

Mesmo com tanta informação na tela o game passa um visual muito calmo. Podemos até falar que era a visão mais próxima do Polo Norte que a criançada daquela época tinha. Apesar da simplicidade dos gráficos era possível identificar cada um dos inimigos e se bobear o jogador até poderia ver uma espécie de por do sol no horizonte.

Na parte sonora o game era mais um daqueles que não tinham música, apenas efeitos especiais, mas esses efeitos serviam muito bem de trilha e conseguiam trazer o clima de tensão que o jogo e o desafio pediam.

Frostbite-12

 

Jogabilidade e desafio:
Andar e pular, esse é o comando da maioria dos jogos do Atari, mas nem por isso todos os jogos eram divertidos, só aqueles que conseguiam mesclar essa simples jogabilidade com um desafio crescente, e Frostbite fazia isso muito bem, com comandos até que rápidos para a época (mais rápidos do que o Pac Man, por exemplo) o jogador conseguia ir longe no game, e caso o mesmo morresse, ele não iria colocar a culpa no delay do joystick.

s_Frostbite_3

 

Conclusão:
Mais uma vez o Atari e principalmente a Activision nos ensinam que não é necessário grandes gráficos, e regras complicadas para se conseguir um excelente game. Na verdade uma das grandes características desse jogo é a simplicidade dele. Essa simplicidade foi responsável pelo seu sucesso entre a família do jogador, já que esse era um daqueles jogos que tanto os filhos como os pais adoravam jogar.

fim2

 

Minha nota para Frostbite é 9 de 10.

Comercial de TV:

 

Se você curte jogos antigos, visite as colunas Botão Solitário (Atari), NEStalgia (Nes) e 16 Bits Fever (Mega/Snes).

Até a próxima e bons jogos.

Fui pro game…

Leandro Vallina
Formado em Comunicação Social. Tem como prioridade na vida cuidar da filha, jogar videogame, alimentar e passear com os cachorros, alimentar e passear com a esposa e jogar mais um pouco de videogame.

Leandro Vallina publicou 1149 posts. Veja outros.

Publicidade

  • mau_franco

    Este é Top 3 com certeza…Não terminei, mas só por que não tinha fim…mas sempre fui “o melhor da turma” nesse aí. heheheh

  • Edson Almeida

    Aê Leandro.

    Ótimo jogo. Passei várias horas jogando “Frostibiti ou gelinho” (que era como o chamava na época).
    Esse jogo, como muitos do Atari, testava demais o nosso reflexo!.
    Leandro esqueceu de mencionar que o botão mudava a a direção do bloco de gelo quando você estava em cima.

    Um abraço

  • Pingback: FILMES E GAMES - E tudo sobre a cultura POP | Boxing, Skiing, Ice Hockey e Tennis - Activision [Botão Solitário]()