Heima e um pouco de Sigur Rós

sigur_ros_by_just_shant

Sigur Rós é uma banda de post-rock originária da Islândia e formada no ano de 1994. Com elementos melódicos e clássicos, é muito conhecida por suas músicas calmas e emotivas, além do falsete do vocalista Jónsi e o fato de usar arco de violoncelo para tocar guitarra, conseguindo um som que é marca registrada da banda. Além disso, eles tem um vocabulário próprio denominado Vonlenska, algo parecido com o termo “esperancês”, que serve somente para dar ritmo e melodia, não possuindo uma gramática específica, entretanto, nem todas as músicas são nessa língua.

Eles possuem 7 álbuns de estúdio, duas compilações e dois EP’s, lançados desde 1997 até 2013. Além de todos esses álbuns e o sucesso consolidado pelo mundo, a banda possui dois longas: Heima, um documentário que acompanha a banda no final de uma turnê e Inni, a gravação de um show que ocorreu no ano de 2008.

 

SigurRos1

 

Heima significa “em casa” e é exatamente isso o que vemos no modo como a banda se sente a vontade nos depoimentos sobre o final da turnê do álbum Takk…, que concedeu concertos gratuitos na Islândia.

Mesclando música com as belas paisagens do país, o documentário feito por eles próprios, traz seus integrantes contando como foi a experiência de tocar no mundo todo depois do sucesso que foi ter uma de suas músicas na trilha sonora de Vanilla Sky, filme com Tom Cruise, Cameron Diaz e Penélope Cruz, e voltar à Islândia para fazer shows grátis para seu povo.

É um espetáculo visual. Há certas cenas em que a música se adequa tão bem ao cenário natural, que entramos em estado de êxtase. Para os fãs da banda é quase impossível não ter lágrimas nos olhos devido tanta beleza e simplicidade.

Os concertos em pequenas cidades são quase obras-primas: a céu aberto ou, um dos que achei mais sensacional, dentro de uma antiga fábrica de peixes, atraindo centenas de pessoas de várias idades. As câmeras captavam vários rostos desconhecidos na multidão, várias reações diferentes e a admiração do povo.

O show final na capital da cidade, Reykjavík , foi a maior exibição da banda durante esse final de turnê. É sensacional o modo como minutos antes do fim, uma cortina branca cobre o palco e mostra imagens aleatórias, psicodélicas. E o depoimento de Jónsi, depois de um corte dos aplausos, falando sobre a avó de um dos integrantes que achava que sua TV estava com problemas por causa das imagens, é bem engraçado.

Heima é um espetáculo visual, digo e repito.

A música mais tocada deles em filmes e séries é Svefn-G-Englar, já reproduzida nos longas Vanilla Sky, A Última Hora, Ben X e nas séries CSI: Investigação Criminal e V:Visitors, entre outros.

 


heima-still8

heima-still

extras4

heima-still10

heima-still15

Stefanny Oliveira
Formada em Letras Língua Portuguesa, faz Jornalismo e é viciada no Twitter. Vive nos cinemas e adora dar uma de crítica profissional. Assiste mil séries ao mesmo tempo e sempre tem um comentário na ponta da língua para cada uma delas. Nerd assumida e tudo por culpa do Tony Stark. Ama música e sempre está com seus fones de ouvido pra onde quer que vá. Ouve principalmente Indie Rock e odeia quem comete o homicídio de seus ouvidos.

Stefanny Oliveira publicou 194 posts. Veja outros.

Publicidade