Keystone Kapers [Atari] – Botão Solitário

Escadas rolantes ou elevador?

k2

Essa escolha pode fazer toda a diferença no game Keystone Kapers, um dos jogos mais bem elaborados e divertidos do Atari. E será o game a ser relembrado na nossa coluna Botão Solitário.

 

Keystone Kapers

k1

 

O game e a história:

No Atari nós não estávamos acostumados a jogar games muito com cenários complexos, a grande maioria dos jogos não tinha um cenário, o seu personagem ficava perdido ou em um fundo preto ou algo bem simples.

k5

Keystone Kapers é uma game de ação side scrolling que mudou todo esse conceito. O jogo tem um cenário com elementos bem elaborados em que se interage com boa parte deles.

Você é um policial e está dentro de um supermercado na captura de um bandido, no meio do seu caminho existem obstáculos como carrinhos de compras, aviões de brinquedos, bolas e outros objetos. Algumas recompensas também podem ser coletadas como as bolsas de dinheiro que o bandido deixou no meio do caminho.

O jogo teve seu principal personagem (o policial) baseado na série de filmes de comédia pastelão do cinema mudo, Keystone Cops, que eram uma turma de policiais desengonçados que perseguiam os bandidos pela cidade, mas sempre destruíam tudo no seu caminho.

Gráfico e som:

k6

 

 

Um jogo feito com capricho, onde a limitação do console não era empecilho para os produtores. Por mais que existisse apenas um único cenário do game, a cada avanço de fase o game sempre apresentava algo novo, ou um obstáculo ou um complemento do cenário.

Infelizmente esse era mais um game que não possuía trilha sonora e apenas efeitos sonoros, o que se ouvia era os passos do policial e algum outro efeito quando o mesmo pulava ou pegava algum item, como era normal não ter músicas na maioria dos jogos do Atari, isso não prejudicava em nada a diversão do game.

Jogabilidade e desafio:

Correr para esquerda ou direita e pular os objetos, parece simples, mas a cada etapa vai ficando cada vez mais difícil.

k8

 

 

Outro detalhe interessante é que na parte de baixo do game tem um mapinha, onde é possível ver a sua localização e a do bandido. Isso vai ser primordial na hora de escolher entre pegar a escada rolante ou o elevador. E caso você não “trave” na hora de pegar o elevador (basta colocar o controle pra cima na frente dele) você ainda corre o risco de aparecer na frente do bandido e isso irá fazer com que ele volte o caminho. Caso isso ocorra você terá que pegar outra vez o elevador para descer um andar.

Keystone Kapers é viciante justamente por começar de maneira simples e fácil, mas vai aumentando a dificuldade de forma a provocar o jogador.

Conclusão:

k3

Com certeza está no Top 10 de qualquer apaixonado pelo Atari, mais um game da safra de excelentes jogos que a Activision lançou naquela época de ouro.

Minha nota para Keystone Kapers é 9 de 10.

 

Gameplay:

 

Comercial de TV:

 

Se você curte jogos antigos, visite as colunas Botão Solitário (Atari), NEStalgia (Nes) e 16 Bits Fever (Mega/Snes).

E ouça aos podcast que gravamos desses consoles clássicos.

FGcast Atari AQUI.

FGcast Mega Drive AQUI.

FGcast Nintendinho AQUI.

Até a próxima e bons jogos.

Fui pro game…

Leandro Vallina
Formado em Comunicação Social. Tem como prioridade na vida cuidar da filha, jogar videogame, alimentar e passear com os cachorros, alimentar e passear com a esposa e jogar mais um pouco de videogame.

Leandro Vallina publicou 1033 posts. Veja outros.

Publicidade

  • Niva

    Comecei jogando games com KEYSTONE KAPERS. Bons tempos.