LIMBO – [Gelo na Espinha]

O jogo deste mês não é considerado um terror, mas é sombrio o suficiente para dar Gelo na Espinha.

limbo-title

No início do ano passado falamos sobre essa maravilha dos jogos independentes (Clique aqui para ler a análise passada), e diferente análise para relembrar este game não poderia faltar aqui no Gelo na Espinha.

Limbo é um jogo de puzzles em plataforma desenvolvido pela produtora dinarmaquesa Playdead. Ele foi lançado em julho de 2010 como um jogo Xbox Live Arcade, mas após o contrato de exclusividade com a Microsoft vencer, o game foi lançado também para a Playstation Network e Steam e recentemente para iOS.

História? Que história?

Os pontos fortes do jogo são a jogabilidade e o visual, já que a história pode ser contada com uma linha: “Um garoto acorda em uma floresta e parte em busca de sua irmã desaparecida”. Fim da história.

Não espere jogar e criar laços emocionais com o personagem, sentindo a angústia dele em busca da irmã e esperando encontrá-la logo para fugirem daquele lugar horrível. Não, nada disso fica presente no jogo. A sacada real está nos quebra-cabeças, que fazem o jogador forçar ao máximo sua mente para tentar resolver os enigmas presentes. As vezes chega a ser tentadora a vontade de buscar algum detonado ou pedir uma ajudinha ao “tio Google”.

limbo

O Limbo na Igreja Católica, é “um lugar fora dos limites do Céu, onde se vive de forma esquecida e sem a visão plena da eternidade e privado da visão beatificada de Deus”.
Fonte: Wikipedia

A falta de uma narrativa firme no jogo faz com que os jogadores criem suas teorias sobre a história. Muitos acham que o garoto e a irmã estão mortos, outros dizem que o garoto está em uma jornada através do inferno para alcançar o céu. São muitas teorias cabíveis em relação ao enredo do jogo e a própria produtora disse que essa foi a intenção ao deixar um vazio tão grande nesse quesito, justamente para os jogadores imaginarem uma história.

limbo-game-art

Sofri muito nessa parte.

Resumindo, LIMBO é aquele tipo de jogo que você joga por puro desafio ou diversão (ou os dois) e que quando acaba dá aquele sentimento de que poderia ter mais. E se você é uma pessoa que gosta de exercitar a mente com puzzles bem complicados, você TEM que jogar.

Minha nota para LIMBO é: 9/10.

Site oficial: http://limbogame.org/

Trailer do jogo:

Rhuan Passos
Estudante de Comunicação Social que sonha em ser diretor de cinema, ou quem sabe um escritor bem sucedido. Apaixonado por cinema e videogames desde que se entende por gente. Atualmente está escrevendo um livro sangrento sobre apocalipse zumbi.

Rhuan Passos publicou 24 posts. Veja outros.

Publicidade

  • keymi

    *-*