[NEStalgia] Super Mario Bros (NES)

Super Mario Bros, devemos tudo a ele.

Mario

Super Mario Bros não foi o primeiro jogo de plataforma, aliás já tivemos no Atari alguns bons games desse mesmo estilo e posso citar dois excelentes games, Smurfs e Bob vai pra casa (em breve falaremos sobre eles por aqui). Mas o game da Nintendo foi uma incrível evolução desses games de plataforma do Atari.

Você pode ser Seguista, Caixista ou Sonysta, mas uma coisa você tem que reconhecer: Se não fosse o encanador bigodudo, talvez os vídeo games não tivessem recuperado o folego após a “crise” dos videogames provocada nos anos 80 por games de péssima qualidade como o E.T. por exemplo.

Um jogo simples, mas cativante ao extremo, Super Mario Bros foi a salvação de muitas crianças já que naquela época ainda não existia muito difundido o conceito de alugar fitas e os cartuchos eram relativamente caros. Praticamente as crianças só ganhavam os seus jogos em 2 épocas do ano, aniversário ou natal. Por isso uma escolha bem feita podia representar horas e horas de diversão ou minutos de lamentação.

E Super Mario Bros foi a salvação de muitos jogadores que possuíam apenas um cartucho (este cartucho) e graças a excelente jogabilidade, não se cansavam de jogar.

Já estava na hora de adicionarmos à nossa coluna NEStalgia o game que foi um verdadeiro marco na historia dos games.

Super Mario Bros – NES

capa mario

Criado por Shigeru Myamoto em 1985 para os consoles NES, Super Mario Bros foi um dos games que mais influenciou os jogos de videogame, apos o seu sucesso ele teve inúmeras continuações e versões para outros consoles da Nintendo.  Apenas na plataforma NES, ele vendeu mais de 40 milhões de copias.

O jogo:

mario graficos

Parece algo simples, que até já foi feito antes, porém extremamente viciante. Um jogo de ação lateral onde o seu personagem precisa passar por diversos desafios, entre eles, coletar moedas, cogumelos, pular em cima de inimigos, e evitar cair em buracos.

A interação com parte do cenário (quebrar os blocos) foi apenas um dos segredos para o excelente fator replay desse jogo, afinal isso demonstrava que existia muitos itens a serem descobertos pelas fases.

História:

super_mario_bros_end1

Não podemos considerar um clichê, afinal, se não foi o primeiro, muito provavelmente foi um dos primeiros games a usar a boa e velho historia da princesa raptada que precisa ser salva. No Reino dos cogumelos a bela Princesa Peach foi rapta pelo Bowser e só os irmãos Mario tem a capacidade de salvá-la.

Personagem:

mario aparição

Mario Bros já tinha aparecido no game do Donkey Kong como o Jumpman, mas foi apenas nesse game que ele ganhou um nome, uma historia e uma verdadeira personalidade.

Gráficos:

mario grafico

mario grafico2

smb41

mario grafico7

Cores alegres e divertidas fizeram desse game uma grande referência, não que seus gráficos estivessem acima da sua geração, mas uma das principais diferenças era exatamente a variação de cenário.

No inicio você começa jogando em uma fase com o dia ensolarado, logo mais pra frente você entra em uma espécie de mina, a próxima fase é aquática, em outro mundo você estará apenas pulando em penhascos, ou percorrendo fases noturnas, e no final de cada mundo você irá desbravar um castelo.

Apesar da limitação do console e seus polígonos. Era possível diferenciar facilmente os itens que apareciam na tela.

Som:

mario som

Este jogo tem um grande diferencial, mesmo quem nunca jogou Super Mario Bros, reconhece a música tema do jogo. Criação de Koji Kondo, as músicas deste jogo se popularizaram pelo mundo, sendo interpretadas por orquestras famosas ou fanfarras de escolas.

As músicas das fases seguem o mesmo “traço” da musica tema, com apenas algumas modificações. A trilha sonora de Mario Bros é alegre e vibrante e pode se dizer que também foi responsável pelo sucesso do game.

Jogabilidade:

mario desafio

O ponto alto do game. Se Mario conseguiu realizar uma façanha, essa foi a de virar referência para uma infinidade de games que vieram depois. Andar para a direita, pular em cima de inimigos para imobilizá-los ou exterminá-los, e encontrar itens escondidos batendo embaixo de blocos ou caixas de Power ups.

Um jogo simples onde qualquer criança pode dar os primeiros passos no mundo do videogame, apenas um direcional e dois botões, um de pular, outro para atirar (ou correr).

Desafio:

mario chefe

Após algumas tentativas, qualquer pessoa poderia passar a primeira fase, até aquela sua tia que nunca colocou as mãos em um joystick, um pouco de paciência e prática e pronto, ela já consegue pegar a bandeirinha do castelo da primeira fase, é claro que com o passar das fases o game vai ficando cada vez mais difícil, e terminar o jogo não é pra qualquer jogador, por mais que o chefe não dê muito trabalho (basta pular ele e abrir a ponte) apenas jogadores com certa experiência conseguiram terminar esse game.

Conclusão:

mario 3

Um jogo para todas as horas, divertido no ponto certo, com uma dificuldade moderada, Super Mario Bros é o jogo que agrada a família inteira.

Se você já jogou Super Mario Bros, com certeza ele deve estar na sua lista de Top 10 dos melhores jogos da sua vida, se não jogou você com certeza tem uma dívida com o mundo em aberto, vá jogar agora!!

Minha nota para Super Mario Bros é 10 de 10.

Nota do Autor: 10
Nota do público:(9 votos) 6.1
Dê a sua nota:

Fique com esse video rápido que eu gravei só para relembrar o game e a incrível trilha sonora.

Fui pro game…

 

Quem nunca….

Pegar a bandeira no topo dá 5.000 pontos

mario

 

Se você curte jogos antigos, visite as colunas Botão Solitário (Atari), NEStalgia (Nes) e 16 Bits Fever (Mega/Snes).

E ouça aos podcast que gravamos desses consoles clássicos.

FGcast Atari AQUI.

Capa

FGcast Mega Drive AQUI.

25-1

FGcast Nintendinho AQUI.

fgcast_fanpage nes

FGcast Resident Evil AQUI

FGCast-b

FGcast Exclusivos Sony AQUI

banner31-G

Até a próxima e bons jogos.

Fui pro game…

Leandro Vallina
Formado em Comunicação Social. Tem como prioridade na vida cuidar da filha, jogar videogame, alimentar e passear com os cachorros, alimentar e passear com a esposa e jogar mais um pouco de videogame.

Leandro Vallina publicou 1166 posts. Veja outros.

Publicidade