[Scary Shit] – Demônio (Devil, 2010)

Se ficar preso no elevador já uma coisa assustadora, imagine ficar preso no elevador com o demônio

devil_movie_poster_02

Sempre que ouvimos o nome de M. Night. Shyamalan, nos vem à mente os seus dois excelentes filmes,  “Sexto Sentido” e “Corpo Fechado” de 1999 e 2000, respectivamente. Mas o fato é que depois destas duas obras primas ele continuou trabalhando e fez algumas coisas boas, como “A Vila” e “Sinais” e algumas coisas péssimas, tendo se superado no inacreditável ”Fim dos Tempos”, um filme que nem o protagonista Mark Wahlberg consegue elogiar, tendo inclusive, em uma entrevista recente, citado o filme como o maior arrependimento da sua vida, e olha que ele já teve uma boy band chamada “Marky Mark and the funky Bunch”.

Ninguém discute que Shyamalan é um cara extremamente criativo, mas o fato é que as vezes suas idéias dão muito certo e as vezes dão muito errado.

demonio_2010_g

Em Demônio (nome bem traduzido do original “Devil”) ele consegue ficar em um raro meio termo, talvez por que ele não seja o diretor, neste ele assina apenas como roteirista e produtor, já a direção ficou a cargo de John Dowdle (de “Quarentena”, um remake totalmente desnecessário do excelente filme espanhol “REC”)

devil_04

No filme de 2010 cinco pessoas sem nenhuma ligação entre si, estão em um elevador em um grande prédio comercial quando, sem motivo aparente, o elevador emperra.

Film Title: Devil

Ninguém, nem de dentro nem de fora, consegue fazer o elevador andar e a medida que o filme passa percebemos que o elevador não sofreu nenhum problema técnico, ele foi utilizado pelo capeta para reunir e matar quatro pessoas, que não estão ali por acaso, elas tem um passado de pecados e chegou a hora de serem levadas para arder no inferno. O quinto elemento do elevador é justamente o tinhoso.

Diz a lenda que o demônio as vezes gosta de fazer isso, se fingir de humano e “brincar” com as pessoas antes de levá-las. Assim um a um, os ocupantes começam a morrer.

Durante os pouco mais de 80 minutos do filme, o background dos personagens é desvendado, obviamente de forma muito superficial, enquanto acompanhamos o detetive Bowden, o policial de plantão chamado para investigar o caso. Bowden, vivido pelo desconhecido Chris Messina, também tem um passado trágico, que de alguma forma se interliga ao dos ocupantes do elevador. Isso é apenas mais uma tentativa de Shyamalan de criar um clímax surpreendente, mas sem o resultado esperado. A grande revelação nos leva apenas a um “ah, tá bom então”.

7620801_4Ljv1

A grande diversão do filme realmente é tentar descobrir qual dos ocupantes do elevador é o cramunhão e qual vai ser o próximo a ir pro saco.

Infelizmente o filme não soube explorar a sensação de claustrofobia que poderia ser inferida aos expectadores por uma situação tão desesperadora. As cenas dentro do elevador se intercalam demais com tomadas externas o que acaba com o clima.

Outro ponto negativo é que todas as mortes ocorrem no escuro. Sempre que as luzes do elevador se apagam, alguém vai pra vala. Isso é até bem executado, mas pra quem é fã de gore, decepciona um pouco.

Apesar dos muitos defeitos, Demônio é um filme bem divertido, que deixa o expectador tenso enquanto descobre quem são aquelas pessoas, por que elas foram reunidas pelo demônio para morrer e, principalmente, qual dos personagens é o capeta em forma de gente.

devil

“Devil” é o primeiro filme da nova trilogia de Shyamalan, “The Night Chornicles” que promete explorar eventos sobrenaturais em ambientes urbanos atuais. Diverte, mas se o mestre por trás de “O Sexto Sentido” quiser voltar a ter seus filmes considerados marcos do cinema, tem que melhorar muito ainda.

Divirtam-se com o espetacular trailer legendado:

 

Mau Franco
Formado em ciências da computação e pós-graduado em administração e gerenciamento de projetos, trabalha 9 horas por dia em uma grande empresa. O pouco tempo que lhe resta é passado com sua esposa, filhos, cachorros, alguns poucos games e algumas centenas de filmes.

Mau Franco publicou 264 posts. Veja outros.

Publicidade

  • Aleluia

    Já vi!
    Com tantos filmes de terror recentes, esse fica até bem!
    Nota 6,5

    • mau_franco

      Eu daria uma nota um pouquinho maior, mas é isso mesmo..em relação ao que tem saído..

  • WILLIAN MONTANO RAMOS

    UM DOS POUCOS MELHORES DE FILMES DE TERROR.