[Scary Shit] No Limite da Realidade – Twilight Zone, The Movie

Twilight-Zone-the-Movie

Os mais velhos com certeza conhecem e os bem mais velhos com certeza eram fãs de um seriado que passou na TV americana de 1959  a 1964 chamado “The Twilight Zone” que teve um total de 156 episódios em 5 temporadas. No Brasil a série chegou muitos anos depois e se chamou “Além da Imaginação”.

Basicamente a série apresentava histórias de terror, ficção científica, suspense mas principalmente fantasia, e influenciou absolutamente todos os roteiristas e diretores que fazem filmes hoje em dia.

twilight-zone-movie

Se você não conhece a série deve assistir pelo menos alguns episódios (tem no Netflix) pois eles fazem parte da história e da cultura mundial, mas na coluna “Scary Shit” de hoje vamos falar especificamente a respeito do filme, produzido em 1983.

No Limite da Realidade (não sei por que não chamaram também de “Além da Imaginação”) contém quatro histórias distintas, sem interligação direta, dirigidas por quatro mestres consagrados, elas são precedidas por uma cena curta com Dan Aykroyd e Albert Brooks curtindo no carro uma música do Creedence, era pra ser apenas um prologo mas tem um final surpreendente.

Assim como o prólogo, o primeiro conto é dirigido John Landis, de “Um Lobisomem Americano em Londres” e é o único dos 4 segmentos não inspirado em um episódio da série original.

twilight zone the movie

Este primeiro trecho conta a história de um cara infeliz com a perda de uma oportunidade no trabalho, despejando todo seu preconceito e sua estupidez, praguejando em um bar contra negros, judeus e asiáticos. Quando ele deixa o bar se encontra na pele das vítimas de sua discriminação. Primeiro ele está na Alemanha nazista e é tratado como um judeu, depois nos EUA nas mãos da KKK sendo considerado negro (mesmo o ator sendo branco) e por último no Vietnã como um asiático.

É a clássica lição de “estar do outro lado” e não é o melhor episódio dos 4.

O segundo segmento é dirigido por Steven Spielberg, que estava bombando com E.T. mas acabou entregando o pior dos quatro episódios. Conhecemos um grupo de idosos em uma casa de repouso que ao receber um novo hóspede tem a oportunidade de voltarem a ser crianças. A história é bonitinha e passa uma mensagem interessante quando eles precisam decidir se querem permanecer jovens ou voltar a serem idosos, mas definitivamente não chega aos pés das outras.

twilightzone3

O  Terceiro segmento, dirigido por Joe Dante de “Grito de Horror” e “Gremlins” é o mais interessante do filme, conta com referencias divertidíssimas e alguns efeitos especiais datados (afinal estamos falando de 1985 e um baixo orçamento) mas divertidíssimos. O que aconteceria se uma criança tivesse poderes ilimitados, como um Deus, e ninguém para lhe impor limites? Este é divertidíssimo e chega a ter um clima de tensão.

tumblr_ll85ggCLHv1qz8gt5o1_500

Mas o melhor dos quatro episódios é, como não podia deixar de ser, o último. Dirigido por George Miller (de “Mad Max”). A história é famosa e já foi parodiada em diversos lugares como em um episódio especial de dia das bruxas dos Simpsons.

Um passageiro (John Lithgow na maior interpretação de sua vida) que tem horror a avião percebe que, em meio a uma terrível tempestade, há um “gremlin” na asa.

101

O filme fez um certo sucesso a ponto de ser o maior responsável pelo relançamento da série, já em 1985, mas ela durou apenas três temporadas e acabou definitivamente, pelo menos até agora. Não duvido, e torço muito para que em breve esta consagrada série volte com uma nova roupagem.

tumblr_mh0feiUvXQ1rsyaxxo1_500

Não é um filme assustador como eu costumo citar aqui nesta coluna mas tem seus momentos, e sem dúvida vale a pena ser assistido por quem é fã da série ou apenas curte belos contos criativos.

 

Trailer original:

Mau Franco
Formado em ciências da computação e pós-graduado em administração e gerenciamento de projetos, trabalha 9 horas por dia em uma grande empresa. O pouco tempo que lhe resta é passado com sua esposa, filhos, cachorros, alguns poucos games e algumas centenas de filmes.

Mau Franco publicou 270 posts. Veja outros.

Publicidade

  • leandrovallina

    eu sempre misturei esse filmes de várias histórias, como Amazing Historis e esse Twilight Zone, mas eu ADORO esses tipos de filmes, mas na minha cabeça eu tenho 3 contos incriveis como os melhores deles,

    O primeiro melhor conto que eu acho que é de Amazing histori ou Creepshow é aquele da mancha de oleo onde o cara fica em cima de uma plataforma de madeira.

    O segundo melhor conto é desse do bicho na asa do avião e o terceiro melhor conto (na minha cabeça, é claro) é aquela historia do Indio empalhado que toma vida, acho que é do Creepshow, afinal como eu disse, eu misturo todo essas séries.kkk Mas todas elas são sensacionais