[C:\Jogos>] SimCity – 1989 – A origem dos finais em aberto

Em vista do lançamento da última versão deste título, apresento a origem de uma das séries mais famosas de games para computadores e consoles: Simcity (Broderbund, 1989).

Lançado originalmente para computadores PC, Simcity foi um dos primeiros simuladores de vida cotidiana, diferentes dos habituais de corrida ou guerra. Introduzia-se um novo conceito, de “open-ended game” ou jogo de final em aberto (tradução livre), que quebrava o paradigma de um final vitorioso ou derrotado, e que norteou a criação de outros “Sims” que vieram em seguida.
imgres
O jogador assumia o papel do prefeito de uma cidade, que poderia ser contruida do zero, ou em algum modelo pré-determinado. Esse prefeito, era responsável por absolutamente todos os aspectos da cidade: terraplanagem, infra-estrutura elétrica, de transporte viário, ferro e aeroviário, bem como a delimitação das zonas urbanas de indútria, comércio e residencias. Também eram responsabilidades as construções de escolas, bombeiros e delegacias. Havia um orçamento específico a ser seguido, e cabia ao jogador administrar os ganhos e gastos, para que não houvesse um rombo no caixa. Pra atrapalhar, alguns desastres aconteciam de forma aleatória (ou proposital), o que ditava a dificuldade do jogo.

images1images
Com alguns gráficos rudimentares, as taxas de criminalidade, incêndio, educação, trânsito, dentre outros fatores, representavam as direções da administração.

SimCity1989
O jogo era basicamente em 2D, com um mínimo de perspectiva das contruções. O gráfico rodava em monocromático ou 16 cores, mas era suficiente para o bom entendimento. O somo era bastante limitado para a tecnologia da época, porém em um único evento (tráfico pesado) lançava-se mão de um sintetizador de voz rudimentar, o que soava bastante bizarro ao PC-Speaker e desproporcionado ao restante do áudio. Fora isso, era extremamente viciante. Não foi à toa que em 1994 lançou-se a sequência Simcity 2000, um grande sucesso devido aos gráficos revolucionários em placas super-VGA e VESA. Outras 4 versões foram lançadas, a última em Março de 2013.
Pra quem gosta de “Sims”, vale a pena conferir o título que deu origem ao estilo.

Luke
Tem hobbies demais, tempo de menos, fã inveterado de música, filmes e games

Luke publicou 14 posts. Veja outros.

Publicidade