Os Espíritos (The Frighteners) – 1996 [Túnel do Tempo]

Olá saudosistas de plantão!

Se eu escrever a seguir o seguinte nome: – Michael J. Fox – logo vem a cabeça o filme “De Volta para o Futuro”, certo? Ok.

E se eu escrever a seguir: – Peter Jackson – rapidamente vem à cabeça a sensacional trilogia “Senhor dos Anéis”, não é mesmo?

Agora imagine estas duas feras juntos em um só filme. Isso mesmo! Michael J. Fox é dirigido por Peter Jackson neste filme que considero um clássico dos anos 90. Estou falando do filme Os Espíritos (The Frighteners) de 1996.

TheFrighteners-1996

Então… Simbora!

O filme relata a história de Frank Bannister (Interpretado por Michael J. Fox), um arquiteto que entra em parafuso após perder a esposa em um acidente de carro.

Após o ocorrido, Bannister vê sua carreira encerrada de forma devastadora, e para completar, após o acidente, começa a ter uma incrível sensibilidade de ver espíritos de forma extremamente normal.

Bannister_Cyrus_Stuart

Algum tempo depois, Bannister ainda tenta correr atrás do sonho dele e de sua esposa que era a de ter uma casa, então ele vê a possibilidade de usar o tal dom para benefício próprio, ou seja, ele faria com que pessoas entrassem em contato com ele para que os ajudassem a expulsar espíritos que supostamente atacavam suas residências.

Como assim? Bem, Bannister contava com a cooperação de dois espíritos em questão. Um deles era Cyrus (Chi McBride), um cara que morrera na década de 70 e o outro, o desastrado Stuart (Jim Fyfe).

Stuart_Cyrus

Pois bem, estes fantasmas trambiqueiros entravam nas residências e provocavam atividades paranormais deixando seus habitantes aterrorizados e era nesta hora que “surgia” coincidentemente no local dos ocorridos, um cartão de prestação de serviços de Bannister. Nem sempre o truque dava certo, óbvio.

No decorrer da trama Bannister vai até uma pequena cidade para “ajudar” um casal que estaria sendo perturbado por fantasmas. Munido de um aparato pra lá de extravagante, na verdade era um rádio pequeno daqueles bem velhos de madeira com luzes mirabolantes e uma câmera esquisita nas mãos, lá está ele com um jargão bem definido cientificamente e uma representação bastante apropriada para cada situação.

OsEspiritos

trinialvarado

Bannister2

Bannister3

Alguns dias depois, estranhas ocorrências são relatadas onde pessoas começam a morrer de um misterioso surto de infarto, surto este que na verdade estava sendo acarretado pelo perturbado espírito de Johnny Charles Bartlett (interpretado por Jake Busey), um criminoso que provocou uma chacina em um hospital local vários anos antess. Bartlett na ocasião foi preso e condenado à morte na cadeira elétrica. Literalmente caberia à ele a famosa frase “Vaso ruim não quebra!”

JC_Bartlett

bartlett-2

A trama desenrola e Bannister se vê em meio a um inquietante jogo de morte onde a única pretensão do fantasma infernal de Bartlett era a de quebrar o mórbido recorde de assassinatos cometidos e para que o plano desse certo, Bartlett contava com uma ajudinha, uuuaaahahahahaaaaa.

Inteligente, Bannister percebe isto ao verificar que todas as vítimas do espírito maligno tinham um número cravado em suas testas, antes mesmo de morrer e isso apenas ele, com sua sensibilidade e poder mediúnico, conseguiria notar. Agora Bannister tinha em suas mãos um trabalhão de verdade na caça aos espíritos umbralinos.

Fantasma

Não há apenas cenas de perseguições, pancadarias, enfim, existem também várias cenas e falas engraçadas que são protagonizadas pelos ajudantes de Bannister e há também outros fantasmas bem hilários, entre eles o xerife Walt Perry do velho oeste (Troy Evans) e o alucinado sargento Hiles (R. Lee Ermey), e tem até um cachorrinho fantasma na parada. Efeitos pra lá de bacana.

 

Sheriff Walt

Xerife Walt Perry

Como se já não bastasse o tormento em que Bannister estava metido, ele ainda teria que aguentar a perseguição e as loucuras do arrogante e esquisito investigador especial Milton Dammers (interpretado por Jeffrey Combs).

investigador_milton

Dammers está na cidade investigando as estranhas mortes e leva a crer que Bannister seria o culpado pelas mesmas.

investigador_milton2

Estando em uma situação extremamente complicada, Bannister tem então uma ideia não muito simples, mas que acreditava que se o fizesse, conseguiria por um fim em toda esta situação. Ele se mataria e uma vez estando do lado de lá, poderia capturar Bartlett e interromper com as mortes. Ainda bem que sua parceira, a Dra. Lucy (Interpretada por Trini Alvarado), que também, diga-se de passagem, está marcada para morrer, tem outra ideia que é a de congelar Bannister e provocar sua morte temporária. Ufa! Rsrs.

numeros

Bannister-congelado

Opa! Vale lembrar também que Peter Jackson não apenas dirigiu este fantástico filme como também apareceu rapidamente na fita.

The Frighteners Peter Jackson

Os Espíritos é um filme que mistura comédia e terror com uma leve pitada de romantismo, o que faz deste filme um marco na história dos filmes sobre o assunto.

Até mais!

Os Espíritos (The Frighteners)

Direção: Peter Jackson

Julio Cesar
Administrador de empresa. Nas horas vagas curte um bom game e curte assistir juntinho com a esposa dezenas de filmes por semana. Gosta de instrumentos musicais como contra-baixo, sitar indiano e percussão. Seu maior objetivo como gamer é, um dia, ou em alguma galáxia distante, detonar Shadows of the Colossus!

Julio Cesar publicou 64 posts. Veja outros.

Publicidade

  • Rayana Lima

    Assisti esse filme há muito tempo atrás que nem me lembro de muita coisa, mas sei que tinha um lance bem mais de comédia que de terror. Achava até que a parceira dele era a Andie Macdowell. Vou assistir novamente. É um bom filme. Valeu por me lembrar dele!

  • leonardo

    os efeitos sao muitos bons , e o j fox esta otimo

  • Adriiana Lucia

    Gostaria muito de pode baixar ele mas não tem nem um site decente que não tenha que baixa algum programa pra libera o link.