Which – [Gelo na Espinha]

Which (Do inglês “qual”) é um puzzle game recomendado para quem aguenta fortes, porém breves, emoções.
screenshotod

Você acorda, há pássaros cantando e está uma manhã ensolarada e bonita do lado de fora. Tudo parece perfeito, não é? NÃO, porque você não tem ideia de onde está, mas sabe que precisa sair de lá o mais rápido possível. Encontrar uma forma de sair da sombria casa é basicamente a lógica de Which. 

O game é um indie com gráficos simples, porém bonitos, formados apenas com elementos em preto, branco e cinza, lembrando um pouco do game Limbo. Os efeitos sonoros e a falta de iluminação formam o clima tenso durante o jogo já que, diferente dos jogos independentes de terror de hoje em dia, não há nenhum monstro correndo atrás de você o tempo todo.

3024-570x427

Você acha que consegue sair?

História? Talvez

Uma coisa que me surpreendeu no jogo é que dá pra se perceber uma certa história durante a jogatina. Ao entrar em uma das salas, o jogador pode notar uma espécie de código (Imagem abaixo) que parece dizer que a porta só vai abrir se houver uma única pessoa para sair, ou seja, talvez o personagem não esteja tão sozinho quanto imagina… Será que ele vai ter que disputar essa chave com alguém? Talvez com alguém que estava preso lá a mais tempo? Dando sentido ao nome do jogo, podemos imaginar que o “Qual” se refira a “qual dos dois vai sair”.  Só jogando pra saber.

Código presente no jogo, afirmando que uma porta só abre para uma pessoa.

Código presente no jogo, afirmando que uma porta só abre para uma pessoa.

Um diferencial gráfico do jogo é a versão em 3D, que vem junto com o download da versão normal então, se você tiver um óculos 3D (e coragem), pode se arriscar a aumentar ainda mais a experiência de jogo.

Which conta com outro diferencial bem bacana na história, possibilitando dois finais ao jogo (ambos violentos e cheios de sangue), mas não posso falar muito sem dar spoiler então espero que vocês joguem e descubram.

Em geral o game é bem curto, mas é bem divertido, sombrio e inteligente.

Minha nota para Which é 6/10. (O game decepciona por ser muito curto e por não ter puzzles muito complexos, mas mesmo assim recomendo).

O criador de Which disponibilizou o game para download gratuito e você pode baixá-lo clicando aqui.

Trailer do jogo (Na versão em 3D):

Rhuan Passos
Estudante de Comunicação Social que sonha em ser diretor de cinema, ou quem sabe um escritor bem sucedido. Apaixonado por cinema e videogames desde que se entende por gente. Atualmente está escrevendo um livro sangrento sobre apocalipse zumbi.

Rhuan Passos publicou 24 posts. Veja outros.

Publicidade

  • mau_franco

    Parece bem assustador