Would You Rather – Crítica – [Scary Shit]

would-you-rather

Existe uma brincadeira muito comum em alguns países chamada “Would You Rather…”(que poderia ser traduzido como “O que você prefere…” que consiste basicamente em escolhas e dilemas…algo como “Você prefere beijar a Maria ou beber um gole de tequila”.

É com base nesta brincadeira que o filme de David Guy Levi é desenvolvido, mas é claro que, como estamos na coluna “Scary Shit” a coisa toma proporções muito mais violentas e sádicas.

file_204497_0_Would_You_Rather_Jeffrey_CombsNo filme de 2012 conhecemos Iris (Brittany Snow de “Todas Contra John”), uma mulher que abandonou sua vida para cuidar do irmão com leucemia e necessitando urgente de um transplante de medula. Sem dinheiro e com muito pouco tempo para achar um doador e salvar o irmão (sua própria medula não era compatível) ela recebe o convite de um milionário filantropo chamado Jeffrey Combs (Shepard Lambrick, o cientista louco de Re-Animator quase irreconhecível bem mais velho e com um belo bigode) que teria poder suficiente para colocar seu irmão em primeiro na lista de receptores de medula além de fornecer dinheiro para bancar todo o tratamento e os estudos do rapaz.

Tudo o que ela teria que fazer seria participar de um jantar, onde aconteceria um jogo, na casa deste milionário com mais sete pessoas, igualmente necessitadas. Vencendo o jogo teria tudo o que necessita.

Would-you-Rather-2012-3Ela aceita o convite e conhecemos então os demais participantes do jogo. Infelizmente o roteiro não desenvolve suficientemente o background dos demais participantes, o que certamente ajudaria muito na empatia e aumentaria a sensação de angustia durante todo o sofrimento que vem depois. Mas a credibilidade do filme é alavancada pela presença de alguns atores conhecidos como John Hear (o pai do Kevin em esqueceram de mim) e Sasha Grey (de “Confissões de uma Garota de Programa” mas, que é mais conhecida por sua carreira em filmes como “Barely Legal 62”, “Swallow My Squrit 4” e “Black Cock Addiction 2”).

Assim que o jogo começa percebemos o quanto o anfitrião, até então apenas um educado milionário excêntrico, gosta de humilhar as pessoas com o poder de seu dinheiro obrigando Iris, uma vegetariana convicta, a comer um belo pedaço de vitela por cinco mil dólares, ou fazer um alcoólatra em recuperação tomar uma garrafa de uísque por dez mil dólares.

Até então nada de mais, afinal pessoas se humilhando por dinheiro não é novidade nenhuma até mesmo na TV aberta brasileira em programas como “Big Brother” ou “No Limite”.

Após essa demonstração de poder financeiro, é dada a todos uma última chance de se retirar, mas claro que ninguém sai afinal, já haviam começado a distribuir dinheiro. Neste momento as portas são trancadas, eles são cercados por seguranças armados e o verdadeiro jogo começa.

O que é um choque perto do que essa mulher já aguentou?

“Estou tranquila, já aguentei coisa pior”

Os participantes são obrigados a fazer escolhas como eletrocutar a sim mesmo ou o colega ao lado, levar algumas chibatadas ou enfiar um picador de gelo na perna da pessoa ao lado, e assim o jogo segue, ficando cada vez pior e os participantes vão sendo eliminados um a um.

A maioria das cenas realmente violentas são realizadas “off-screen” mas o desenvolvimento do filme é tão bom e o clima tão bem elaborado que sentimos na pele mesmo não vendo tudo acontecer em tela.

Would-you-Rather-2012-1

Mesmo tendo sentido falta de alguma reviravolta maior, temos algumas surpresas enquanto ficamos imaginando quem vai ser o próximo a ir pra vala e como. O final surpreendente que o diretor tentou dar ao filme não agradou ninguém mas isso não tira o brilho deste divertidíssimo suspense.

Infelizmente o filme nunca chegou (e acho que nunca vai chegar) a ser lançado no Brasil, para assistir só mesmo apelando para a Internet.

Procure por que vale a pena.

Trailer:

 

Mau Franco
Formado em ciências da computação e pós-graduado em administração e gerenciamento de projetos, trabalha 9 horas por dia em uma grande empresa. O pouco tempo que lhe resta é passado com sua esposa, filhos, cachorros, alguns poucos games e algumas centenas de filmes.

Mau Franco publicou 259 posts. Veja outros.

Publicidade