Boxing, Skiing, Ice Hockey e Tennis – Activision [Botão Solitário]

Boxing, Skiing, Ice Hockey e Tennis

Esses eram o “Wii Sports” dos anos 80, e iremos relembra-los na nossa coluna Botão Solitário.

 atariesportes

Activision e seus clássicos:

Da mesma forma que péssimos jogos (E.T, por exemplo) foram responsáveis pelo fim da era Atari, outros excelentes jogos lançados pela Activision no início da geração, foram responsáveis por alavancar de vendas desse console.

Pitfall, Enduro, H.E.R.O., Frostbite e Decathlon são apenas alguns dos maravilhosos games que essa produtora lançou nos anos 80, se você quiser matar a saudade em uma excelente compilação procure o game Activision Anthology lançado para Game Boy Advance e PS2, lá você encontrará esses e outros games que carregaram a excelente fama do Atari nas costas. E esses quatro jogos de esportes que lembraremos hoje estão nessa compilação.

activisionanthology-splash

Jogos de esporte nos videogames:

Tão divertido quanto um gol a gol no horário do recreio com o seu melhor amigo, os jogos de esporte sempre atraíram jogadores de todas as idades, e um dos motivos é que não precisa ser nenhum atleta profissional para conseguir ser um ótimo jogador.

Nos dias de hoje, os games que costuma trazer um excelente resultado financeiro para as produtoras são exatamente os games de futebol (PES ou FIFA), Corrida de F1 e jogos de Hockey, Baseball e principalmente Basquete.

fifa

O que torna esses games tão bons e atraentes?

É claro que a proximidade com a realidade (principalmente em gráficos) ajuda muito, mas é o fator diversão que importa, e nada mais gostoso do que uma boa disputa com um amigo (seja ela online ou não).

gameplay

Já viu esse game? Clique na imagem

Era exatamente isso que os games de esporte de antigamente conseguiam fazer com êxito, afinal, não era apenas você contra o computador e sim você contra o garoto metido do bairro, ou aquele nerd da escola que ganhava de todo mundo, ou até aquela garota tímida que virava uma fera ao pegar o controle. Esse era o verdadeiro segredo do sucesso dos games de esporte, a disputa com os amigos.

 

Boxing:

boxing_original_cart_2

Luta de caranguejo, era esse o comentário de qualquer pessoa que assistia a este jogo.

Com a visão de cima, você apenas identifica (com certa dificuldade) que aquele caranguejo é na verdade o seu lutador, já que apenas vemos os braços e a cabeça.

Atari-Boxing-Tela

As pessoas diziam que não era preciso ter técnica para ir bem nesse game, bastava apertar o botão de ação como um maluco, mas os gamers da antiga sempre tinham as manhãs de pegar a distancia certa entre a cabeça do lutador dele, e o braço do adversário, e dessa forma conseguiam aniquilar qualquer competidor.

Skiing:

250px-Skiing_Cover

Pouco conhecido no Brasil, esse é um esporte comum entre os norte americanos, e acredito que a maioria das crianças dos anos 80 acabou conhecendo o esporte não pela ESPN (que nem existia nas nossas terras naquela época) mas sim por esse incrível jogo de corrida com obstáculos, até por que era isso que ele era considerado.

s_Skiing_2

Seu esquiador descia uma montanha branquinha de neve, mas tinha que desviar das arvores e passar entre as bandeirinhas.

 

Ice Hockey:

top-ten-atari-2600_1279580331

Da mesma forma que ocorreu com Skiing, o Hockey também não era um esporte divulgado no nosso país, porém o jogo era adorado por muitas crianças. O motivo era simples, ele substituía a falta de um bom game de futebol.

s_IceHockey_1

As regras eram bem simples, dois jogadores pra cada lado (um goleiro e um atacante) e ao invés de usar pernas para chutar a bola, você usa um taco para arremessar o disco para o gol. A rivalidade que esse game conseguia criar entre os jogadores era um dos motivos que transformou esse game em um dos mais divertidos de esporte daquela época, nada como um bom game para jogar de dois.

 

Tennis:

tennisatari2600vcs

Assim como ocorre na realidade, uma partida pode levar uma eternidade.

Talvez um dos games de esporte mais fácil daquele console, o Tennis era famoso exatamente por que atraia jogadores de várias idades. Quem nunca jogou uma partida com o Avô ou com o Tio?

s_Tennis_2

Basta posicionar o seu tenista na posição em que a bola vai vir e apenas rebater, isso poderia acabar de uma forma muito rápida e aniquiladora ou durar horas (na verdade longos minutos). E claro que existia lendas de super sacadas relâmpagos ou rebatidas hyper sônicas, mas como o controle do Atari não respondia de acordo com a pressão feita no botão (como nos joysticks de hoje) isso não passava de lendas urbanas.

E você? Qual era o seu game de esporte predileto? Deixe a resposta nos comentários

Se você curte jogos antigos, visite as colunas Botão Solitário (Atari), NEStalgia (Nes) e 16 Bits Fever (Mega/Snes).

E ouça aos podcast que gravamos desses consoles clássicos.

FGcast Atari AQUI.

FGcast Mega Drive AQUI.

FGcast Nintendinho AQUI.

Até a próxima e bons jogos.

Fui pro game…

Leandro Vallina
Formado em Comunicação Social. Tem como prioridade na vida cuidar da filha, jogar videogame, alimentar e passear com os cachorros, alimentar e passear com a esposa e jogar mais um pouco de videogame.

Leandro Vallina publicou 1033 posts. Veja outros.

Publicidade