Chuck Rock – Mega Drive [16 Bits Fever]

Quem disse que um barrigudo não serve pra nada?

Chuck_Rock

Saudades dos games velhos? Então vamos matá-la relembrando de um grande clássico do Mega Drive na nossa coluna 16 Bits Fever (lembrando que se você é retrô ainda pode matar saudades do NES na NEStalgia ou do Atari no Botão Solitário).

Chuck Rock foi lançado em 1992 pela Virgin Games para Mega Drive, Sega Cd, Snes, Game Gear e Master System, praticamente o mesmo game, apenas com diferenças gráficas no que se refere as vantagens e desvantagens de cada console.

c5

História e o game

Chuck é um homem que aprecia uma boa TV e umas latas de cerveja como qualquer outro homem das cavernas (??). Isso é o que foi demonstrado na abertura do game para Sega CD, em um desses seus dias de diversão a sua esposa, que é uma bela dona de casa, estava pendurando roupas no varal quando recebeu uma porrada na cabeça por outro homem das cavernas que a raptou, é claro que Chuck ficou desesperado com o sumiço da mulher e resolveu ir atrás dela, enfrentando os perigos daquela época.

c14

c1

O game é um tradicional jogo de ação side-scrolling, onde o seu personagem precisa percorrer as fases da esquerda para a direita e matando ou se esquivando dos inimigos, no final de cada três fases você irá enfrentar chefes e conseguindo matá-lo passará para outra fase com cenário diferente.

Gráficos e som:

c9

Belíssimo e colorido, o game é feito com muito capricho, abusa de cores vivas e alegres, deixando a tela do game com um tom infantil e agradável, mas o humor “quase” negro usado nos personagens e suas ações aumentam a indicação etária do game para uma faixa mais juvenil do que infantil. Como o jogo saiu na fase madura dos consoles 16 bits (foi lançado também para Snes) os gráficos estão acima dos games da primeira leva de games dos 16 bits.

c2

O som do jogo é outro grande destaque, desde o excelente tema de abertura até as músicas das fases, se bem que entre uma fase e outra a música não varia tanto, mas elas não são irritantes e os divertidos efeitos sonoros, preenchidos com gritos (uga-buga) e grunhidos dos personagens, completa o humor do game.

Jogabilidade e dificuldade:

As ações do personagem são simples, mas isso não torna o jogo fácil.

Chuck anda, dá pulos baixos e o seu golpe principal é a barrigada. Usando o pulo e apertando o botão de ação ele dá um chute (que tá bem distante de ser uma voadora). Duas grandes dificuldades do game são o alcance do ataque que é bem curto, já que a barriga não se estende tanto como ocorria no game Decap-Attack (que já era um ataque curto) por isso a chance de você encostar-se em um inimigo e tomar dano é altíssima.

c4

O que resolve esse problema são as pedras que estão espalhadas no game, mas essa é a segunda dificuldade do game, a ação de abaixar, levantar as pedras e atira-las é bem lenta e até essa ação as vezes é confundida nos controles pelo jogador.  E muitos inimigos são bem mais rápidos (ou ágeis) que o seu personagem. Isso é principal responsável pela dificuldade do jogo, se tivéssemos um Mario pulando nos inimigos com a velocidade normal daquele personagem, o game seria muito mais fácil.

Conclusão:

Um jogo para ser apreciado sem pressa, e curtindo os detalhes das fases e dos animais que lá estão. Por mais que a dificuldade do game seja alta, o personagem não morre no primeiro toque, já que ele possui barra de energia e pode sofrer vários danos antes de morrer.

c11

Isso acaba deixando o game mais atraente para os jogadores sem tanta habilidade.  Chuck Rock é tão divertido que consegue segurar tanto a atenção de quem joga como também de quem assiste, afinal é quase um excelente desenho animado em forma de game.

Minha nota para Chuck Rock é 8 de 10.

c16

 

Gameplay:

Se você curte jogos antigos, visite as colunas Botão Solitário (Atari), NEStalgia (Nes) e 16 Bits Fever (Mega/Snes).

E ouça aos podcast que gravamos desses consoles clássicos.

FGcast Atari AQUI.

FGcast Mega Drive AQUI.

FGcast Nintendinho AQUI.

Até a próxima e bons jogos.

Fui pro game…

Leandro Vallina
Formado em Comunicação Social. Tem como prioridade na vida cuidar da filha, jogar videogame, alimentar e passear com os cachorros, alimentar e passear com a esposa e jogar mais um pouco de videogame.

Leandro Vallina publicou 1033 posts. Veja outros.

Publicidade