Gake no Ue no Ponyo (2008) #MaratonaMiyazaki [Otaku Way]

Em 2008 conhecemos uma garotinha chamada Ponyo, que mostrou novamente como o mestre Miyazaki pode contar uma história completamente simples e infantil. Comparado por muitos com Tonari no Totoro, Ponyo trouxe elementos de A pequena Sereia e o conto japonês de Urashima Tarou para contar a história.

Ponyo_Capa_550

O filme fala da pequena Ponyo, uma princesa peixinho-dourado que decide fugir e conhecer o que o mundo tem a oferecer. Na superfície ela conhece o pequeno Sousuke, um garotinho que acaba encontrando e cuidando da peixinha até ela acabar sendo recapturada por Sakamoto, seu pai.

Em outra tentativa de fugir, Ponyo acaba liberando o poço do oceano e assim inundando o mundo em uma nova explosão da evolução marítima, enquanto desenvolve também a habilidade de se transformar em humana. Agora Ponyo e Sousuke precisam encontrar seus pais, para provar que o amor inocente entre os dois é verdadeiro e assim conseguir salvar o mundo.

Um dos últimos filmes dirigidos por Miyazaki veio para trazer de volta um universo infantil nos seus filmes, mas ainda assim com muitos elementos para agradar os mais velhos. O maior deles, e na minha opinião o maior incentivador para colocar uma criança para ver Ponyo, é a mensagem ecológica que o filme traz. Isso já foi mostrado em Mononoke e em Nausicaa de uma forma muito mais densa, porém em Ponyo a apresentação do mar, às vezes até como uma entidade vida e como os humanos estão lentamente destruindo esse eco-sistema é apresentada de forma lúdica, conseguindo passar facilmente para as crianças essa mensagem.

Ponyo_01

Ao mesmo tempo o filme mostra vários elementos que o diretor adora apresentar nos seus filmes, como é o caso da comunicação por código morse, que já foi mostrada em Porco Rosso, ou então a grande quantidade de embarcações apresentadas no decorrer do filme. Outro elemento interessante no filme são as idosas. Elas no começo do filme são apresentadas como fracas e quietas, mas após irem para o mar ao lado de Sakamoto para esperarem Ponyo e Sousuke, as senhorinhas ganham uma vitalidade de criança, recuperando suas forças… Devo dizer que o título Cocoon ficou piscando em neon na minha cabeça.

Com a animação estupenda do estúdio e uma trilha-sonora suava para acompanhar o clima do filme, Ponyo: Uma amizade que veio do mar é um dos melhores, se não o melhor filme do estúdio para se apresentar para as crianças.

Nota do Autor: 8
Nota do público:(0 votos) 0
Dê a sua nota:

Trailer:

 

Galeria de Imagens:

Ponyo_08

Ponyo_09

Ponyo_10

Ponyo_11

Ponyo_06

Ponyo_05

Ponyo_04

Ponyo_03

Ponyo_02

Ponyo_07

Ponyo_12

Guilherme Vitoriano
Devorador de Livros e Quadrinhos, domador de jogos.e Nerd assumido. Apreciador de uma boa música e apaixonado por suas meninas.

Guilherme Vitoriano publicou 239 posts. Veja outros.

Publicidade