Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2014 – Veja quem são os finalistas e dê o seu voto

“Faroeste Caboclo”, “Serra Pelada” e “Flores Raras” lideram a lista de finalistas do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2014

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Premiação ganha nova categoria Comédia e elegerá melhor longa-metragem do gênero; Domingos Oliveira será o grande homenageado na cerimônia, dia 26 de agosto no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

 

O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, maior premiação do cinema nacional, chega a sua 13ª edição em 26 de agosto. O evento será realizado no Theatro Municipal do Rio de janeiro e premiará os profissionais e filmes lançados comercialmente em 2013, além de homenagear o diretor e dramaturgo Domingos Oliveira. A lista de finalistas, votados pelos membros da Academia Brasileira de Cinema, tem novidades como a categoria de “Melhor Longa-Metragem de Comédia”. “É o prêmio mais valorizado do cinema brasileiro, porque é concedido pela classe cinematográfica. É o reconhecimento e o aplauso dos cineastas ao talento de seus pares. A comédia é uma tradição do cinema brasileiro, mas sempre foi pouco valorizada. Criando o prêmio Comédia, a Academia reconhece sua importância no desenvolvimento do nosso cinema” explica o Presidente da Academia Brasileira de Cinema Roberto Farias.

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A cerimônia terá direção artística de Ivan Sugahara, um dos encenadores mais requisitados e plurais da cena contemporânea, que também assina o roteiro em parceria com o jornalista Rodrigo Fonseca, cenografia de Sérgio Marimba e iluminação de Paulo César Medeiros. O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro será transmitido ao vivo pelo Canal Brasil e pelo site www.canalbrasil.com.br. O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2014 é realizado pela Academia Brasileira de Cinema em parceria com a Espaço/Z, e conta com o patrocínio da TV Globo através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. A premiação tem ainda copatrocínio da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, Cinemark, Telecine e Canal Brasil e apoio da Globo Filmes, Paramount Pictures, Sony Pictures, Lereby Produções, 20th Century Fox, Warner Bros., Kinoplex, Paris Filmes, Europa Filmes, Filme B, O2 Filmes, PwC, Clear Channel, UCI Cinemas, Adoro Cinema, Chandon, MPV7, Disaronn e Revista Exibidor.

Sobre os finalistas

 

“Faroeste Caboclo”, de Rene Sampaio, e “Serra Pelada”, de Heitor Dhalia, lideram as indicações com 13 menções cada um. “Flores Raras”, de Bruno Barreto, recebeu 12 indicações, seguido da comédia de Halder Gomes “Cine Holliúdy”, que concorre a 10 prêmios Grande Otelo. Ainda entraram na lista “O Som ao Redor”, de Kleber Mendonça Filho, e “Tatuagem”, de Hilton Lacerda, com oito indicações cada, “Somos tão jovens”, de Antonio Carlos da Fontoura, com cinco indicações, e “O Tempo e o Vento”, de Jayme Monjardim, que concorre em quatro categorias, mesmo número de indicações de “A Luz Do Tom”, de Nelson Pereira dos Santos.

Completam a lista do Grande Prêmio do Cinema 2014 o longa-metragem “A Coleção Invisível”, indicado a “Melhor Roteiro Adaptado”, “Bonitinha, Mas Ordinária”, que rendeu indicação de Melhor Atriz Coadjuvante para Ângela Leal, “Corda Bamba” e “Tainá – A Origem”, que concorrem na categoria “Melhor Longa-Metragem Infantil”. Os filmes “Colegas” e “Meu Passado Me Condena” receberam indicação a “Melhor Longa-Metragem de Comédia”, e “Jards” concorre na categoria “Melhor Trilha Sonora”.A lista ainda destaca outros sucessos do cinema nacional, como o longa-metragem “Minha Mãe é uma Peça”, e “A Busca”, filme protagonizado por Wagner Moura, que receberam três indicações cada – também empatados como os documentários “Elena” e “Jorge Mautner – O Filho do Holocausto” e os longas “Mato Sem Cachorro” e “Uma História de Amor e Fúria”. “Dossiê Jango”, “Meu Pé de Laranja Lima”, “Minhocas”, “Dia que durou 21 Anos” e “São Silvestre” concorrem com duas indicações cada.

Votação popular

O Grande Prêmio de Cinema chega a sua segunda etapa de votação e abrirá espaço para o público escolher seus favoritos. Além dos membros da Academia Brasileira de Cinema, os cinéfilos poderão ajudar a eleger os vencedores do Grande Otelo nas categorias “Melhor Longa-Metragem Ficção”, “Melhor Longa-Metragem Documentário” e “Melhor Longa-Metragem Estrangeiro” em votação popular pelo site oficial da Academia (www.academiabrasileiradecinema.com.br).

Para o Presidente da Academia, Roberto Farias, é a chance de todos participarem do Grande Prêmio do Cinema: “Milhares de votos são dedicados pelo público todos os anos. Os filmes são feitos para a plateia e a Academia oferece a ela a oportunidade de premiar os filmes de sua preferência. É uma premiação pura, espontânea”. Os votos serão computados do dia 4 de agosto até a noite da premiação, no dia 26 de agosto.

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Homenagens

O diretor e dramaturgo carioca Domingos Oliveira é o grande homenageado nesta edição. Responsável por grandes clássicos como “Todas as Mulheres do Mundo” (1966) – primeiro longa-metragem do diretor e que dá inspiração para o Grande Prêmio do Cinema 2014 – Domingos José Soares de Oliveira iniciou carreira no teatro antes de ir para o cinema e a televisão.

Com 23 filmes no currículo, além de outros títulos em que atuou como ator e roteirista, Domingos falou sobre as relações humanas em todas as suas obras. Seu mais recente trabalho é “Infância”, longa-metragem estrelado pela amiga de longa data Fernanda Montenegro, que classifica o diretor como um homem de visão de mundo inigualável: “tenho orgulho, sim, de ser amiga dele, de amá-lo, de respeitá-lo, de saber exatamente o quanto ele vale para todos nós, para a nossa cultura. Não só cinematográfica, mas também como pensador.”

O Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF) também recebe homenagem especial no Grande Prêmio do Cinema 2014. O curso é um dos mais antigos e conceituados do país e continua a formar profissionais premiados como diretores e roteiristas além de professores, pesquisadores, curadores de mostras nas instituições de cultura, curta-metragistas, entre diversas outras atividades relacionadas ao audiovisual.

Planejado por Nelson Pereira dos Santos, o curso foi criado em 1968, em meio ao regime militar e passou a fazer parte do Instituto de Arte e Comunicação Social. Somente em 2008, o polo de cinema e audiovisual da UFF foi formalizado e ganhou coordenação própria. Para manter uma produção efervesceste e garantir a independência criativa de seus alunos, o departamento mantém convênios com cinematecas, laboratórios, prestadores de serviços e agências de fomento. O professor José Marinho receberá a homenagem especial em nome do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense.

Sobre a Academia Brasileira de Cinema:

A Academia Brasileira de Cinema foi criada em 2002 e tem sede no Rio de Janeiro. A instituição tem o intuito de contribuir para a promoção e fortalecimento do cinema como manifestação artística, colaborando, desta forma, no fortalecimento da indústria cinematográfica brasileira. Atualmente, a Academia tem mais de 200 sócios, todos profissionais que trabalham com cinema em diversas áreas: produtores, diretores, atores e técnicos.

 

Sobre o Grande Prêmio do Cinema:

Criado em 2002 junto à fundação da Academia, o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro é votado pelos profissionais da indústria cinematográfica, sócios da Academia, e celebra a produção do cinema brasileiro como explica o Presidente Roberto Farias: “É conhecida a regra de que, quando o cinema nacional faz sucesso, esquenta o mercado e todos ganham. Como diria Euclides da Cunha, “o cineasta brasileiro é antes de tudo um forte, e a Academia sua fortaleza”. Cada vez mais forte, nossa Academia orgulha-se do cinema brasileiro e seus cineastas”.

A votação do prêmio acontece em duas etapas. Na fase de indicação são escolhidas as cinco obras e profissionais representantes de cada categoria que passarão para a etapa seguinte. Na fase seguinte, são escolhidos os vencedores através de nova votação entre os sócios e participação do público nas categorias “Melhor Longa-Metragem Ficção”, “Melhor Longa-Metragem Documentário” e “Melhor Longa-Metragem Estrangeiro”.

O acompanhamento e auditoria do sistema de votação do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro é feito pela PwC, a mesma empresa de auditoria que faz a apuração do Oscar.

Confira a lista completa:

 

1.     MELHOR LONGA–METRAGEM DE FICÇÃO

CINE HOLLIÚDY de Halder Gomes. Produção: Halder Gomes e Dayane Queiroz por ATC Entretenimentos (91 minutos)

FAROESTE CABOCLO de Rene Sampaio. Produção: Bianca De Felippes por Gávea Filmes e Produções, Marcello Maia por República Pureza e René Sampaio por Fogo Cerrado Filmes (108minutos)

FLORES RARAS de Bruno Barreto. Produção: Lucy Barreto e Paula Barreto por  LCBarreto e Filmes do Equador (118 minutos)

O SOM AO REDOR de Kleber Mendonça Filho. Produção: Emilie Lesclaux por Cinemascópio Produções (131 minutos)

TATUAGEM de Hilton Lacerda. Produção: João Vieira Jr, Chico Ribeiro e Ofir Figueiredo por REC Produtores Associados.  (110 minutos

2.     MELHOR LONGA–METRAGEM DE DOCUMENTÁRIO

A LUZ DO TOM de Nelson Pereira dos Santos. Produção: Márcia Pereira dos Santos por Regina Filmes Ltda e Maurício Andrade Ramos por Videofilmes

DOSSIE JANGO de  Paulo Henrique Fontenelle. Produção: Paulo Mendonça por Canal Brasil

ELENA de Petra Costa. Produção: Petra Costa por Busca Vida Filmes

JORGE MAUTNER – O FILHO DO HOLOCAUSTO de Pedro Bial e Heitor D’Alincourt. Produção: Paulo Mendonça por Canal Brasil e Pedro Bial

O DIA QUE DUROU 21 ANOS de Camilo Tavares. Produção: Karla Ladeia por Pequi Filmes

SÃO SILVESTRE de Lina Chamie. Produção: Denise Gomes e Paula Cosenza por BossaNovaFilms e Lina Chamie por Girafa Filmes.

3.      MELHOR LONGA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO

MINHOCAS de Paolo Conti. Produção: Paolo Conti por Animaking Produções, promoções artísticas e cinematográficas e com Ltda e Paulo Boccato por Glaz Entretenimento Ltda.

UMA HISTÓRIA DE AMOR E FÚRIA de Luiz Bolognesi. Produção: Caio Gullane, Fabiano Gullane, Débora Ivanov e Gabriel Lacerda por Gullane Entretenimento, Laís Bodanzky, Luiz Bolognesi e Marcos Barreto por Buriti Filmes

4.     MELHOR LONGA-METRAGEM INFANTIL

CORDA BAMBA de Eduardo Goldenstein. Produção: Eduardo Goldenstein e Katya Goldenstein por Aion Cinematográfica Ltda.

MEU PÉ DE LARANJA LIMA  de Marcos Bernstein. Produção: Katia Machado por Pássaros Films do Brasil Audiovisuais Ltda.

MINHOCAS de Paolo Conti. Produção: Paolo Conti por Animaking Produções, promoções artísticas e cinematográficas e com Ltda e Paulo Boccato por Glaz Entretenimento Ltda.

TAINÁ – A ORIGEM de Rosane Svartman. Produção: Pedro Rovai e Virginia Limberger por Sincrocine Produções cinematográficas

5.     MELHOR LONGA-METRAGEM DE COMÉDIA

CINE HOLLIÚDY de Halder Gomes. Produção: Halder Gomes e Dayane Queiroz por ATC Entretenimentos

COLEGAS de Marcelo Galvão. Produção: Marcelo Galvão por Gata Cine Produções

MATO SEM CACHORRO de Pedro Amorim. Produção: Eliane Ferreira por Mixer e Malu Miranda por Lupa Filmes

MEU PASSADO ME CONDENA de Julia Rezende. Produção: Mariza Leão por Atitude Produções

MINHA MÃE É UMA PEÇA – O FILME de André Pellenz. Produção: Iafa Britz por Migdal Filmes

6.     MELHOR DIREÇÃO

BRUNO BARRETO por Flores Raras

HALDER GOMES por Cine Holliúdy

HEITOR DHALIA por Serra Pelada

HILTON LACERDA por Tatuagem

KLEBER MENDONÇA FILHO por O som ao redor

7.     MELHOR ATRIZ

FERNANDA MONTENEGRO COMO BIBIANA por O tempo e o vento

GLORIA PIRES COMO LOTA DE MACEDO SOARES por Flores Raras

ISIS VALVERDE COMO MARIA LUCIA por Faroeste Caboclo

LEANDRA LEAL COMO ZOÉ por Mato sem cachorro

SHOPHIE CHARLOTTE COMO TEREZA por Serra Pelada

8.     MELHOR ATOR

EDMILSON FILHO COMO FRANCISGLEYDISSON por Cine Holliúdy

FABRÍCIO BOLIVEIRA COMO JOÃO DE SANTO CRISTO por Faroeste Caboclo

IRANDHIR SANTOS COMO CLÉCIO por Tatuagem

IRANDHIR SANTOS COMO CLODOALDO por O som ao redor

JESUÍTA BARBOSA COMO FININHA por Tatuagem

WAGNER MOURA COMO THEO Gadelha por A Busca

9.     MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

ALEXANDRA RICHTER COMO IESA por Minha mãe é uma peça – o filme

ANA MARLENE COMO MÃE DO WALDISNEY por Cine Holliúdy

ÂNGELA LEAL COMO DONA BERTA por Bonitinha, mas ordinária

BIANCA COMPARATO COMO CARMEM TEREZA por Somos tão jovens

SANDRA CORVELONI COMO DONA CARMINHA  por Somos tão jovens

10.  MELHOR ATOR COADJUVANTE

ANTÔNIO CALLONI COMO MARCO AURÉLIO por Faroeste Caboclo

BRUNO TORRES COMO FÊ LEMOS por Somos tão jovens

JESUÍTA BARBOSA COMO NAVALHADA por Serra Pelada

MATHEUS NACHTERGAELE COMO CORONEL CARVALHO por Serra Pelada

WAGNER MOURA COMO LINDO RICO por Serra Pelada

11.  MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA

ADRIAN TEIJIDO, ABC por A Busca.

AFFONSO BEATO, ASC, ABC por O tempo e o vento

GUSTAVO HADBA por Faroeste Caboclo.

LITO MENDES DA ROCHA por Serra Pelada

MAURO PINHEIRO JR, ABC por Flores Raras.

12.  MELHOR DIREÇÃO DE ARTE

JOSÉ JOAQUIM SALLES por Flores Raras

JULIANO DORNELLES por O som ao redor

MARCELO ESCAÑUELA por A Busca

RENATA PINHEIRO por Tatuagem

TIAGO MARQUES por Faroeste Caboclo

TIZA DE OLIVEIRA por O tempo e o vento

TULÉ PEAKE por Serra Pelada

13.  MELHOR FIGURINO

BIA SALGADO por Serra Pelada

CHRIS GARRIDO por Tatuagem

JOANNA FONTELLES por Cine Holliúdy

MACELO PIES por Flores Raras

VALÉRIA STEFANI por Faroeste Caboclo

14.  MELHOR MAQUIAGEM

ANCELMO SAFFI, LUCILA ROBIROSA E UIRANDE HOLANDA por Flores Raras

AURI MOTA por Faroeste Caboclo

CRIS PIRES por Cine Holliúdy

DONNA MEIRELLES por Tatuagem

SIVA RAMA TERRA por Serra Pelada

15.  MELHOR EFEITO VISUAL

DANIEL GRECO E BRUNO MONTEIRO por Uma história de amor e fúria

CARLOS EDUARDO NOGUEIRA por O som ao redor

OMAR COLOCCI E RAFAEL RODRIGUES por Faroeste Caboclo

ROBSON SARTORI por Flores Raras

ROBSON SARTORI por Serra Pelada

16.  MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

ANDRÉ PEREIRA por Mato sem cachorro

HALDER GOMES por Cine Holliúdy

HEITOR DHALIA e VERA EGITO por Serra Pelada

HILTON LACERDA por Tatuagem

KLEBER MENDONÇA FILHO por O som ao redor

17.  MELHOR ROTEIRO ADAPTADO

BERNARD ATTAL, IZIANE MASCARENHAS e SERGIO MACHADO – Adaptado da obra “A coleção invisível” de Stefan Zweig – por A coleção Invisível

MATTHEW CHAPMAN e JULIE SAYRES – adaptado da obra “Flores Raras e Banalíssimas” de Carmen L. de Oliveira e baseado no roteiro de Carolina Kotscho, AC – por Flores Raras.

MARCOS BERNSTEIN e MELANIE DIMANTAS – adaptado da obra “O Meu pé de laranja lima” de José Mauro de Vasconcelos – por Meu pé de laranja lima

MARCOS BERNSTEIN e VICTOR ATHERINO – adaptado da música “ Faroeste Caboclo” de Renato Russo, Legião Urbana – por Faroeste Caboclo

NELSON PEREIRA DOS SANTOS e MIUCHA – adaptado da obra “Antônio Carlos Jobim, o homem iluminado” de Helena Jobim – por a Luz do Tom

PAULO GUSTAVO e FIL BRAZ adaptado da peça teatral “’Minha mãe é uma peça” de Paulo Gustavo – por Minha mãe é uma peça – o filme

18.  MELHOR MONTAGEM FICÇÃO

DIRCEU LUSTOSA por Somos tão jovens

HELGI THOR por Cine Holliúdy

KLEBER MENDONÇA FILHO e JOÃO MARIA por O som ao redor

LETÍCIA GIFFONI por Flores Raras

MARCIO HASHIMOTO por Faroeste Caboclo

19.  MELHOR MONTAGEM DOCUMENTÁRIO

ALEXANDRE SAGGESE e LUELANE CORREIA por a Luz do Tom

CESAR TUMA e VERÔNICA SAENZ por O dia que durou 21 anos

LEYDA NÁPOLES por Jorge Mautner – o filho do holocausto

MARÍLIA MORAES e TINA BAZ por Elena

PAULO HENRIQUE FONTENELLE por Dossiê Jango

20.  MELHOR SOM

ALESSANDRO LAROCA, ARMANDO TORRES JR. e EDUARDO VIRMOND LIMA por Uma história de amor e fúria

ALFREDO GUERRA E ÉRICO PAIVA por Cine Holliúdy

JOÃO GODOY, MÁRTIN GRIGNASCHI, DIEGO GAT e LUCAS MEYERE por Serra Pelada

JORGE SALDANHA, ALESSANDRO LAROCA, ARMANDO TORRES JR. e EDUARDO VIRMOND LIMA por O tempo e o vento

LEANDRO LIMA, MIRIAM BIDERMAN, ABC, RICARDO CHUÍ E PAULO GAMA por Faroeste Caboclo

PAULO RICARDO NUNES, ALESSANDRO LAROCA e ARMANDO TORRES JR. por Flores Raras

21.  MELHOR TRILHA SONORA

FIL PINHEIRO por Elena

JARDS MACALÉ por Jards

JORGE MAUTNER por Jorge Mautner – o filho do holocausto

LINA CHAMIE por São Silvestre

PAULO JOBIM por a Luz do Tom

22.  MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL

ANTÔNIO PINTO por Serra Pelada

CARLOS TRILHA por Somos tão jovens.

DJ DOLORES por O som ao redor

MARCELO ZARVOS por Flores Raras

PHILLIPE SEABRA por Faroeste Caboclo

23.  MELHOR CURTA FICÇÃO

AU REVOIR de Milena Times

FLERTE de Hsu Chien

LINGUAGEM de Luis Rosemberg Filho

OS IRMÃOS MAI de Thais Fujinaga

TODOS OS DIAS EM QUE SOU ESTRANGEIRO de Eduardo Morotó

24.  MELHOR CURTA DOCUMENTÁRIO

A GUERRA DOS GIBIS de Thiago Brandimarte Mendonça e Rafael Terpins

ATÉ O CÉU LEVA MAIS OU MENOS de Camilla Battistetti

CONTOS DA MARÉ de Douglas Soares

GERICINÓ de Gabriel Medeiros e Maria Clara Senra

LUNA E CINARA de Clara Linhart

25.  MELHOR CURTA ANIMAÇÃO

ENGOLE OU COSPERVILHA de David Mussel, Fernanda Valverde, Gabriel Bitar, Giuliana Danza, Jonas Brandão, Marcelo Marão, Pedro Eboli, Zé Alexandre

FAROESTE de Wesley Rodrigues

GRAFFITI DANÇA de Rodrigo EBA

MACACOS ME MORDAM de Sávio Leite e Cesar Mauricio

O MENINO QUE SABIA VOAR de Douglas Alves Ferreira

PALEOLITO de Ismael Lito e Gabriel Calegario

QUINTO ANDAR de Marcos Nick

UM DIA DE TRABAJO de Francisco Rosatelli

26.  MELHOR LONGA–METRAGEM ESTRANGEIRO

A GRANDE BELEZA/La grande bellezza de Paolo Sorrentino. Distribuição: Vinny Filmes/Europa Filmes

AMOR/Amour de Michael Haneke. Distribuição: Imovision

AZUL É A COR MAIS QUENTE/La Vie d’Adele de Addellatif Kechiche. Distribuiição: Imovision

BLUE JASMINE/Blue Jasmine de Woody Allen.Distribuição: Imagem Filmes

DJANGO LIVRE/Django Unchained de Quentin Tarantino. Distribuição: Sony Pictures

Fonte: release EspacoZ

Leandro Vallina
Formado em Comunicação Social. Tem como prioridade na vida cuidar da filha, jogar videogame, alimentar e passear com os cachorros, alimentar e passear com a esposa e jogar mais um pouco de videogame.

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