Hauro no Ugoku Shiro (2004) #MaratonaMiyazaki [Otaku Way]

Depois de encantar todo o mundo com A viagem de Chihiro, o estúdio tinha o desafio de trazer um filme tão encantador quanto o seu predecessor, mas depois de tantos mundos mágicos e histórias fantásticas, esse não parecia um desafio assim tão grande para a equipe de Hayao Miyazaki.

Otaku_Way_Howl_PQ

Em 2004, chegou aos cinemas Hauro no Ugoku Shiro, ou O Castelo Animado. O filme é baseado no livro da autora inglesa Diana Wynne Jones e conta a história de Sophie, uma garota sonhadora que achava que seu destino seria passar o resto da vida trabalhando na chapelaria de sua família, mas depois de um encontro com um homem misterioso acaba sendo amaldiçoada pela chamada Bruxa das Terras Abandonadas, sendo transformada em uma velha.

Ela então parte para achar uma forma de acabar com a sua maldição e acaba encontrando o mago Howl com seu castelo animado. Trabalhando como faxineira do castelo, Sophie acaba cativando todos os seus moradores enquanto continua lutando contra sua maldição.

05

As pessoas realmente envelhecem? Ou apenas nossos corpos sentem o efeito do tempo enquanto nosso espírito continua forte? Esse é uma das premissas do filme. Temos Sophie que se vê em um corpo muito mais velho, mas continua espirituosa e forte durante todo o tempo, além de mostrar que a beleza das pessoas, a verdadeira beleza, sobrepõe os sinais que a idade deixa.

Para contrapor uma personagem forte como ela, temos personagens cheios de falhas como o mago Howl, um jovem arrogante e individualista ou Calcifer, o fogo que mantem o castelo se movendo que só pensa em si mesmo, personagens que tem sua personalidade mudadas com a influencia de Sophie.

Um filme visualmente maravilhoso, que teve várias técnicas de animação, desde manual até CG para contar essa história, isso tudo junto de um roteiro incrível e uma trilha-sonora linda. O castelo Animado é com toda a certeza uma das histórias mais belas já contada pelo Estúdio Ghibli e merece uma nota 8.

Trailer:

Galeria de imagens:

01

02

03

04

06

07

08

Guilherme Vitoriano
Devorador de Livros e Quadrinhos, domador de jogos.e Nerd assumido. Apreciador de uma boa música e apaixonado por suas meninas.

Guilherme Vitoriano publicou 239 posts. Veja outros.

Publicidade

  • Fernanda

    Um dos meus favoritos! Adoro a personalidade da sophie e como ela influência as outras pessoas. E o howl é todo ‘defeituoso’. Cheio de defeitos, ao contrario da sophie. E o castelo? Perfeito! Sem falar que o livro também é perfeito. O estudio acertou em cheio com essa história cativante!