Jason Statham – O último dos “brucutus” – Biografia

Durante boa parte dos anos 70, 80 e 90, os grandes responsáveis pelas bilheterias milionárias de Hollywood foram os filmes de ação, uma época em que o politicamente correto e o PG-13 não imperavam como hoje em dia. Silvester Stallone, Arnold Schwarzenegger, Bruce Willis e companhia, os chamados “brucutus”, inspiravam uma geração de jovens apaixonados pelo gênero, como este que vos escreve, porém com o passar do tempo, vem ocorrendo com o cinema de ação o mesmo que se pode observar com o Rock’n’Roll: os anos passam, as décadas passam, outros gêneros ganham mais espaço, os “heróis” envelhecem, e não surgem nomes que possam reerguer o gênero e trazer de volta o brilho dos “bons tempos”, ou até surgem, porém não conquistam o espaço que se conquistava antigamente.

Arnold Schwarzenegger e a banda Guns n Roses, ambos no auge do sucesso no início dos anos 90

Arnold Schwarzenegger e a banda Guns ‘n Roses, ambos no auge do sucesso no início dos anos 90

Eis então que em 2002 surge um rosto desconhecido que chama atenção. Estreou em 1998 peplas mãos de Guy Ritchie (com quem viria a ter uma boa parceria ao longo dos anos) no excelente Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes, Jason Statham encarna pela primeira vez o motorista badass Frank Martin em Carga Explosiva. O longa pode não ser uma “obra prima”, porém o estilo do personagem e as boas cenas de luta fazem valer as duas horas e mostram que o cara tem jeito pra ação.

Jason Statham no papel de Frank Martin

Jason Statham no papel de Frank Martin

Ao longo dos anos seguintes Jason Statham se consolidou como astro de ação, alternando com inteligência papéis em filmes mais sérios como Revólver de Guy Ritchie e Efeito Dominó de Roger Donaldson, com filmes de pancadaria, e às vezes até trash como os divertidíssimos Adrenalina 1 e 2. A prova da consolidação veio com o convite de Sylvester Stallone para estrelar ao seu lado a franquia Os Mercenários, onde tem papel de destaque entre os maiores astros do cinema de ação. Provavelmente Stallone enxergou em Jason o que boa parte dos fãs também enxergam, um astro que segura o filme no carisma, vigor físico, e não menos importante, na porrada.

Jason Statham chutando algumas bundas.

Apesar da estreia tardia (aos 31 anos) e de já não ser nenhum garoto (atualmente tem 47 anos), Jason Statham passa uma impressão de ainda ter muita lenha para queimar por causa de seu preparo físico, porém fica a questão: seria Jason Statham o último dos “brucutus”?  Estaríamos chegando ao fim da linhagem de Steven McQueen, Charles Bronson e Clint Eastwood? Com a ascensão dos outros gêneros nos últimos anos, a idade avançada dos grandes astros de ação, só nos restar torcer para que mais nomes assim surjam nos próximos anos.

Uma oportunidade para ver Jason Statham novamente nos cinemas será em março do próximo ano, em que o ator encarnará o vilão (o que não é muito comum em sua carreira) do sétimo filme da franquia Velozes e Furiosos. Alguns até classificam Vin Diesel e The Rock, como “brucutus” do mesmo nível, e pode até ser que eles encarem esses papéis em alguns filmes. Quem sabe atuando junto a Jason eles encarnem um pouco mais deste espírito e percebam que não é só de músculos que se faz um “brucutu”.

jason-statham(2)

 

Filmografia:

Velozes & Furiosos 7 (2015), Deckard Shaw
Os Mercenários 3 (2014), Lee Christmas
Linha de Frente (2013), Phil Broker
Parker (2013), Parker
Velozes e Furiosos 6 (2013), Ian Shaw
Os Mercenários 2 (2012), Lee Christmas
Assassino a Preço Fixo (2011), Arthur Bishop
Gnomeu e Julieta (2011), Tybalt (voz)
Os Especialistas (2011), Danny
13 (2010), Jasper
Os Mercenários (2010), Lee Christmas
Adrenalina 2 (2009), Chev Chelios
Carga Explosiva 3 (2008), Frank Martin
Corrida Mortal (2008), Jensen Ames
Efeito Dominó (2008), Terry
Em Nome do Rei (2007), Farmer
Rogue, O Assassino (2007), Jack Crawford
A Pantera Cor de Rosa (2006)
Adrenalina (2006), Chev Chelios
Caos (2006)
Carga Explosiva 2 (2005)
Revolver (2005)
Celular – Um Grito de Socorro (2004)
Colateral (2004)
Uma Saída de Mestre (2003), Handsome Rob
Carga Explosiva (2002)
Fantasmas de Marte (2001)
O Confronto (2001)
Penalidade Máxima (2001)
Snatch – Porcos e Diamantes (2000), Turco
Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes (1998), Bacon

Luiz Cobra
Um aficionado por cinema, quadrinhos e rock,n,roll

Luiz Cobra publicou 17 posts. Veja outros.

Publicidade

  • Rayana Lima

    esse sim é capaz de me levar pro cinema pra assistir filmes de ação!! 😛

  • mau_franco

    Realmente este é o melhor da “nova” geração. É o que mais se assemelha a um brucutu mas ainda assim é diferente dos heróis de ação dos anos 80…

    Infelizmente acho que não teremos mais este tipo de herói…

    Belo texto.

    Abs,

    • leonardo

      o problema não é tanto os atores é a qualidade dos filmes que hoje em dia investem mais em efeitos visuais do que na qualidade dos atores, mas concordo com voçes é um dos unicos sobreviventes.