Kurenai no Buta (1992) #MaratonaMiyazaki [Otaku Way]

Todo mundo adora falar sobre o que ama, seja um livro, um filme ou um jogo, nos esforçamos para fazer jus a essa paixão, assim é Hayao Miyazaki com seus aviões. A maioria dos filmes do diretor sempre tiveram a aviação em algum momento, veja Labuta ou o recente Vidas ao Vento, e Porco Rosso é outra grande homenagem aos aviões e principalmente aos grandes pilotos do início do século passado.

OtakuWay_Porco_Rosso_F&G_PQ

Marco Pagot, um piloto italiano vítima de uma maldição que fica com o rosto de um porco passando assim a ser chamado de Porco Rosso, se torna uma lenda nos céus do Mar Adriático como caçador de recompensas. Depois de perder um duelo para um piloto americano (por problemas mecânicos), Porco parte para reformar seu avião e conseguir uma revanche, mas graças à sua mais nova mecânica Fio, ele acaba conseguindo muito mais do que uma simples revanche.

É difícil pensar sobre o que falar primeiro sobre esse filme, então vamos começar com o mais fácil. Porco Rosso apresenta vários personagens cativantes, sem falar no próprio Porco que é um clássico galã dos anos 30, seu rival Curtis também retrata muito bem o clássico americano, cujos sonhos se baseiam em fama e dinheiro.

Outro ponto positivo do longa são as mulheres, Miyazaki sempre deu poder à elas em seus filmes, tanto que a maioria de suas protagonistas são do sexo feminino. Em Porco Rosso temos Gina e Fio, mulheres fortes e decididas que se encaixam muito bem ao mundo apresentado na animação. Mas há uma cena que mostra o poder feminino de forma mais clara. Em determinado momento, Porco vai reformar seu avião e graças à falta de homens, todo o serviço é feito pelas mulheres da cidade. Isso, como foi apontado em um comentário no meu post de Mononoke, acontece na defesa da vila sendo feitas pelas mulheres.

Porco_05

O filme é uma obra-prima audiovisual, desde a animação primorosa com os traços característicos do estúdio Ghibli, em que é sempre possível ver um cuidado minucioso com cada detalhe até a maravilhosa trilha sonora de Joe Hisashi que envolve a trama com traços italianos, intensos e ao mesmo tempo relaxantes.

Com toda a certeza um dos melhores filmes do diretor e com toda a certeza é um Must-See para qualquer fã de cinema, emocionante e cativante. Vale lembrar que o filme está para ser lançado no Brasil pela Vestátil no seu segundo Box do estúdio Ghibli, fiquem ligados.

Minha nota para Kurenai no Buta é 9 de 10.

Trailer:

Galeria de Imagens:

Porco_01

Porco_02

Porco_03

Porco_04

Porco_06

Porco_07

Porco_08

Porco_09

Porco_10

Guilherme Vitoriano
Devorador de Livros e Quadrinhos, domador de jogos.e Nerd assumido. Apreciador de uma boa música e apaixonado por suas meninas.

Guilherme Vitoriano publicou 238 posts. Veja outros.

Publicidade

  • Fernanda

    Todo mundo me indica porco rosso. É vergonha, mas eu ainda nao vi. Mas sei que é um filme incrivel! Comprarei o box, terei um otimo filme em casa e venho dar minhas considerações. Reafirmar o quanto esse filme é bom.