O Profissional – 1994 – (The Professional) – [Túnel do Tempo]

Atenção: Esta resenha contém spoilers

 

Olá saudosistas de plantão!!!

O filme que comentarei a seguir é, em minha opinião, um dos mais marcantes filmes protagonizados pelo ator francês Jean Reno (Fly Boys, Código Da Vinci, Ronin entre outros), justamente pela simplicidade do personagem e ao mesmo tempo complexo. O filme é O Profissional – de 1994.

capa-oprofissional

Então vamos lá!!!

A história se passa em Nova York e Leon (Jean Reno) é um assassino profissional que é contratado por chefes do crime organizado. Logo de cara o filme já tem uma pegada bem interessante e que mostra como será no decorrer do filme.

leon-captura

Um cara que, a vista de qualquer pessoa, é um sujeito simples, solitário, de rotinas aparentemente normais, usando suas calças curtas, um sobretudo enorme, um gorrinho, e lógico, seu óculos redondos, uma peça marcante de seu vestuário. Porém, nada sabem que, por trás desta figura está um assassino profissional que utiliza de técnicas arrojadas e surpreendentes para cometer os assassinatos e que debaixo daquele sobretudo está um arsenal de aparatos mortíferos.

leon-oculos

leon-rotina

leon-rotina-1

Leon mora em um prédio situado no subúrbio e lá mora também a pequena Mathilda (interpretada pela ainda pequenina Natalie Portman), uma garotinha de 12 anos que já tão cedo enfrenta problemas de convivência com sua família desequilibrada.

np-1

Em certa ocasião Leon testemunha o pai da menina sendo questionado pelo capanga do lunático policial da narcóticos, Stansfield (interpretado por Gary Oldman). O cara é “sangue no zóio”. Envolvido com o tráfico de drogas, o maluco cobra do infeliz uma posição sobre o sumiço de um montante de drogas que estava em posse do pai de Mathilda e lhe dá um prazo para que o mesmo descubra e entregue a ele o montante. Ai já viu né!

olhomaico-leon

gary-oldman2

Vai desenrolando o filme e Leon acaba fazendo amizade com a pequena garota, até que em um dia o lunático Stan volta ao prédio para cobrar do pai da menina satisfações sobre as drogas que sumiram, e sem obter a resposta esperada o maluco desenfreia uma verdadeira chacina. A família da menina é dizimada, por sorte Mathilda estava fora de casa e ao retornar encontra a carnificina. Ninguém foi poupado, nem seu irmãozinho de 4 anos. Testemunhando o tiroteio através do olho mágico, Leon vê quando Mathilda chega, e lhe pede ajuda enquanto os assassinos averiguam o local em busca da droga.

gary-oldman

np-2

Após o ocorrido, Mathilda que agora está acolhida por Leon, fica sabendo que ele é um assassino profissional e lhe pede ajuda para vingar-se da morte dos seus familiares, em especial a de seu amado irmãozinho.

Com garantia de boas risadas, é muito engraçada a aparição de uma velhinha em meio ao caos que está instalado no andar daquele do prédio.

Depois de muita reflexão e de ser convencido pela garota, Leon começa a bolar um plano e a mostrar como tudo funciona para Mathilda, porém a garota toma algumas decisões inadvertidamente por conta própria e a trama toma um rumo inesperado. Ai já viu, o que temos a esperar é ação, tiroteios e em especial, atuações fantásticas dos protagonistas deste filme de 1994.

leon-mathildaeaplanta

leon-mathilda

 

cenaacao1

Legal também citar que, Leon tem um amigo, Tony, chefe de um restaurante italiano (interpretado por ninguém menos que Danny Aiello) que lhe ajuda desde pequeno, arruma-lhe os serviços, guarda suas finanças e ainda fornece o “material de trabalho” e de quebra é uma espécie de guru de Leon.

danny-aiello

Com um final surpreendente, O Profissional é um prato cheio, com ótimas atuações e ação de primeira linha.

cenaacao2

cenaacao3

gary-oldman1

 

Nota do Autor: 9.5
Nota do público:(7 votos) 9.4
Dê a sua nota:

O Profissional (The Professional) – 1994

Direção Luc Besson

Julio Cesar
Administrador de empresa. Nas horas vagas curte um bom game e curte assistir juntinho com a esposa dezenas de filmes por semana. Gosta de instrumentos musicais como contra-baixo, sitar indiano e percussão. Seu maior objetivo como gamer é, um dia, ou em alguma galáxia distante, detonar Shadows of the Colossus!

Julio Cesar publicou 64 posts. Veja outros.

Publicidade