Resident Evil 1 – [Gelo na Espinha]

Desenvolvido pela Capcom e considerado um dos melhores games do PSOne, o primeiro game da série Resident Evil faz jus ao título.

resident_evil

 

Desde a criação da coluna Gelo na Espinha eu penso em falar sobre este maravilhoso jogo, então resolvi começar bem o ano com o Gelo na Espinha falando do primeiro jogo da série RESIDENT EVIL.

A História do Game

A história do jogo de passa em 1998 quando alguns crimes estranhos começam a acontecer nos arredores da floresta de Raccoon City. Os corpos das vítimas sempre apresentavam sinais de canibalismo, o que chamou a atenção do Departamento de Polícia da cidade, fazendo com que o time de elite fosse enviado para investigar.

A Equipe Bravo dos S.T.A.R.S  (Special Tactics and Rescue Service ou Serviço de Táticas Especiais e de Resgate) foi a primeira a ser enviada à floresta, mas chegando lá, perderam contato com a delegacia, fazendo com que a Equipe Alpha fosse enviada para investigar o que havia acontecido com a equipe anterior.

Chegando na floresta, Joseph Frost, um dos membros da equipe Alpha, foi brutalmente atacado por cães que aparentavam sinais de decomposição(Conhecidos por Cerberus). Assustado com a cena, Brad Vickers, o piloto da equipe, foge com o helicóptero e deixa seus companheiros sozinhos. Os membros que sobraram da Equipe Alpha não tem outra opção a não ser procurar abrigo em uma mansão, que puderam avistar ali por perto.

O jogo de verdade começa a partir do momento em que os sobreviventes chegam à Mansão Spencer e resolvem investigar o que diabos estava acontecendo por ali. O jogador tem a opção de escolher com qual personagem jogar: Jill Valentine ou Chris Redfield.

s bug

Modelos em desenho dos protagonistas Jill Valentine e Chris Redfield

Conforme o jogo avança, o mistério é revelado e os personagens descobrem que a mansão é a fachada de algo muito maior: Um laboratório secreto da temida Umbrella Corporation, onde criavam as mais diversas criaturas temíveis, conhecidas como B.O.Ws (Bio Organic Weapon ou Armas Biológicas) usando o T-Vírus.

Jogabilidade

O clima de terror e a tensão estão presentes durante o jogo todo (aspecto que gerou muitos fãs para a franquia, mas que infelizmente foi se perdendo a partir de Resident Evil 4) e além disso também tem os conhecidos e intrigantes puzzles.

Seria covardia julgar os gráficos do jogo, mas uma coisa interessante é que o cenário foi construído em um ambiente 3D diferente do usado nos personagens. É tanto que quando o jogador pode interagir com objetos, como munição e armas, a imagem fica bem destacada, por causa da diferença gráfica.

O game não é pra impacientes, que jogam só por jogar e acham que é só ir andando para avançar. Existe todo um mistério envolvido na trama e prestar atenção nos detalhes é essencial. Resident Evil é aquele tipo de jogo que vira e mexe dá um susto do nada em quem joga, desafiando a coragem dos que se consideram corajosos.

Resident-evil-1

Chris Redfield e o primeiro zumbi do game.

Principais Personagens

– Chris Redfield: Membro da Equipe Alpha dos STARS e um dos protagonistas do game. Chris foi recrutado por Barry Burton para de unir à força de elite do R.P.D. (Raccoon Police Department).

– Jill Valentine: Assim como Chris, Jill faz parte da Equipe Alpha e também protagoniza a série. Ela é especialista em mecânica, tem treinamento com desarmamento de bombas e consegue abrir algumas gavetas e portas com seu lockpick (utensilio para abrir fechaduras).

– Barry Burton: Antes de se unir à Equipe Alpha dos S.T.A.R.S, Barry era membro da SWAT. Ele é o especialista em armas da equipe.

– Albert Wesker: Ele é o líder da Equipe Alpha. Um homem misterioso, frio e ambicioso.

starsteam2

Equipe dos S.T.A.R.S. (A foto por ser encontrada em Resident Evil 2 e 3, na delegacia. Clique para ampliar).

Curiosidades

– Além da versão para PSOne o game também tem versões para Sega Saturn, computadores e Nintendo DS, além de uma nova edição para o PSOne, chamada de “Resident Evil Director’s Cut”, que traz muitas diferenças em relação à versão original, entre elas novas roupas e um maior nível de dificuldade. Além disso, o jogo ganhou um remake, nomeado de Resident Evil Remake para GameCube.

– Foi o único jogo da série que utilizou atores reais na abertura e zeramento. (Ainda bem, porque os atores são péssimos e o vídeo é muito zoado).

– Resident Evil, junto com Alone in the Dark, foi o responsável pela popularização dos jogos Survival Horror e é uma franquia com muitos titulos, alguns tão queridos e outros tão odiados.

 zombie

Minha nota pra Resident Evil 1 é 8/10

Confira a abertura legendada do game:

Rhuan Passos
Estudante de Comunicação Social que sonha em ser diretor de cinema, ou quem sabe um escritor bem sucedido. Apaixonado por cinema e videogames desde que se entende por gente. Atualmente está escrevendo um livro sangrento sobre apocalipse zumbi.

Rhuan Passos publicou 24 posts. Veja outros.

Publicidade