Resident Evil 2 – [Gelo na Espinha]

Nem toda sequência de um sucesso é ruim.

Resident_Evil_2_-_North-american_cover

Aproveitando o hype do FGcast #45, onde a equipe abordou os games Resident Evil, resolvi homenagear o segundo jogo da série na coluna deste mês.

A História Inicial do Game

A história se passa dois meses após os acontecimentos do primeiro jogo.

Chris Redfield, um dos sobreviventes da Equipe Alpha dos S.T.A.R.S., conta aos seus companheiros policiais sobre os acontecimentos da Mansão Spencer, mas ninguém acredita. Depois disso o agente resolve investigar a Umbrella Corporation, empresa responsável pelos ataques, na Europa. Enquanto isso a Umbrella continua fazendo seus trabalhos em Raccoon City o que causou um surto na cidade, infectando grande parte da população e a transformando em zumbis.

O enredo é dividido em duas visões, já que temos dois personagens: Leon Scott Kennedy e Claire Redfield.

Leon: O policial novato da R.P.D. (Departamento de Polícia de Raccoon) havia terminado com a namorada uma noite anterior ao surto, o que fez ele ir a uma festa encher a cara e perder a hora em seu primeiro dia de trabalho, fato que provavelmente o salvou já que se ele tivesse chegado na hora teria sido pego pelo surto.

Chegando na cidade já de noite, Leon se depara com um… Bom, é mais interessante você assistir do que ler, certo?

 

 

Claire: Reconheceu o sobrenome? Sim, a outra personagem jogável do segundo jogo da série é a irmã de Chris Redfield. Claire foi até Raccoon City porque o seu irmão não dava notícias, mas ao descer de sua moto para pedir informações em um bar, acaba encontrando…

Depois de separados pela explosão do caminhão, Leon e Claire decidem se encontrar na delegacia da cidade, dividindo a trama entre dois personagens, que encontram diversos personagens, quebra-cabeças e inimigos.

Leon e Claire na sala dos S.T.A.R.S.

Leon e Claire na sala dos S.T.A.R.S.

A Vilã da História

No decorrer da história esbarramos com William Birkin, o cientista da Umbrella Corporation responsável pela criação do G-Vírus (Uma forma mais poderosa do T-Virus que faz com que o corpo do hospedeiro continue sofrendo mutações, ao invés de ficar só como zumbi) e Mr.X, arma biológica produzida pela Umbrella. Ambos são inimigos icônicos do segundo jogo da franquia e são responsáveis por muitas noites sem dormir na vida de muitos jogadores, porém a verdadeira ‘vilã da história’ é a empresa que se instalou na cidade de Raccoon City levando-a a destruição total, Umbrella Corporation.

Logo da Umbrella Corporation

Logo da Umbrella Corporation

Personagens Icônicos

Além dos dois protagonistas, temos vários personagens que interessantes no game.

– Ada Wong: Misteriosa e intrigante, a agente disfarçada da Umbrella possui um relacionamento falso com um pesquisador chamada John, afim de obter informações sobre as armas biológicas. A personagem aparece também em Resident Evil 4 e 6, sempre vestindo sua característica cor: Vermelho.

– Sherry Birkin: Filha dos cientistas Annette Birkin e William Birkin, que é cuidada por Claire durante algum tempo da campanha. A garota retorna em Resident Evil 6, trabalhando para o governo.

– Hunk: Um misterioso agente das Operações Especiais da Umbrella com a missão de recuperar a amostra do G-Virus, que está com William Birkin. O personagem só é jogável no modo extra “The 4th Survivor“.

– Tofu: Um pedaço de queijo tofu (WTF?!) jogável depois que o jogador termina o jogo 6 vezes com Ranking A (Três vezes em cada campanha). O personagem é uma paródia ao agente Hunk, dando um lado mais cômico à missão.

Curiosidades

– Um protótipo do game, conhecido como “Resident Evil 1.5” foi descartado por Shinji Mikami (criador da franquia). De acordo com Shinji o jogo estava muito maçante e entediante, fazendo com que ele adicionasse mais tensão ao jogo.

– Em “Resident Evil 1.5” a parceira de Leon não seria Claire, e sim uma motoqueira chamada Elza Walker.

– As estampas “Made in Heaven” e “Let me Live” nas roupas de Claire são referências a músicas homônimas de Freddie Mercury, da banda Queen.

– No jogo é possível encontar o zumbi Brad Vickers (O piloto da Equipe Alpha que fugiu em Resident Evil 1) na escadaria que dá acesso à delegacia. Ele só morre em Resident Evil 3, o que leva ao fato de que os eventos dos games estão muito bem conectados por algumas horas de diferença.

Shinji Mikami, criador de Resident Evil, com seu mais novo jogo, The Evil Within.

Shinji Mikami, criador de Resident Evil, com seu mais novo jogo, The Evil Within.

Em geral Resident Evil 2, com uma história envolvente e jogabilidade única, é uma obra de arte que prende o jogador do início ao fim. Não é a toa que é considerado um dos melhores jogos de todos os tempos.

Minha nota para Resident Evil 2 é 10/10

O game contou com um comercial dirigido por George Romero, conhecido por dirigir e escrever inúmeros filmes de zumbis.

Rhuan Passos
Estudante de Comunicação Social que sonha em ser diretor de cinema, ou quem sabe um escritor bem sucedido. Apaixonado por cinema e videogames desde que se entende por gente. Atualmente está escrevendo um livro sangrento sobre apocalipse zumbi.

Rhuan Passos publicou 24 posts. Veja outros.

Publicidade

  • danielgfm

    Este jogo até que é legal, mas ainda prefiro o 1 e o 3, não sei porque, não fui com a cara do Leon.

    • Rhuan Passos

      Kkkk.
      Meus favoritos são o 2 e o 3.

  • Dalmo Junior

    jogo excelente(lembrava um filme interativo),eu gostava das partes de proteger a sherry da morte(acho que era inedito na historia dos games)e da ajuda da ada,pena que o 3 reduziu bastante isso(a participação de carlos é quase nula)o 4 deu uma boa sensação usando ashley no castelo(se ela não falasse tanto seria menos chata e legal)

  • Luiz Augusto

    Na minha opinião é Top 3 do PS1, inovou com os dois cds e a opção de escolher por onde começar a história. O Fator replay também conta bastante nesse jogo. Totalmente excelente

  • mau_franco

    Também me empolguei com o FGcast #45 e voltei a jogar o primeiro no PSP. Assim que acabar (se acabar) vou começar o 2, lembro que joguei pouco na época…