The Wolf Among Us [Leitor Nerd]

Título
Fábulas é uma série de histórias em quadrinhos publicada pela DC Comics através do selo Vertigo. Sua história apresenta personagens folclóricos que foram expulsos de suas Terras Natais por um inimigo desconhecido, então viajaram para o nosso mundo e formaram uma comunidade clandestina conhecida como Cidade das Fábulas.

A Telltale Games é uma desenvolvedora de jogos conhecida por diversos títulos baseados em filmes e séries, todos com grande foco na narrativa, em vez de ação pura. Alguns dos seus jogos são: De Volta para o Futuro, The Walking Dead (ganhador do prêmio Jogo do Ano pelo Video Game Awards) e Jurassic Park.

E o que uma coisa tem a ver com a outra? O jogo The Wolf Among Us. Sim, eu estou falando de um jogo numa coluna literária! Por quê? Por dois motivos. O primeiro é porque esse não é um jogo de andar pela fase, pular, socar e toda essa baboseira divertida dos games. É um jogo sobre tomar decisões, escolher a próxima fala do protagonista, escolher qual direção tomar e arcar com as consequências de cada pequena escolha. É um jogo de contar histórias, onde o jogador molda o enredo! E o segundo motivo é porque eu faço o que eu quiser na minha coluna.

O Lobo e o Lenhador
A história começa com o xerife B. Wolf – abreviação de Big Bad Wolf, o Lobo Mau – indo resolver um tumulto provocado pelo Lenhador, que estava agredindo uma meretriz. Para quem pegou o bonde andando, os primeiros diálogos explicam que as Fábulas se disfarçam de humanos através da magia Glamour e que elas não morrem tão facilmente – por isso que o xerife se parece uma pessoa normal e que o Lenhador sobrevive a uma machadada na cabeça.

O problema começa quando a tal meretriz surge assassinada. Cabe a você tomar cada tipo de decisão, desde mentir ou falar a verdade para o Fera sobre ter visto a Bela fugindo de noite do prédio, a escolher ajudar o Sapo ou o príncipe Lawrence primeiro – decisão que pode levar à morte de um desses personagens – e a bancar o bom moço ou o valentão no desenrolar do enredo.

O xerife Lobo é o cara durão que tenta manter a ordem na cidade – e se redimir do seu passado. Você molda a personalidade dele, entre um cara que se esforça a ajudar o povo, ou um cara que só está fazendo o seu trabalho, ou o cabeça quente que apela para a violência sempre que pode ou etc. Ao longo da sua jornada, a chefe de operações Branca de Neve tenta lembrá-lo da importância do modo como se age, além das finalidades que se busca, enquanto Grendel faz questão de lembrá-lo de que ele é um hipócrita que ganhou um cargo importante na cidade, entre vários personagens que contribuem – ou dificultam – a formação do seu caráter.

O Lobo e o Porco
Cada personagem cativa da sua forma. Quando o Lobo questiona que todos deveriam ter um novo começo naquela cidade e que não pode mudar o passado, Colin, um dos três porcos, comenta que ele também não pode mudar a memória das pessoas. Quando o Lobo e o Lenhador sentam no bar, o antigo mocinho confessa que nunca foi tão altruísta como foi aclamado. Quando finalmente encontra o antagonista, você pode optar por conversar como um cavalheiro ou tirar todas as satisfações acumuladas ao longo dos episódios.

The Wolf Among Us é um jogo que não te permite jogá-lo uma vez só. Não é como a maioria dos jogos que nada nunca muda, a não ser o final. O leque de escolhas, as possibilidades de caminhos a serem tomados, as relações que se constroem com cada personagem, tudo te instiga a jogar mais, a conhecer os outros parâmetros, a experimentar decisões diferentes. É perceptível que nem todas as escolhas mudam o roteiro, mas só o gosto de escolher as suas falas já dá muito mais vida à história da qual o jogador participa ativamente.

The Wolf Among Us é uma história contada através de um jogo. É um jogo que insere o jogador dentro do enredo. É uma história que pode ser recriada várias vezes, de acordo com o apetite do jogador. Uma história em que você decide se, afinal, o Lobo é tão mau quanto dizem por aí.

Quão mau é o lobo

Bernardo Stamato
Vencedor do Concurso Cultura "Eu, Criatura" da Devir Livraria, formado em Letras, professor de Game Design e 3D Fundamental na empresa Seven Game e escritor (http://entrevirtudesevicios.blogspot.com/). Quando dá tempo para respirar, lê e joga PS3 também.

Bernardo Stamato publicou 107 posts. Veja outros.

Publicidade