Castlevania – Análise e Gameplay [NEStalgia]

Não pule que a Medusa te pega.

Castlevania_(NES)_14

 

NEStalgia é o nome da coluna onde revivemos jogos bons e jogos péssimos não tão bons.

O game de hoje é um dos maiores sucessos de crítica do Nes e pai de uma franquia poderosa.

c1

 

Game e história:

Castlevania foi lançado pela Konami para os consoles Nes em 1986. Ficou conhecido por ser um game plataforma e que um mês após o seu lançamento saiu também uma versão para MSX2 (Vampire Killer) que era praticamente o mesmo game, só que com introduções de RPG no gameplay.

O enredo do game conta que a cada 100 anos o Conde Drácula acorda para infernizar o povoado e Simon Belmont é o cara que vai botar fim aos planos do sanguessuga.

 

Gráficos e Som:

c2

Um game side-scrolling em que os cenários sombrios dão um toque a mais no game, lembrando que naquela época os videogames eram considerados brinquedos de criança e quase todos os jogos eram infantis (coloridos e alegres). Castlevania pegou os jogadores de surpresa com a sua temática de terror, é claro que não se compara com os survivor horror que temos hoje, mas nos anos 80 não tínhamos muitos zumbis e vampiros nos jogos.

Assim como as fases do castelo e seus corredores são bem caprichadas, a trilha sonora também teve um belo diferencial com suas músicas estilo orquestradas.

 

Jogabilidade e dificuldade:

Controles fáceis, pular e bater, mas com um personagem meio pesado e durão, faz com que Castlevania não seja impossível mas também não é game pra qualquer jogador terminar.

Castlevania-2

A sua arma (chicote) pode ser melhorada, a sua arma secundária (machado, água benta, etc) ajuda muito nas batalhas com os chefões. A dica crucial para se ir longe em Castlevania é avançar com calma para não ser pego de surpresa e coletar o maior número de itens possíveis, assim terá muito poder de fogo contra os chefes de fase.

 

Conclusão:

Se você só jogou Castlevania: Symphony of the Night do PS1, e acha aquele o melhor game da série, é claro que você tem razão (ele é mesmo), mas vale muito a pena ver onde tudo começou e com certeza você também irá se identificar muito com esse game.

Gameplay:

Assista o vídeo e relembre esse clássico! Fique com a dica também de como conseguir uma super carteira da Nintendo no início do vídeo.

Curiosidade:

Já assistiu o filme do Castlevánia? Veja AQUI.

Nota do Autor: 8
Nota do público:(1 voto) 9
Dê a sua nota:

Se você curte jogos antigos, visite as colunas Botão Solitário (Atari), NEStalgia (Nes) e 16 Bits Fever (Mega/Snes).

E ouça os podcasts que gravamos desses consoles clássicos.

FGcast Atari AQUI.

Capa

FGcast Mega Drive AQUI.

25-1

FGcast Nintendinho AQUI.

fgcast_fanpage nes

FGcast Resident Evil AQUI.

FGCast-b

FGcast Exclusivos Sony AQUI.

banner31-G

FGcast Snes AQUI.

FGCast55

FGcast PS2 AQUI.

facebook-e-twitter-fgcast-65

Até a próxima e bons jogos.

Fui pro game…

Leandro Vallina
Formado em Comunicação Social. Tem como prioridade na vida cuidar da filha, jogar videogame, alimentar e passear com os cachorros, alimentar e passear com a esposa e jogar mais um pouco de videogame.

Leandro Vallina publicou 1210 posts. Veja outros.

Publicidade