Esconde-Esconde (Sneak’N Peek) Atari – Análise e Gameplay [Botão Solitário]

Você já brincou de Esconde-Esconde no vídeo game?

Tirando o pó da coluna Botão Solitário resolvi pegar um dos games mais odiados icônicos do Atari. Esconde-Esconde (Sneak’n Peek).

Será que ele era bom ou nossa lembrança nostálgica ajuda o game nessas horas?

s1

Game e História:

É só os pais saírem de casa que os filhos fazem a festa, nesse caso usam a casa para brincar de esconde-esconde (saudades da inocência dos ano 80).

Um jogo que tem uma temática totalmente diferente dos games do Atari, nada de matar inimigos ou Pac Mans genéricos, aqui é quase um jogo de inteligência (ou puzzle).

s2

São três cômodos da casa para se percorrer, sala e dois quartos, além da parte de fora da casa que também pode ser usada. Pode ser jogado por um ou dois jogadores (veja no vídeo), sendo que contra o computador não tem a mínima graça, mas se você juntar mais amiguinhos, aí o jogo começa a ficar divertido.

Gráficos e Som:

Tanto a capa do game quanto a primeira tela do jogo dão a impressão de um game sombrio ou de terror, mas basta entrar em um dos cômodos da casa para se ver o como o game foi feito com desleixo. Por mais que a capacidade do console fosse rudimentar, já tivemos muitos jogos com fases mais bem detalhadas do que a sala ou os quartos desse game.

s3

A parte sonora do game é bem mais evoluída do que a gráfica, por mais que a trilha sonora seja irritante depois de alguns minutos, o game possui duas músicas e alguns efeitos sonoros, o que era quase que uma inovação nos jogos daquela época.

 Jogabilidade e desafio:

Aqui é que a coisa fica horrorosa, os controles do game são simples, basta usar a alavanca para entrar em algum esconderijo, mas é aí que a coisa fica desastrosa. O game é todo bugado, para entrar atrás do sofá, o seu personagem tem que estar no ponto exato ou ficará muito tempo tentando e não irá conseguir, a mesma coisa ocorre para entrar embaixo da cama ou em outros esconderijos.

s4

Essa jogabilidade bugada torna o jogo péssimo já que, quando você está na busca do personagem escondido, pode ficar muito tempo tentando localiza-lo atrás do sofá e, mesmo ele estando nesse local, o seu personagem não vai conseguir encontra-lo caso não entre no ponto exato do esconderijo.

Conclusão e diversão:

O jogo é muito ruim, chega a dar raiva algumas vezes, por isso ele só é divertido quando jogado entre amigos, já que a ideia é enquanto um está se escondendo o outro não pode olhar para a televisão. É claro que juntando mais jogadores a diversão está garantida, mas não por causa da qualidade do game e sim pela bagunça e tiração de sarro que os amigos vão fazer.

Eu mesmo me lembro do quanto me diverti com esse game na época, mas ao joga-lo de novo eu descobri que o jogo em si é horrível e os meus amigos que o tornavam divertido.

Assista ao vídeo que eu gravei desse jogo, vale mais pela curiosidade e lembre-se de dar um joínha no vídeo. 🙂

Nota do Autor: 4
Nota do público:(5 votos) 5.5
Dê a sua nota:

Gameplay

Se você curte jogos antigos, visite as colunas Botão Solitário (Atari), NEStalgia (Nes) e 16 Bits Fever (Mega/Snes).

E ouça os podcasts que gravamos desses consoles clássicos.

FGcast Atari AQUI.

Capa

FGcast Mega Drive AQUI.

25-1

FGcast Nintendinho AQUI.

fgcast_fanpage nes

FGcast Resident Evil AQUI.

FGCast-b

FGcast Exclusivos Sony AQUI.

banner31-G

FGcast Snes AQUI.

FGCast55

Até a próxima e bons jogos.

Fui pro game…

Leandro Vallina
Formado em Comunicação Social. Tem como prioridade na vida cuidar da filha, jogar videogame, alimentar e passear com os cachorros, alimentar e passear com a esposa e jogar mais um pouco de videogame.

Leandro Vallina publicou 1064 posts. Veja outros.

Publicidade

  • mau_franco

    Você foi muito bonzinho Lê. Este jogo é um lixo, um lixo, um lixo completo.
    Me arrependo eternamente e amargamente do dia em que escolhi isso, e foi presente de natal, só uma chance por ano…
    🙁

    • leandrovallina

      qual é Mau, o game era… era … era ruim, nós que deixamos o jogo bom kkk
      Eu acho que só curti o game por que não era meu, afinal imagino depois que a galera saia da sua casa e você pensava: Bom, o que eu vou jogar agora? Esconde esconde!!!

      Ai é ruim hein.kkk