FGcast #84 – Alien, O Oitavo Passageiro (Alien, 1979)

slider-84

 

Faaaaala galera!

O pessoal do filmes e Games está de volta para falar de um dos filmes mais pedidos pela nossa audiência, Alien, O Oitavo Passageiro de 1979, do mestre Ridley Scott.

Neste episódio Mau Franco, Leandro Vallina, Marcelo Paradella e Rafael Antunes relembram tudo sobre este grande clássico do terror (além é claro de tentarem decidir de uma vez por todas se a Sigourney Weaver é ou não gostosa) e de quebra comentam sobre o excelente jogo Alien Isolation .

Faça o download ou ouça diretamente no player ao final deste post.

Saiba como assinar o FGcast por e-mail!!!!

Não esqueça de deixar seu comentário abaixo, vamos continuar a discussão aqui nesta postagem.

Você também pode assinar nosso FEED pelo seu agregador favorito ou diretamente no Itunes. Além disso, a playlist desse episódio já está disponível no Spotify.

Assista o nosso FGplay desse jogo, só pela abertura já valerá a pena.

Não se esqueça que você pode ajudar muito o FGcast sendo um Patrono do Filmes e Games.

E agora você também pode ajudar o FGcast a crescer através do Padrim.

Agradecemos de coração nossos patronos e padrinhos, que tornam este trabalho possível:

Augusto das Neves
Danilo Santana
Diogo Silva Nascimento
Douglas Vasconcelos
Edmilson Cerqueira
Fabio Henrique
Felipe Moreira Brito
Luiz Fernando Alves
Marcelino Pinheiro
Marcelo Chaves Goncalves
Marcius Vinicius Ferreira de Freitas
Maurício Monteiro Freitas
Rafael Teixeira
Reginaldo Bezerra Gervásio
Tiago Farias
Wallace Wall

E se você não quiser ouvir os comentários do episódio anterior, avance até 11 minutos e 15 segundos.

Mau Franco
Formado em ciências da computação e pós-graduado em administração e gerenciamento de projetos, trabalha 9 horas por dia em uma grande empresa. O pouco tempo que lhe resta é passado com sua esposa, filhos, cachorros, alguns poucos games e algumas centenas de filmes.

Mau Franco publicou 285 posts. Veja outros.

Publicidade

  • Alexandre Henrique Bragança Pe

    São exatamente 12:45, a alguns segundos eu estava em depressão, pois alguém esqueceu de postar o FGCast, mas agora, finalmente essa delícia chegou, ótimo filme que tem ótimos jogos como Alien Trilogy pra Sega Saturn e Playstation e o clássico Alien vs Predador pra Atari Jaguar e PC, mesmo sendo jogos diferentes são todos FPS de survival horror, mas o Alien definitivo, que nem sequer é um Alien é Contra do NES, mas como eu estou digitando e escutando o cast o Paradela já citou o jogo, mas enfim, outro jogo foda que é estilo Alien é Robotica que tem uma ambientação estilo Alien e também o clássico Quake, em especial a versão de Saturn que é mais escura e tem um estilo mais sério e tal.

  • MARCIUS VINICIUS

    Revi este filme à poucos dias para me preparar para o FGCast e notei maravilhado como ele não envelheceu nada! É claro que as tecnologias presentes no filme são da década de 70 (monitor de tubo, iluminação de lâmpada fluorescente etc) mas a história e o suspense são tão maiores que isso que você nem nota! E a genialidade do filme está no suspense em si, em não mostrar o monstro, na simples sugestão de sua presença ameaçadora. E o filme ainda tem um bônus no final: Sigourney Weaver de calcinha pagando cofrinho e isso forma o caráter de um moleque de 10 anos que assistiu esse filme lá nos idos da década de 80, ainda em VHS!

  • Luiz Isipon

    Eu lembro que minha tia alugou o Alien pelos idos de 84 ou 85, como era muito pequeno não entendi muita coisa e desisti de assistir assim que o Alien foi “gerado”. Mesmo com o cagaço fiquei fascinado pelo ambiente sufocante e espacial do filme.
    Acho que vocês erraram sobre Prometheus, ele se passa antes do primeiro filme. E realmente é um filme espetacular.

    Concordo com o Mau, para a época a Ripley era demais, um mulherão.

    Excelente ideia, cast do Space Balls já.

    • leandrovallina

      Opa, escuta de novo que nos falamos sim que Prometheus é antes do Alien, até questionamos se aquela nave do planeta não é a mesma nave que quase esmagou a mulher no final de Prometheus

  • Jusier de Melo

    Esse é com certeza o primeiro e literalmente cast Filmes e Games.

    • Rafael Antunes

      vamos encher o Twitter do portal pedindo mais casts assim!!!!

  • Rodгi9o.06iıboЯ

    Como eu ja tinha escrito no FGcast anterior… gosto dos 4 filmes(sem mimimi).

    E o filme Prometheus fica no mesmo nivel de Alien vs Predador, Alias a unica coisa contada no filme Prometheus foi o que ja tinham contado em AvP1, só trocaram os Predadores por Engenheiro(roteiro preguiçoso), que vieram a Terra e eram venerados pelos humanos como deuses e bla,bla,bla(aquele cliche de sempre, que o ser humano venera qualquer merda), no caso de Prometheus é pior, pq os Engenheiros veem na Terra cria os humanos, depois deixam um mapa para um planeta onde é fabricado armas que iam ser lançada na Terra? onde ta a logica nisso? o filme Prometheus é… como ja dizia o Immortan Joe: “MEDÍOCRE”, não é de todo ruim, eu ate gostei, mas é mediocre, abaixo inclusive de Aliens 4, pq alien 4 tem coisa bem mais bacana que o Filme Prometheus, sem dizer que eles diminuíram a estatura dos Engenheiros/Space Jockeys quase a altura humana. por tanto não confio muito no Scott atualmente com a franquia Alien e por isso achei uma sacanagem ter empurrado pra escanteio o filme do Blomkamp que tinha ja praticamente confirmado a Ripley,Newt e Hicks com os atores originais.

    fechando: Valeu pelo Cast galera, continuem trazendo esse analize bate papo de grandes megas filmes que surgiram no fim dos anos 70s.

    • Rodгi9o.06iıboЯ

      Ps: Essa quarta, ta otima na net, um FGcast de Alien + JN + Trailer de BvS… XD

  • Ricardo Almeida Gomes

    FINALMENTE: Obra prima do cinema fantastico e do horror aterrissando no FGCAST… Todo o trabalho de desenho de produção é de encher os olhos e para quem ainda não conferiu, assista-o tendo em mente que foi realizado no final da década de 70, porque com certeza… irá se surpreender com este filmão! Em tempo: se ainda não jogaram, CORRAM atrás do Game ALIEN ISOLATION… finalmente um jogo digno ao clássico. CURIOSIDADE: Assisti a um clássico sci-fi do diretor Mario Bava chamado “Vampiros do Espaço” que com certeza influenciou alguns elementos no enredo do filme de Ridley Scott. Se duvidam, confiram a cena final do trailer….

  • Tiago Farias

    Excelente podcast mais uma vez, com o tema que mais curto, filme antigo, e esse em particular é muito bom. Mas queria fazer uma crítica a vocês, se me permitem. No começo do programa, vocês citaram jogos do Alien, e confessaram que se assustaram com o jogo. Francamente! Se assustar com o filme, tudo bem, porque o filme bom consegue nos envolver de uma maneira que parece que estamos realmente vivendo aquela situação. Mas um jogo não! Não vamos misturar as plataformas, o importante é lembrar que não devemos entrar de cabeça em um jogo, um game não pode ter a capacidade de mexer com nossas emoções, isso está errado. Desculpe se peguei um pouco pesado na crítica, hoje estou meio irritado. É que estava jogando a final da Copa da Espanha contra o Real Madrid e o juiz não deu um pênalti a meu favor e acabei perdendo a final na porra do meu Xbox!!!

    • Tiago Farias

      Gurizada, só para deixar claro que meu comentário foi uma tentativa de piada. Não sei se foi boa ou não. Valeu!

  • Marcelo zacaroni

    Congratulations!!!!! Filmes antigos EVER!!!!

  • Marcelo zacaroni

    A música Hard do mjackson no final ficou xou, parabéns xará!

  • Rodгi9o.06iıboЯ

    To ligado do contexto sexual(violento) e criação do universo aliens, mas tenho muita dificuldade de ver o alien como forma de piroca, realmente tem de ter uma imaginação muito fértil. kkk
    A art do H.R Giger é doentia, eu era fascinado pelas capas das revistas Heavy Metal, eu pirava nas artes( Achilleos,Blas Gallego,Boris Vallejo, Julie Bell,Clyde Caldwell,Dorian Cleavenger,Frank Frazetta,Jeff Easley, Joe Jusko,Keel,ken kelly,Lorenzo Sperlonga,Luis Royo,Max Bertolini,Rowena Morrill,Simon Bisley, etc) dai conheci a arte do Giger, esse é doido de carteirinha, recentemente passou um doc bacana sobre o filme cancelado Duna de Jodorowsky na HBO, e Giger fazia parte da produção do filme, e foi um dos entrevistados no doc, alias fico muito curioso como seria esse filme, que no elenco teria participação do Mick Jagger, Salvador Dali e Amanda Lear etc. com certeza seria o filme mais maluco da ficção-cientifica e fantasia. ps: Jodorowsky é um dos grandes nomes da ficção/fantasia com parceria de Moebius e outros.

    • bolapucc
      • Rodгi9o.06iıboЯ

        É fascinante o universo de Alien, sobre-tudo o primeiro filme. e a mensagem como eu disse acima, contexto sexual violento (estupro). a natureza original das coisas, existência e tal. li muitos artigos sobre alien(Scott) e as arts do Giger, tenho ate a impressão de ter lido plo menos uma desses links antes.
        Mas ainda sim, é dificil ver a semelhança da criatura a uma piroca, aquele no momento que sai do Keni sim ok, mas ele ja adulto, ta bem mais discreto, contrario do outro que parece uma aranha com uma… perseguida no meio, que tambem é bem evidente. acho que é pq no dia dia somos bombardeados com inúmeros objetos com o formato mais semelhante, como uma caneta bic, recipiente de detergente, cabo de vassoura, etc,etc. kkkk
        ps: Assinatura do filme Duna de Jodo esta em diversos filmes, assim como Alien. Hollywood não aceitou fazer o filme, mas no fim, acabou por desmembra-lo em diversos filmes. alguns muito bons, como Alien.

  • Alexandre de Paula

    Filmaço e excelente cast sobre o mesmo! Curti tudo…. mas na boa, falar que a Sigourney Weaver é gostosa? Ashuahsuahsuahsuah ai é sacanagem XD

    Mas okay, vamos conferir a imagem… olha que delicia… kkkkkkkkkkk

    • Rafael Antunes

      tu tinha que ver a foto dela que o Mau compartilhou com a gente durante a gravação do cast, dai sim tu ia ver como ela é gostosa. kkkkkkkkkkkkkkkk

  • Rodгi9o.06iıboЯ

    Minha impressão sobre alguns pontos debatidos:

    1- A questão da agua correr para cima no ovo: acho que era só para dar o efeito da criatura saltando sobre Kenny, eles não sabiam como fazer isso com os ovos no chão, então colocaram de cabeça pra baixo, assim a criatura caia no capacete do cara, então cortaram para a cena normal onde o cara ja estava de pé com o bicho na cara dele.

    2- O Alien não é uma criatura irracional, isso ficou claro nos outros filmes, por tanto, essa cenas não aprovada pelo estudio só confirmaria isso. seria mais ou menos o que o alien fez com o cientista no filme Independece Day.

    Os ovos que estavam la no chão, foram colocados por uma rainha, ja que estavam todo posicionados irregularmente.

    No segundo filme explica-se, como a corporação pretendia levar a criatura para a Terra, possivelmente o androide esperaria a criatura eliminar parte da tripulação e fecundar o que restou, por isso, a principio a criatura não queria matar Ripley. então hesitou.

    Mas é só meu ponto de vista, posso estar errado.

  • leoanrdo bariani

    Excelente cast pessoal, uma franquia que tem como diretores Ridley Scott, James Cameron , David Fincher , não precisa nem comentar a qualidade.Gosto de todos, o primeiro acho o melhor . Weaver perfeita para o papel .Eu joguei muito o game alien x predador no Snes .Parabéns.

  • FernandoGoias81 .

    Este filme foi sinônimo de terror até a adolescência. Hoje, na casa dos trinta, o vejo como uma grande ficção científica. E da melhor qualidade! Posso colocá-lo em pé de igualdade com Blade Runner sem medo.

    E sim, Weaver está deliciosa nos momentos finais do filme. Que “tábua” maravilhosa!

  • Pingback: FILMES E GAMES - E tudo sobre a cultura POP | Alien Isolation - Playstation 4 - Gameplay HD - FGplay #29()

  • Finn Mertens

    Show

  • Filipe Marcolino

    Vcs não tem foco …… depois mais de uma hora de quest que começaram a falr do filme, sem contar aa perguntas inteligentes. Mds parece que não tem foco nem pauta. Mas foi legal nas poucas horas que tinha sincronismo entre vcs participantes.

    • mau_franco

      Que bom que gostou da parte que nao é um lixo. Hehehe
      Assine o feed e ouça os outros episódios, igualmente sem foco mas divertidos.
      Abs.