FGcast #85 – Guerra nas Estrelas, Ep. 4 – Uma Nova Esperança (Star Wars, A New Hope, 1977)

slider-84

Faaaala Galera!!!!

O FGgast finalmente se atreve a falar do maior filme de todos os tempos, segundo os fanboys…Star Wars Episódio quatro,Uma nova Esperança, ou como preferem os saudosístas, Guerra na Estrelas…

Neste episódio junte-se aos fans no ódio às asneiras ditas por alguns dos integrantes que não conhecem nada da saga e aprenda muito com os outros que conhecem.

Faça o download ou ouça diretamente no player ao final deste post.

Saiba como assinar o FGcast por e-mail!!!!

Não esqueça de deixar seu comentário abaixo, vamos continuar a discussão aqui nesta postagem.

Você também pode assinar nosso FEED pelo seu agregador favorito ou diretamente no Itunes.

Mau Franco
Formado em ciências da computação e pós-graduado em administração e gerenciamento de projetos, trabalha 9 horas por dia em uma grande empresa. O pouco tempo que lhe resta é passado com sua esposa, filhos, cachorros, alguns poucos games e algumas centenas de filmes.

Mau Franco publicou 280 posts. Veja outros.

Publicidade

  • César Augusto

    Eu assisti o filme é lindo D+++

  • Rodгi9o.06iıboЯ

    SW(classico)é gostoso de ver e re-ver, independente do estado de humor que eu esteja, ele é divertido,divertido e muito, não é perfeito mas o charme é poderoso para força desses filmes.

    O Lucas parece ser um cara obcecado por esse universo, tendo inclusive indo parar no hospital. ganhou uma quantia de dinheiro “incalculável” ainda sim parece que sofre pelos filmes estarem nas mãos de outros.

    Agora os de 2000 foram chatos PKCT, buscou dar uma amadurecida na serie, tentou focar na politica, mas fez de um jeito que destoa totalmente dos clássicos, focando em coisas desnecessárias tipo o lado burocratístico da politica, o lado meloso do romance, acho que se ele fosse dinâmico, essa trilogia de 2000 poderia ter sido melhor se fossem apenas um ou dois filmes, mas acabou ficando arrastado D+ melodramático D+. bem vou limitar minha critica a trilogia de 2000 só ate aqui pq ja morreu,acabou. bola pra frente.

    Marcelo, vira e mexe alguem fala de Avatar e sempre que isso acontece, vc automaticamente solta: “ESSE FILME É RUIM D+!!!” mas nunca vejo vc desenvolver essa critica. gostaria de saber: como assim ruim d+?!? tipo: pegar fotografia, ações, interpretações, ângulos, cenários, cenas e cenas,corte, efeito de personagens digitais, roteiro etc,etc vc joga tudo fora? eu não manjo nem um terço de cinema que vc manja, então fico curioso pq de tanto desprezo para com Avatar. em minha limitada visão, vejo o filme como ótimo, tem pontos ali que eu não gosto/detesto, tipo excesso de cliches no roteiro, o roteiro acaba sendo muito comparados a outros estoria e tal, (mas acho que em outros filmes, mesmo tendo todos esses cliches, no modo geral podem ser bem avaliados pelos mesmo que detonam Avatar), tambem não gosto do ator/atuação principal Sam/Jake, mas o filme não é só isso, acho que num modo geral o filme é ótimo, acho a personagem Neytiri muito cativante, o coronel Miles foda pkct, Michelle Rodriguez estava otima, achei a ultima batalha dela emocionante, alias toda as cenas de batalhas foram de arrepiar ate os cabelos da bunda, bem… resumindo, pra mim é apenas Cameron sendo Cameron(ele apenas adicionou um romance). mas pode ser que vc simplesmente não goste do filme de uma forma mais pessoal que tecnico, isso tambem acontece comigo em muitos filmes, por exemplo, não gosto de filmes de Gangster(estilo classico)pelo menos 90%, mas, mas pela glamorizarão do bandido, mas sei que a produção dos films são otimas e tal. mesmo Avatar eu torcia o nariz por causa do romance, ator principal e achei tudo muito colorido, eu via esse filme como um filme de princesa da Disney, mas conforme eu re-via o filme eu pensava… po o filme é bacana, e agora vejo o filme “O Destino Jupiter” como um filme de princesa da Disney rsrs

    https://www.youtube.com/watch?v=QFRNVBNQDSc

    Mas enfim, Valeu todo mundo pelo Cast, 6 são dahora, ansioso pelo video analise desse novo SW. abç

    • bolapucc

      Muito pelo contrário, é o Cameron perdendo a mão de um jeito tenebroso. Pra começo que o filme tem um roteiro ofensivamente estúpido (até aí, o Cameron sempre foi o mestre do roteiro besta, mas os anteriores eram ao menos divertidos). Alguém pode me explicar pq os terráqueos torram uma fortuna no desenvolvimento de Avatares pra explorar um planeta que é venenoso aos humanos e onde tudo ali existe pra matar? Não era mais fácil vaporizar tudo com bomba atômica? Afinal, o tal do unobtanium (rá rá rá) tá abaixo da crosta do planeta. E não há nenhuma menção de Federação de Planetas que poderia fazer o papel da ONU nesse caso. Enfim, o cidadão desconhece noções básicas de Atividades Exploratórias Terráqueas (lembre-se da Conquista da América pelos espanhóis). Fora a batalha final que é um acinte a quem tem mais de dois neurônios. Nenhum militar joga suas forças terrestres ao mesmo tempo que a aérea, exatamente pra não virar a quizumba retratada no filme. Mas, o rapaz tinha que fechar a história de forma a satisfazer a vontade dele, a despeito de qualquer lógica. É o que chamamos de “roteirismo”, onde as coisas calham de acontecer “porque sim”. Fora que o filme fica nas costas daquele coitado sem talento do Worthington. A Saldana se esforça, mas o cara é tão apático que derruba o filme sem chance de salvação. A batalha tb é bem genérica, nada de memorável ali. Aliás, o forte do Cameron não é tanto batalha, é mais mano a mano. Plasticamente, os efeitos são bonitos, um belo uso do 3D. Mas é oco. O único plano interessante, que oferece alguma coisa, é o do Jake voltando a sentir o chão, com os dedos na terra. E é exatamente daí pra frente que o filme descamba e vira um porre. Mil vezes os Episódios 1, 2 e 3, com Jar Jar e tudo.

      • Rodгi9o.06iıboЯ

        Vale lembrar que Avatar é um filme com uma certa critica social, mas o foco não é politica, não esperemos que Cameron faça o que George Lucas fez nos prequel de SW. Avatar é um Blockbuster de apelo popular, fantasia e ficção e não um filme para um nicho. sem dizer que o filme é infinitamente superior tecnicamente q os filmes da Marvel Studiso que vc gosta, filmes cujo os personagens mal tem expressões faciais para expressar emoções e transmitir tais emoções ao publico, suas únicas expressões são limitadas a sorrisinhos canto de boca para tiradas do Casseta e Planeta, e expressões de serenidade.só aquela cena da reação da Neytiri com a morte do pajé, traição do Jake e queda da arvore lar ja quebra em 1000 pedaços os filmes da marvl studios.

        Vc questiona a viabilidade do investimento da RDA: bem… 1 quilo de Unobtainium vale 20 bilhões de (dolares imagino), não sei quantas tonelada disso ha no planeta, e sinceramente não vejo a explicação detalhadas em valores como algo tão importante para o espectador e para o filme, a menos que esses espectadores sejam contadores financeiro ou algo assim.

        Os Terráqueos tem poder para exterminar a vida em um planeta incluindo vida conscientes? sim tecnicamente, mas não quer dizer que não existem barreiras politicas e populares , ongs e instituições contra esse tipo de ação, o fato de não mencionar o nome de tal instituição não significa que não exista, me pareceu bem claro que o personagem de Ribisi tinha uma preocupação com determinadas ações que prejudicaria a imagem da empresa na Terra(e pra mim isso ja basta).

        Vale lembrar tambem que o filme conta uma storia de um futuro fictício e não um fato histórico, ou seja, as regras ali aplicadas, embora não detalhadas, são validas para a proposta daquela fantasia.

        Mas enfim, não tenho intenção de ficar rebatendo sua critica, não concordo, mas respeito, fico feliz por vc ter uma e expo-la de modo que vc não fique apenas dizendo que o filme é ruim ou lixo como muitos haters fazem nos comentarios de materias relacionadas a filmes pelos sites afora sem ter qualquer argumento. e quando vc ficava dizendo que o filme é ruim e tal, sem dizer o pq… me dava ate agonia, tanto que vc demorou um pouco pra responder, então fui dar uma pesquisada em outas criticas profissionais sobre o filme, para ver se havia algo que realmente tornava o filme tão ruim a ponto de não valer absolutamente nada e não notei, fiquei surpreso em ver que o filme recebeu nota máxima no omelete e do Pablo Villaça e o filme no modo geral das criticas especializadas tem uma boa media.

        ps: valeu pelo retorno.

  • Alexandre de Paula

    Até que enfim vocês se renderam à força o/

    Bom, não vou falar tudo que acho de Star Wars e nem sua importância na história do cinema, pois daria um artigo aqui hehehe

    Mas comentando alguns pontos, sobre o treinamento “fast food” do Luke, vocês comentaram que ele ficou fodão muito rápido. Na verdade não, pois ele só foi lutar com o sabre de luz contra o Vader, depois de algum tempo e do treinamento com o Yoda. E ao acertar aquele tirou que destruiu a estrela da morte, não foi um uso consciente da Força. Ele apenas confiou na Força, que fluiu dentro dele para aprimorar técnicas que ele já possuía (durante a reunião sobre a missão, ele já comentou com seu amigo que não era tão dificil acertar aquele buraco).

    E sobre o Boba Fett, realmente ele é superestimado demais rsrs Além de jogar uma corda no Luke (a qual ele se rapidamente), ele não faz absolutamente mais NADA na franquia huahuahuahua Nunca curti ele por isso. Aliás, o pai dele Jango Fett foi muito mais legal naquela luta contra o Obi-Wan (espisódio 2).

    Apesar de Star Wars não ser uma unanimidade entre vocês, respeito isso e curti muito o cast! Parabéns =)

    PS: Valeu por ler o comentário sobre a Sigourney “Bunda Seca” Weaver… e nunca me renderei a ela, mesmo depois de velho XD

  • Henrique Santos

    A inconsistência de Mau Franco: O mesmo cara que acha a Ripley a maior gostosa cm aquela cara de velha e o corpinho mixuruca vem colocar esses mesmos defeitos na Leia… gosto é gosto. Sinto um misto de medo e curiosidade em saber seus padrões! Cast divertido e um prato cheio para famboys exercitarem seu ódio… ainda bem que não sou um deles.

  • Luiz Isipon

    Bom aqui vai a opinião de alguém que gosta de SW, mas longe de ser fanboy ou coisa do tipo.
    Lembro de ter assistido a saga SW na estréia da tela quente na globo, meu pai tinha acabado de comprar um VHS, gravamos os três filmes e assistia em loop quando criança. Na minha opinião, SW são os episódios 4 a 6.
    Tenho muitas outras sagas favoritas que coloco na frente de SW, mas mesmo assim achei que foi o melhor cast que vocês já gravaram até hoje (superando o meu favorito Forrest Gump).
    A força fluiu em vocês, a sintonia estava incrível. Parabéns a todos.
    Paradella, você está virando uma lenda, melhorando a cada cast. Muito bom mesmo!!!
    Leandro e Mau foi muito bom vocês levantarem esses fatos, nada foi a toa.
    Agora vamos aguardar o cast do Spaceballs.

  • João Fernandes

    Diferente da maioria das pessoas que curtem o canal, eu assisti Guerra nas Estrelas no cinema, e era apenas “Guerra nas Estrelas”, eu duvido que o Lucas soubesse o que ia acontecer com o filme, e foi um estouro, Guerra nas Estrelas virou uma febre, foi Star Wars que trouxe de volta o Star Trek, e foi o sucesso de Guerra nas Estrelas, que trouxe de volta os Spaces Operas, o sucesso desse filme foi tanto que teve um globo reporter especial chamdo de Guerra dos Truques, Os Trapalhões fizeram um filme baseado em “Guerra nas Estrelas” com o nome “Guerra nos Planetas”, diferente da maioria dos fãs da série eu considero esse o melhor da franquia, muito simples e quem está acostumado com a ação no cinemae as tomadas rápidas deve muito a esse filme, Guerra nas Estrelas está no meu top 10 e brilhante escolha de FGCast.

    • bolapucc

      Na verdade o Lucas tava torcendo pra que empatasse os custos, tanto que ele trocou pontos percentuais na bilheteria com o Spielberg (por Contatos Imediatos de Terceiro Grau) e o John Milius (por Big Wednesday).

      Ah! Tb considero esse o melhor da série.

      • João Fernandes

        Abraços, um belíssimo filme e muito bom FGCast.

  • Tiago Farias

    Pessoal, já comentei no outro cast, a parte em que falei do game do Alien era uma tentativa de fazer uma piada. Pelo jeito não foi muito boa, porque o pessoal não entendeu muito bem. Eu também jogo videogame até hoje e gosto bastante, nunca iria criticar quem joga. E mesmo se não jogasse, não iria fazer críticas, cada um tem que fazer o que gosta para se divertir. Parabéns por esse programa, pra mim esse foi um dos melhores, com muito conteúdo. Acho muito bom ter dois participantes que conhecem muito do tema e outros que não conhecem tanta, pois assim se estabelece um contraditório, e alguns questionamentos que podem parecer desnecessários para quem é fã, são muito úteis para quem não conhece tanto a história, como é o meu caso. Cheguei a assistir os filmes, mas faz muito tempo, e não lembrava mais da história. Estou pensando em assistir de novo, graças ao programa muito bom que vocês fizeram, e também porque a maioria das pessoas está falando bem do novo filme, e para não ficar tão perdido preciso me incluir no universo novamente. Espero que esse episódio 7 seja tão bom quanto o 4, 5 e 6, já que na época que foi lançado o 1, 2 e 3, tentei assistir, mas achei muito fraco. Provavelmente o único quesito em que é melhor seja na personagem feminina, Natalie Portman, que além de ser muito bonita, é também boa atriz, e foi muito mal aproveitada nesse filme na minha opinião. Lembro dela bem novinha no filme com Jean Reno, O Profissional. Também gostei muito dela no filme V for Vendetta, no Closer, e também no Black Swan.

    • bolapucc

      Não se preocupe, eu e o Lê entendemos que era uma piada, é o Mau que tem Síndrome de Drax.

      • Tiago Farias

        Valeu Marcelo!

  • leonardo bariani

    Pessoal do FeG parabéns pela escolha do filme apesar de ser fã da franquia eu reconheço todo a sua popularidade e pretigio, também prefiro Indiana Jones , Maquina Mortifera e outras franquias. Sobre a escolha de Harrison Ford eu tenho a revista set de novembro de 99 há uma entrevista com ele, que ele diz que estava fazendo um serviço de marcenaria na porta do escritorio de Coppola quando George Lucas entrou para conversar com Coppola viu Harrison e o convidou para fazer um teste para o filme.Assiti os filmes recentemente, fazia tempo que não via acho Imperio o melhor, ainda não vi o novo mas pretendo assisti-lo.Quero desejar um feliz ano para todos do site.

  • João Fernandes

    O “Despertar da Força” é um filme maravilhoso, tem tudo de Guerra nas Estrelas, JJ Abrams se superou, deve ter estudado a trilogia clássica, coisa que o Lucas não fez quando filmou a nova trilogia, a base da jornada do herói, e tem tudo a ver com este filme o episódio IV, é um recomeço, a trilha de John Williams é de chorar, acredito eu que seja o maior blockbuster de 2015 e favorito ao Oscar de Efeitos Especiais

  • Nicholas Santos

    Uma única coisa e essa cena?
    https://www.youtube.com/watch?v=1gpXMGit4P8

  • Marcelo zacaroni

    Parabéns mais uma vez pelo cast, pela sinceridade do mau e do Leandro e dos argumentos sempre perspicazes do xará paradella… Assisti ao episódio VII, me emocionei com a trilha, d ver os antigos grandes atores novamente em ação, mas……..meu, a história parece um reboot dos episódios IV, V e VI.. Sei q farão um cast sobre o novo filme, me corrijam se eu estiver errado. P.S. O Han solo morre e praticamente ninguém no filme (à exceção dos q estavam na cena) esboçaram algum sentimento… vtnc, é o principal personagem da franquia! Sem ele o negócio não andaria! Outra coisa, não seriam só os detentores da força q poderiam manusear os light sabers? Abraços!

    • bolapucc

      péra, a Leia tem um piripaque bem no momento e a cara melancólica do Luke no fim é tb por causa da morte do Han

  • Fabio Luiz

    E aí galera do FGC, blz…primeiro lugar quero agradecer de verdade pela experiência de ter conhecido vcs e seus casts, conheci vendo pelo youtube há apenas 1 semana atras vendo video de vcs das expectativas para 2016 e da linkei para os casts, e fiquei louco, todos (quase todos,rs) filmes q p mim sao classicos e adoro, e de quebra minha nostalgia com os games q sempre amei desde o atari, em poucos dias j ouvi metade, gosto mto dos comentários, a forma q repassam a historia do começo ao fim, PARABÉNS, obrigado pela dedicação o bom humor e a descontração que tratam tanta coisa boa (ou mesmo as nem tanto), ganharam um baita fã, e humildemente deixo 3 indicações p proximos FGCast: Um Morto muito louco, Curtindo a vida adoidado e A hora do espanto…vlw galera, grande abraço.

    • mau_franco

      Muito obrigado cara…
      Um morto muito louco é demais mesmo…
      Quem sabe em breve. Hehehe
      Os outros 2 com certeza terão em breve…
      Abracos.

    • leandrovallina

      eu ainda preciso rever um Morto muito louco, não achava que era um baita filme, mas os outros dois são excelentes, valeu amigo

  • Augusto Ganzert

    Esse episódio me fez lembrar que existe um podcast inteiro destinado a falar sobre Star Wars. Trata-se do Kaminokast, do site Cast Wars. É louco de bom.

  • Ricardo Tamanini

    Há muito, muito, muito tempo atrás assisti esse filme em uma Sessão de Sábado, na Globo. Tinha marcado em minha mente apenas o tiroteio espacial, enquanto que a história passou meio batido, meio confuso. Depois, nas outras vezes que assisti é que passei a entender um pouco melhor. O que mais admiro em Star Wars é a capacidade da Criação de todo um Universo, e isso fazer parte da cultura. Só fico com uma dúvida se George Lucas usou o livro Duna de Frank Herbert para sebasear nisso.

    Abaixo vou deixar duas paródias que tem na internet e que são elogiadas:
    Troops, uma paródia de Polícia 24 Horas
    https://www.youtube.com/watch?v=QFxW1ZJJo-E

    Chad Vader, o gerente de Mercadinho, primo de Dart Vader:
    https://www.youtube.com/watch?v=LQPvADZyxww
    Valeu pelo cast!
    E que a Força “teje” com vocês!!!