Keanu Reeves – Biografia

Keanu Charles Reeves, pode nunca ter ganhado um Oscar ou te emocionado com sua atuação, mas o cara anda de metrô, divide cerveja com mendigo, doa milhões para a caridade e ainda estreia filmes como Caçadores de Emoção, Velocidade Máxima, Advogado do Diabo e Matrix. Com certeza algum filme dele você curte.

keanu-hands-who-would-you-like-to-see-keanu-reeves-play-on-the-big-screen

Em 02 de setembro de 1964, nascia em Beirute, no Líbano, Keanu Charles Reeves, primeiro filho de Patrícia Taylor e Samuel Nowlin Reeves Jr. Patrícia era striper em uma casa noturna aonde viria a conhecer Samuel, um geólogo norte-americano, os dois se casaram e tiveram, além de Keanu, mais uma filha, kim Reeves.

keanu_reeves_childhood_photos-4

Após o nascimento de Keanu, Patrícia e Samuel se mudaram para a Austrália onde permaneceram casados até 1969. Quando o casamento chegou ao fim, Samuel se mudou para o Havaí onde tinha família e a partir daí passou a enfrentar problemas com drogas e graças a isso, Keanu viu seu pai pela ultima vez aos doze anos de idade.

Após o divórcio, Patrícia se mudou com as duas crianças para Nova York, onde conheceu Paul Aaron, seu segundo marido, um diretor da Broadway. Em 1970, a família se mudou para Toronto no Canadá onde adquiriram cidadania canadense, e com apenas um ano de casamento o casal se separa. Divorciada novamente, para sustentar os filhos, Patrícia começou a trabalhar como estilista, chegando a fazer figurinos para figuras como Dolly Parton, Emmylou Harris e David Bowie. Devido à atividade de estilista, Patrícia fez amizade com diversos músicos e artistas da época, dentre eles Alice Cooper que chegou a morar por algum tempo na casa da família, Cooper conta que Keanu não se assustava com os tipos estranhos que frequentavam a sua casa e que adorava assistir os ensaios da banda.

Durante a adolescência Keanu Reeves foi diagnosticado com dislexia e isto somado as constantes mudanças de residência da família, enquanto moravam em Toronto, fizeram com que Keanu desenvolvesse uma grande dificuldade de se relacionar com colegas e professores e não se destacasse em matéria alguma, a exceção do hockey sobre gelo.

photo2-640x426

Keanu chegou a ganhar o apelido de “The wall” por ser um ótimo goleiro, porém o ótimo desempenho no hockey não foi suficiente para mantê-lo na escola, aos dezesseis anos, reprovado em todas as matérias menos Latim, Reeves abandonou a escola e se matriculou na “Toronto School for the Performing Arts” onde descobriu a atuação e decidiu se dedicar a carreira de ator, porém alguns meses depois acabou sendo expulso por se desentender com um professor. Aos 19 ele entrou na “Leah Posluns”, escola de arte da comunidade, onde conseguiu seu primeiro papel em uma peça. A peça em questão era “Wolfboy”, uma peça polêmica para a época pelo apelo homoerótico, onde Keanu fazia par romântico com outro ator.

keanu_reeves_04

O destaque no teatro o levou ao primeiro papel na TV canadense, em um programa chamado “Hanging In”, em que interpretava um garoto de rua. A partir daí surgiram as campanhas publicitárias.

celebrity-commercials-keanu-reeves-jpg

Seu primeiro papel em um filme foi em Youngblood, filme de baixo orçamento, mas Keanu seguia também no teatro, onde interpretou Mercutio em Romeu e Julieta, peça dirigida por Lewis Baumander.

mercutio

Em busca de mais papéis no cinema, Keanu Reeves partiu para Hollywood, onde morou de favor na casa de seu ex-padrasto Paul Aaron. A esta altura sua mãe se casara pela quarta vez, com um cabelereiro chamado Jack Bond e Keanu conseguia em Hollywood seu primeiro papel de protagonista, no filme Jovem Outra Vez da Disney.

4984735_orig

Nesta época, Keanu rejeitou um papel em Platoon (papel este que rendeu a Charlie Sheen uma indicação ao Oscar como melhor ator coadjuvante), por não querer sua imagem associada à violência, ironicamente, já que em seguida faria um pequeno papel em “Act of Vengeance”, ao lado de Charles Bronson e anos mais tarde se tornaria astro estrelando filmes de ação.

Aos poucos ele vinha ganhando destaque e exposição em seus filmes. Em Brotherhood of Justice interpretou um líder de gang ao lado de Kiefer Sutherland e Billy Zane, depois veio sua primeira experiência em musicais, em Babes in Toyland, filme estrelado por Drew Barrymore, até que em 1986 chega River’s Edge (Juventude Assassina), em que interpretou um jovem viciado e problemático, a boa atuação chamou a atenção dos diretores de Hollywood, e partir daí foi um convite atrás do outro, com destaque para o excelente Bill e Ted.

bill-ted-grim-reaper

A seguir, durante as gravações de Parenthood, Keanu conheceu River Phoenix (irmão do, também ator Joaquim Phoenix), que se tornou um de seus melhores amigos, com quem chegou a formar uma banda e com quem trabalhou em I Love You to Death, e posteriormente em Garotos de Programa. A amizade se estendeu até outubro de 1993 quando River sofreu uma overdose e morreu aos 23 anos de idade, na mesma época Keanu estava filmando Velocidade Máxima que viria a se tornar seu primeiro grande Blockbuster, arrecadando U$330.000.000 em todo o mundo.

Após o sucesso de Velocidade Máxima Keanu viu o nome de seu pai, que não via há 17 anos, estampar as manchetes dos tablóides sendo condenado a 10 anos de prisão por tráfico de heroína.

lg

Nos próximos anos, Reeves sofreu a pressão pelo próximo grande sucesso, mas filmes como Johnny Mnemonic e A Walk in The Clouds não empolgaram nem a crítica e nem o público, até que em 1997 surge um novo grande projeto, Velocidade Máxima 2, mas contrariando seus agentes e dispensando um cachê milionário, Keanu recusou a oportunidade de reprisar seu papel, alegando que o roteiro para o filme era muito ruim. O projeto foi em frente com Jason Patric no lugar de Keanu, mas acabou culminando em grande fracasso de bilheteria.

No mesmo ano surge uma grande oportunidade, Keanu foi escalado estrelar ao lado de Al Pacino O Advogado do Diabo filme que rendeu uma boa bilheteria e boas críticas, apesar de problemas de saúde decorrentes de alguns acidentes de moto, culminando em uma cirurgia para fixar um disco da coluna com uma placa de metal, durante as filmagens.

Ainda em 97, um fato curioso, Keanu foi visto completamente embriagado na sarjeta dividindo bebida e cigarros com um mendigo, na época seus agentes disseram que se tratava de estudo para um papel, mas o ator nunca se pronunciou sobre o fato.

~´

No ano seguinte Keanu é convidado para o projeto que viria a ser o mais ambicioso e de maior sucesso de sua carreira, Matrix aparece como um grande orçamento nas mãos de dois diretores desconhecidos, mas encantado com o roteiro Keanu entra de cabeça na produção que revolucionou o cinema no fim do século e dita tendências até hoje.

09

Com a carreira no topo graças a Matrix, Keanu descobre que seria pai, sua namorada Jennifer Syme estava grávida de uma menina, porém poucos dias antes do nascimento em uma ultrassonografia descobriu-se que a bebê havia falecido ainda no ventre, então em 24 de dezembro de 1999, o parto induzido foi realizado e o bebê, registrado sob o nome de Ava Archer Syme Reeves, foi enterrada no cemitério de Los Angeles.

eaaaaa

Em seguida Keanu continuou em filmes como The Watcher e Sweet November até assinar um contrato milionário para duas sequências de Matrix, em que recebeu U$S 30.000.000 mais 15% da arrecadação de ambos os filmes. Mas enquanto a carreira ia de vento em popa, mais um acontecimento triste em sua vida pessoal: Jennifer Syme, de quem havia acabado de separar, após a morte de Ava, sofre um acidente de carro e morre instantaneamente. Após uma pausa na produção de Matrix Reload devido ao acontecimento, Keanu partiu para a Austrália onde as filmagens duraram cerca de um ano, porém durante todo o período o ator teve de deixar os sets por diversas vezes para estar ao lado da irmã, Kim Reeves que lutava contra um tipo agressivo de leucemia.

Em 2003, chega aos cinemas a ultima sequencia de Matrix, Matrix: Revolutions, ao todo a franquia arrecadou mais de U$S 1 bilhão de dólares e fez de Reeves um dos 100 homens mais ricos do Canadá, uma vez que 15% deste montante seriam seus, mas o fato que impressiona é que Reeves dividiu cerca de U$S 30 milhões entre toda a equipe de maquiadores, técnicos e etc…, ou seja, fez a alegria da galera, mas não para por aí, até hoje ele financia instituições de combate ao câncer, sem pedir crédito algum.

Em seguida vieram Alguém Tem que Ceder, em que contracenou com Jack Nicholson, Constantine, O Homem Duplo e A Casa do Lago.

54m

Em 2007 mais alguns problemas, Keanu atropela um paparazzi ao sair de casa e enfrenta uma ação cívil por parte do indivíduo. Após quatro dias de julgamento, com testemunhas e vídeos do ocorrido, foi definido que o brasileiro seguia o ator e se jogou na frente de seu carro, sendo assim, Keanu inocentado.

Nos anos seguintes, ele participa de alguns projetos de baixo orcamento como Henry’s Crime, o independente, Generation Um, e o drama de samurais 47 Ronins.

A partir de 2011, Keanu comeca a explorar outras habilidades, e publica seu primeiro livro Não Busque a Vida Perfeita, produz seu primeiro documentario, Side by Side, investigando a história, o processo de desenvolvimento e a dinâmica de trabalho da criação fílmica digital e em película, onde entrevista nomes como David Lynch (“Cidade dos Sonhos”), Christopher Nolan (“Interestelar”), Martin Scorsese (“Os Infiltrados”), David Fincher (“Clube da Luta”),  Steven Soderbergh (“Contágio”), dentre outros tantos, além fotógrafos, engenheiros de som e de imagem, e finalmente, estreia na direção em Man of Tai Chi.

Seu último trabalho foi John Wick, thriller de ação recheado de clichês, mas onde tudo é muito bem executado, no melhor estilo ”vingança solitária’, prato cheio para os fãs de filmes de ação.

Hoje Keanu Reeves trabalha na sequência de John Wick, e aos 50 anos de idade, textos e memes sobre o ator viraram febre na internet, uma vez que ele sempre é visto andando de metrô, ou comendo um lanche em um banco de praça qualquer.

O fato é que dificilmente Keanu ganhará um Oscar ou algo do tipo, mas como o próprio ator não tem vergonha de admitir, ele não tem a intenção de impressionar com seus filmes, mas sim de divertir, e isso ele consegue, pode conferir em sua filmografia, com certeza em algum filme dele você se divertiu.

keanu-reeves-has-lunch-on-park-bench-in-soho-ny-1024x7111

Luiz Cobra
Um aficionado por cinema, quadrinhos e rock,n,roll

Luiz Cobra publicou 17 posts. Veja outros.

Publicidade

  • leonardo bariani

    Luiz muito legal seu texto, Gosto do trabalho de keanu considerado meio “bipolar ” pela critica nas escolhas de seus papéis após o grande sucesso de Velociade Máxima fez o fraco Andando nas Nuvens tentou se recuperar um ano depois com Reação em Cadeia em que atuava ao lado de Morgan Freeman e na direçao de Andrew Davis super valorizado depois do sucesso de O fugitivo o filme fracassou, e é assim, quando vc menos espera ele ressurge , ainda torço pelo um Velocidade Máxima 3 .

  • Everaldo

    Vale um queda de braço com o Johnny Depp?