Kriophobia – [Gelo na Espinha]

A “Kriophobia” (criofobia, em português) se refere ao medo ou aversão ao frio intenso.

Greenlight Banner

Kriophobia é um game conhecido como point n’ click, ou seja, é daqueles que você aponta o mouse para algum caminho ou objeto e seu personagem vai interagir com ele, seja caminhando na direção clicada ou coletando algo para seu inventário.

Um exemplo que fez muito sucesso neste estilo de game é o The Walking Dead da Telltale Games, que ganhou o prêmio VGX: Jogo do Ano em 2012.

Kriophobia está sendo desenvolvido por um estúdio de Brasília chamado “Fira Soft” e está atualmente em fase de demonstração técnica, mostrando apenas a primeira parte do primeiro capítulo do jogo. A equipe já é conhecida por criar alguns jogos para PC e dispositivos móveis.

 

screenshot_01

 

História

No jogo acompanhamos a história de Anna, uma geóloga com um passado misterioso que junto de sua pequena equipe vai até Zhokhov, uma ilha no norte da Rússia. O trabalho deles é consertar alguns equipamentos e analisar as condições sísmicas locais. Tudo parece normal, até que alguns sensores ficam malucos e identificam um terremoto gigantesco que surpreende a equipe de geologistas.

Depois dos tremores, Anna e Mikail caem em uma fissura que se abriu, revelando um complexo militar da época da Guerra Fria. O colega de Anna se machuca e cabe a ela encontrar alguma maneira de ajudá-lo e também de sair dali. O problema é que eles não estão sozinhos. Alguma criatura assustadora é liberada com o tremor e parece estar em busca de sangue.

 

screenshot_07

 

Jogabilidade

O maior desafio de um game de terror com movimentos tão limitados (usa-se apenas o mouse para clicar) é imergir o jogador em um clima digno, assustadoramente falando. É realmente difícil imprimir situações de suspense em que o jogador precisa apenas clicar no chão para escapar, exatamente por isso que Kriophobia conta com ótimos efeitos de som e um trilha sonora que ajuda a fazer este trabalho.

Mas não pense que o game é apenas sustos aqui e ali, clicando loucamente com o mouse. Os Point n’ Click geralmente contam com algumas situações que você precisa levar algum item a algum lugar ou alguém e isso meio que acaba esfriando o clima de terror, mas é um mal necessário, até porque se os jogos assim seguissem tão diretamente com a história, ela acabaria muito rápido e o jogo se tornaria muito curto.

Mas além disso existem os puzzles, que são aquelas situações em que o jogador deve despertar o gênio do raciocínio em si para passar, ou simplesmente o ser o malandrão e procurar a resposta no Google (Não façam isso. Sério).

Nota-se também uma grande influência dos antigos Resident Evil (bons tempos) logo ao abrir o jogo, além do esquema de mudança de cena que também é uma marca da franquia de sucesso da Capcom.

 

screenshot_04

Apesar de o demo ser bem curto, minhas expectativas em relação ao jogo são bem grandes, em partes também por estar sendo desenvolvido por brasileiros. Coisa que me deixa sempre bem animado quando acontece.

Resumindo, mesmo estando em fase de demonstração técnica vale muito a pena baixar para conferir o que vem por aí. Se você quiser baixar oficialmente é só clicar aqui. E o site oficial do game está aqui.

 

Nota do Autor: 7.5
Nota do público:(0 votos) 0
Dê a sua nota:

 

Primeiro teaser o game:

Rhuan Passos
Estudante de Comunicação Social que sonha em ser diretor de cinema, ou quem sabe um escritor bem sucedido. Apaixonado por cinema e videogames desde que se entende por gente. Atualmente está escrevendo um livro sangrento sobre apocalipse zumbi.

Rhuan Passos publicou 24 posts. Veja outros.

Publicidade

  • Gu1lh3rm3Kun

    Fico realmente feliz em ver mais uma tentativa de trazer de volta o espírito dos survivor-horror, dessa vez por conterrâneos. Gostei de muita coisa em Kriophobia, conheci o jogo na BGS, onde até conversei com alguns desenvolvedores e cara, que beleza.

    Além de uma trabalho na parte de arte e som, o jogo vai vir com cenários pré renderizados, na pegada de Resident, Dino Crisis, Silent Hill e meu favorito: Parasite Eve.

    Esperando o jogo completo sair na Steam e uma análise completa do jogo, além de algumas discussões em off senhor Rhuan! Belo Post 😀

  • É isso que eu quero m/