Tom Cruise – Biografia

Em 03 de julho de 1962, nascia em Nova York Thomas “Tom” Cruise Mapother IV (Tom Cruise), um dos melhores atores a jamais ganhar um Oscar. Indicado três vezes ao prêmio e dono de uma filmografia impressionante, o astro ainda esbanja boa forma, dispensando dublês, pilotando em alta velocidade e se pendurando do lado de fora de aviões, e isso aos 53 anos de idade.

Criado pela mãe e pelo padrasto, Tom Cruise quase se tornou frei, chegando a frequentar o seminário por um ano, mas a veia artística falou mais alto e aos 18 anos de idade decidiu se dedicar aos estudos de interpretação. Até que as portas se abrissem as coisas não foram fáceis: Tom chegou a trabalhar como camareiro e balconista para se manter.

Alguns anos mais tarde, na Califórnia, conseguiu seu primeiro papel: uma pequena participação no filme Amor Sem Fim, de 1981, dirigido por Franco Zeffirelli e co-estrelado pela atriz Brooke Shields, seguida de mais uma pequena participação em Toque de Recolher. Entretanto foi apenas dois anos mais tarde que conseguiu finalmente seu primeiro papel de protagonista em Negócio Arriscado, contracenando com Paul Brickman e Rebecca de Mornay.


Negocio Arriscado

Com apenas 5 anos de carreira, em 1986 Tom Cruise explode para o mundo no filme  Top Gun – Ases Indomáveis, ganhando o status de astro e galã. No mesmo ano, A Cor do Dinheiro prepararia o ator para uma atuação de peso em Rain Man, drama filmado em 1988 que arrancou suspiros, lágrimas e boas críticas da plateia, fechando um ciclo de brilhante estreia do recém-chegado ao cinema.

Em 1990, Tom se casa com a também atriz, Nicole Kidman em Telluride, Colorado, e um ano mais tarde contracenam juntos pela primeira vez em Um Sonho Distante. Em seguida protagoniza filmes como Questão de Honra e A Firma, até que em 1994 se consolida como um dos atores mais bem pagos de Hollywood, cobrando um cachê de 15 milhões de dólares para estrelar Entrevista com o Vampiro.

Entrevista com o vampiro

Em 1994, o casal adota Isabelle Jane, e durante um ano Tom recusa trabalhos para se dedicar a filha. Como Nicole desejava aumentar a família, adotaram mais uma criança um ano mais tarde: Connor Anthony Cruise.

Em 1996, Tom retorna as telas quebrando recordes de bilheteria, em sua estreia como produtor, no filme Missão Impossível e também recebe sua primeira indicação ao Oscar por Jerry Maguire – A Grande Virada, tudo isso seguido de uma sequência de filmes mais densos, como Magnólia, De Olhos Bem Fechados (novamente contracenando com sua então esposa Nicole Kidman) e Vanilla Sky.

Em 2000, Cruise se separa de Nicole e estrela a sua primeira sequência, Missão Impossível 2. Dois anos mais tarde, se junta pela primeira vez a Steven Spilberg, em sua primeira ficção cientifica, Minority Report, parceria que voltaria a se repetir em 2005 no remake de Guerra dos Mundos.

Em 2006, Tom se casa novamente, desta vez com a estrela de Dawson’s Creek, Katie Holmes, com quem tem mais uma filha, Suri Holmes Cruise.

De 2006 em diante, Tom estrela mais uma sequência de bons filmes, porém muito mais voltado para as ficções científicas como Oblivion e No Limite do Amanhã, apesar de ainda trabalhar no gênero de ação em filmes como Missão Impossível 3, Missão Impossível: Protocolo Fantasma e Jack Reacher: O Último Tiro, e não menos importante, uma participação hilária em Trovão Tropical.

shockceleb-tomcruisetropic-590[1]

Em 2012, o casamento com Katie também chega ao fim, em meio a polêmicas sobre a religião de Tom. Cruise é um fiel seguidor da cientologia, religião que, em definição resumida, consiste em um conjunto de crenças e práticas que visa construir o surgimento de uma civilização sem memórias nocivas e restaurar o equilíbrio da humanidade.

Katie declarou em entrevistas que precisava seguir uma série de regras impostas pela “seita”. Ter realizado ultrassons em casa, durante a gestação de Suri, teria sido uma das imposições do culto a ela, além de orientações sobre alimentação, como se portar na sociedade e declarou também que tinha tão pouca liberdade e tão pouco diálogo com Cruise que esperou que o marido viajasse a trabalho, enquanto filmava um longa em outro país, para dar entrada no pedido de divórcio.

Suri

Ao longo de toda sua carreira, Tom ficou conhecido por dispensar dublês em grandes cenas de ação. Durante as filmagens de Missão: Impossível – Protocolo Fantasma, teve que demitir sua seguradora para poder gravar a cena em que se pendura do lado de fora do Burj Khalifa, prédio mais alto do mundo.

Atualmente, Tom trabalha na divulgação de Missão: Impossível – Nação Secreta, e ganhou destaque nas manchetes ao se pendurar do lado de fora de uma avião, voando em alta velocidade, para gravar uma cena do filme e, para tornar o fato ainda mais impressionante, a cena foi gravada em oito takes com o astro pendurado.

Missão Impossível 5

 

Marcelo Paradela, Mau Franco e Leandro Valina dissecaram a filmografia do astro no Queda de Braço #03:  Tom Cruise X Brad Pit.

Luiz Cobra
Um aficionado por cinema, quadrinhos e rock,n,roll

Luiz Cobra publicou 17 posts. Veja outros.

Publicidade